Zeladores de Praça de Guaianases já estão na ativa realizando seu trabalho de cuidar do espaço de lazer da região

O evento é resultado de uma ação intersecretarial que reúne importantes programas da Prefeitura de São Paulo

Lançado pela Prefeitura no último dia 22 de outubro, o programa Zeladores de Praça já está a todo vapor na região de Guaianases. Atualmente, a região possui 4 profissionais realizando as mais diversas atividades em prol da manutenção das áreas de lazer do bairro. Ao todo, são 33 zeladores ligados a 12 Subprefeituras da Zona Leste, tudo para continuar garantido o bem estar de toda a população.

Para Regina Célia Gomes Andrade de 62 anos, “é importante participar do programa, pois além da ajuda financeira, poderia contribuir para a melhoria do bairro”. Já para Dalva de Oliveira, 55 anos, “o trabalho servirá não só para melhorar o aspecto da região, mas também, através dele, poderei aumentar meus conhecimentos e continuar trabalhando na área”.

Um pouco mais sobre o programa Zeladores de Praças

Implantado em 2008, o programa Zeladores de Praças tem como objetivo principal aprimorar ainda mais a manutenção das praças da cidade, bem como qualificar os trabalhadores desempregados no ofício de jardineiro.

É focado em pessoas desempregadas com mais de 30 anos pertencentes a famílias de baixa renda, moradoras do entorno das praças e áreas verdes em que a ação acontece. Dessa forma, os aprovados no curso de capacitação podem ficar em atividade no projeto durante 23 meses após o curso, e durante sua permanência recebem outros cursos de capacitação na área de jardinagem/paisagismo.

Além disso, os zeladores eleitos ficam responsáveis por realizar pequenos reparos, manutenção de pisos, mobiliário, vegetação e limpeza da praça da sua região. A seleção e contratação dos profissionais são realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Empreendedorismo, por intermédio do Programa Operação Trabalho (POT). A partir daí os zeladores recebem R$ 572,25 para o trabalho, além de um diploma de Capacitação em Jardinagem com foco em manutenção de praças.

E mais, esta iniciativa é resultado de uma ação intersecretarial que reúne importantes programas da Prefeitura de São Paulo, como o Praças Mais Cuidadas, lançado no mês de outubro pelo prefeito, que prevê a retomada dos serviços de zeladoria em áreas ajardinadas; o Programa Zeladores de Praça que deverão cuidar cotidianamente das áreas ajardinadas, verificando suas condições e fazendo a manutenção necessária; e o Programa Operação Trabalho, que visa capacitar os trabalhadores desempregados, pertencentes a famílias de baixa renda e moradoras do entorno das praças.