Projeto criado pela Subprefeitura de Guaianases promove a valorização do Bairro através de observação da Geodiversidade

Passeio é coisa séria - conhecimento e diversão juntos em um mesmo evento

O projeto Visita Técnica “Sítios Geológicos em Guaianases” é um evento aberto ao público e tem como objetivo principal aumentar ainda mais o interesse e o amor pelo Bairro ao levar ao conhecimento de todos a História Geológica de Guaianases, através da visita a pontos onde as rochas estão expostas e suas características podem ser observadas de perto.

Na última quinta-feira, dia 25 de setembro, este projeto formou sua 10ª turma a custo zero, utilizando somente recursos já disponíveis pela Subprefeitura.
Durante as aulas, os participantes observaram as estruturas nas rochas chamadas de foliações e dobras que são verdadeiras esculturas da Natureza formadas há cerca de 700 milhões de anos atrás, quando os continentes Africano e Sul Americano ainda estavam unidos.

Os mesmos, aprenderam que o Planeta Terra é formado por camadas e que cada uma destas camadas gera rochas diferentes por conta dos diferentes processos que por lá ocorrem. Aprenderam também que uma parte das rochas que formam o bairro, chamada argilito, foi gerada na superfície do nosso Planeta, mas que a maioria das rochas em Guaianases, chamadas granitoide, xisto e filito, foram desenvolvidas por meio de altas temperaturas e pressões que ocorrem a mais de 10 quilômetros de profundidade dentro da camada que se chama Crosta e que os granitoides, apesar de exibirem minerais típicos de uma forte relação com rochas da Crosta, ainda precisam ser muito estudados para saber se a camada que se chama Manto realmente contribuiu com algum tipo desse material para a sua formação.

Lembramos ainda que as Visitas Técnicas para grupos precisam ser previamente agendadas e as vagas são muito limitadas.

Serviço:
Evento: Visita Técnica “Sítios Geológicos em Guaianases”
Horário: das 13h às 17h
Local: Subprefeitura Guaianases

Inscrições e Informações:
Stella Cristina Alves de Souza
através do E-mail: scasouza@prefeitura.sp.gov.br