Conferência em Guaianases reforça a luta em defesa das crianças e adolescentes

Órgãos públicos municipais e da sociedade civil que lutam em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes realizaram a 1ª Conferência Convencional, no CEU Jambeiro, na noite do dia 16 de julho.

Cerca de 250 pessoas compareceram ao Teatro Adolfo Celli para acompanhar os debates. Além do subprefeito de Guaianases, compuseram a mesa dos trabalhos, o vereador Senival Moura, a representante da Delegacia Regional de Educação, Sandra Maria Toledo, a conselheira tutelar Marinalda Conceição Santos, e a supervisora do Centro de Referência de Assistência Social de Guaianases, Eliana Irena do Nascimento.

O tema da conferência enalteceu a construção de diretrizes da política nacional voltada para o segmento. A base de toda a discussão teve como princípio o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que completou 19 anos no último dia 13 de julho. A revista em quadrinhos Descolado, com histórias bem humoradas para facilitar o entendimento do ECA, foi distribuída na pasta do evento.

Durante a conferência, os presentes puderam avaliar a aplicabilidade das propostas da última Conferência Lúdica e Convencional de Guaianases, realizada em 2007. Chegaram à conclusão de que algumas sugestões da época foram implantadas parcialmente, como a Campanha de Conscientização sobre o ECA e a criação de uma Rede em caráter deliberativo envolvendo todos os órgãos ligados ao trabalho com crianças e adolescentes.

Na parte final do encontro foram aprovadas as propostas de 2009 e eleitos os 24 delegados, por segmento, da sociedade civil e dos órgãos públicos. Estes delegados vão representar a região de Guaianases na Conferência Municipal Lúdica e Convencional que será realizada nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2009, no Anhembi.

O subprefeito de Guaianases enalteceu a realização do evento. “É muito importante, hoje e sempre, lutarmos pela elevação da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes, com vistas à construção de um mundo melhor”, concluiu.