Prefeito inaugura 46ª unidade CATe em Guaianases

Expectativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo é de 600 atendimentos por dia

O prefeito Fernando Haddad inaugurou, na manhã desta quinta-feira (15), a 46ª unidade do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) na cidade de São Paulo. O equipamento está localizado em Guaianases, no extremo leste da capital paulista.

"Em uma hora em que as pessoas estão em busca de oportunidades de trabalho, você ter um CATe na região, em uma área que estava se degradando, é muito importante. E você pode ainda abrir uma empresa. Você pode abrir uma empresa em meia-hora. Entra um desempregado e sai um empregado daqui", afirmou o prefeito Fernando Haddad durante a cerimônia de inauguração, referindo-se à oferta de vagas de emprego e à categoria de Microempreendedor Individual (MEI).

O CATe de Guaianases é um espaço administrado pela Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), que reúne diferentes modalidades de prestação de serviços aos trabalhadores, particularmente os que se relacionam com o Sistema Nacional de Emprego.

No espaço, os cidadãos têm acesso a habilitação do seguro-desemprego, procura de vagas para emprego, orientação profissional por meio de oficinas, formalização ao Microempreendedor Individual, entre outros serviços.

"São 46 unidades do CATe em São Paulo para a população ter acesso a um conjunto importante de serviços. Nós queremos fortalecer a captação de vagas na região de Guaianases, na zona leste. Este é o grande desafio da Secretaria de Trabalho neste momento e diante da atual conjuntura que estamos vivendo do Brasil", afirmou o secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Arthur Henrique.

De acordo com o secretário, a pasta fará uma busca ativa por vagas de emprego em empresas da região, de modo a facilitar o acesso da população local.

Na cidade de São Paulo existem 39 CATes distribuídos por toda a cidade, aos quais se somam outras sete unidades móveis de apoio as regionais. A unidade de Guaianases funciona como projeto piloto desde 21 de junho deste ano. Nesse período, realizou, em média, 430 atendimentos por dia. Com a inauguração oficial, a secretaria tem a expectativa de fazer 600 atendimentos por dia.

O CATe recém-inaugurado está localizado na antiga estação de Guaianases, de propriedade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Um Termo de Permissão de Uso (TPU) possibilita a sua utilização pela Prefeitura. Quem administra essa área é a Subprefeitura de Guaianases, a qual também autorizou a SDTE a implantar o CATe no local, por meio de publicação, no Diário Oficial, de permissão de espaço à SDTE.

Estrada do Lajeado
Durante a visita à região de Guaianases, o prefeito Fernando Haddad passou ainda pela Estrada do Lajeado, que recebeu uma rua adjacente ao Cemitério do Lajeado. "Estamos aqui para celebrar uma primeira etapa importante desta obra. Outras melhorias virão. Toda via pública tem que ter iluminação pública. Nós vamos fazer nessa próxima etapa. O importante é liberar o tráfego para já garantir para as pessoas uma mobilidade melhor", disse o prefeito.

A iluminação pública da via deve ser instalada até agosto. Realizada pela Subprefeitura de Guaianases, a obra foi propiciada por meio de uma emenda parlamentar. A via, que tem cerca de 150 metros de extensão, facilitará a ligação entre os distritos de Lajeado e Guaianases.