Professora do CEFAI Guaianases visita escolas peruanas

No mês de abril a professora Elen Alves de Sousa visitou escolas com propostas bilíngues nas cidades de Lima e Cusco, no Peru

A viagem faz parte do “Programa de Rede de Mobilidade de Docentes”, parceria da Secretaria Municipal da Educação (SME), Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) e do Ministério de Educação e Cultura (MEC), que visa o intercâmbio de professores dos países Iberoamericanos e do Mercosul. Esta ação de excelência promove o reconhecimento e a valorização dos docentes e proporciona interação entre os mesmos, além de favorecer o conhecimento do currículo e das práticas pedagógicas do país visitado.

Entre os dias 17 e 21 de abril foram visitadas as escolas de Huarahuara, Kumuncancha e Andahuaylillas, bilíngues, (quéchua e castelhano), nas quais a proposta é que os alunos concluam o 9º ano fluentes e alfabetizados nos dois idiomas. Todo o processo educativo usa como ponto de partida para o aprendizado a origem e cultura local, fortalecendo assim uma identidade e dedicação à PACHAMAMA (planeta Terra).

Também aconteceu uma visita a uma Associação privada de educação com proposta inclusiva para alunos deficientes chamada Pukllasunchis, na qual o processo ensino-aprendizagem dá-se com ênfase nas habilidades e competências dos alunos.

A professora Elen, atualmente PAAI (Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão), foi contemplada com essa viagem, pois teve seu projeto “Libras (Língua Brasileira de Sinais) e a criança pequena ouvinte”, selecionado em 2014 quando atuava CEU CEI Quinta do Sol.

O projeto foi direcionado a crianças do Mini Grupo II e a uma criança do Mini Grupo I que tem traqueostomia e por isso está impossibilitada de usar a língua oral de forma compreensível. O referido projeto foi desenvolvido objetivando o conhecimento da segunda língua do nosso país (somos um país bilíngue desde 2002 pela Lei 10.436); o estímulo ao respeito à diversidade para inibir preconceitos futuros; a oportunidade de vivências de utilização do alfabeto manual e de sinais básicos em Libras; e a ampliação de vocabulário e meio de comunicação.

Ao voltar para o Brasil, a professora agradeceu: “estou muito agradecida por participar deste Programa e poder, junto aos colegas do meu país, refletir e dialogar a Educação. Foi uma experiência única de partilha de amplo saber/fazer sócio-educativo e cultural”.