Hotsite traz informações sobre a constituição dos Fóruns Regionais de Mulheres da cidade

Estão disponíveis informações sobre como participar das reuniões deliberativas, agenda de plenárias, notícias sobre as atividades realizadas além de galeria de fotos

Já está no ar o hotsite da SMPM "Mulher Participa - Políticas Públicas de gênero na cidade" onde é possível acompanhar toda a programação de constituição dos Fóruns Regionais de Mulheres da cidade de São Paulo. O calendário da segunda fase do projeto, formado por 16 plenárias deliberativas, já está disponível. O hotsite traz informações sobre como participar das reuniões deliberativas, agenda das plenárias, notícias sobre as atividades realizadas além de galeria de fotos.
Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo – SMPM, a cidade está desenvolvendo, este ano, o projeto de constituição dos Fóruns Regionais de Mulheres da cidade de São Paulo.

Esta parceria reitera o compromisso da Prefeitura em implementar políticas públicas a partir da interlocução com as mulheres nas 5 regiões da cidade. Para fortalecer a organização das mulheres, o projeto visa construir um diagnóstico e promover um curso de formação social e política para as mulheres, recuperando a trajetória de participação nas conquistas de políticas públicas (creche, saúde, moradia, transporte, combate a violência etc), e a presença das mulheres em espaços de controle social, poder e decisão.

A SMPM também vem realizando, desde setembro de 2013, uma série de diálogos com a perspectiva de ampliar o canal de interlocução com as demandas históricas das mulheres da cidade. A partir dessas reuniões, será possível dimensionar quais são as demandas de políticas públicas das mulheres, articular e elaborar as relações com o governo local e convencer as mulheres de que esse não é apenas mais um “espaço”, mas o “Espaço” das Mulheres, “para as mulheres”.

Na primeira etapa são realizadas 32 reuniões preparatórias nas 32 subprefeituras da cidade. A segunda fase do projeto será constituída de 16 plenárias deliberativas. Os critérios adotados para a divisão entre as subprefeituras, partindo da região central da cidade, são: limites geográficos e territoriais, articulações políticas entre a as mulheres, dados do IBGE e a elaboração de dois mapas, sendo um por região Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro, formado pela seguinte composição:

1 – Aricanduva / Mooca
2 – Cidade Tiradentes / Guaianases
3 – Ermelino Matarazzo / Penha
4 – Itaquera / São Mateus
5 – Vila Prudente / Sapopemba
6 – São Miguel / Itaim Paulista
7 – Campo Limpo / M’boi Mirim
8 – Capela do Socorro / Parelheiros
9 – Cidade Ademar / Santo Amaro
10 – Jabaquara / Vila Mariana
11 – Casa Verde / Freguesia do Ó
12 – Pirituba / Perus
13 – Santana / Vila Maria
14 – Jaçanã / Tremembé
15 – Butantã / Pinheiros / Lapa
16 – Sé / Ipiranga