PR-CT, Saúde e SMPED conversam sobre mobilidade

Roda de conversa busca soluções para portadores de deficiência

A PR-CT juntamente com a Supervisão Técnica de Saúde e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realizou nesta terça-feira (28/11) a ‘2ª Roda de Conversa da Pessoa com Deficiência da Cidade Tiradentes’ promovendo o diálogo, a igualdade e aproximando a comunidade dos serviços assistenciais do município.

Representantes da SMPED, Flávio Adauto Fenólio (chefe de gabinete), as assessoras Severina Eudoxia da Silva, Carolina dos Santos, e Felipe dos Santos (procurador do município) com o vereador David Soares, deram suporte técnico e acolhimento para solicitações e dúvidas dos presentes como: vagas de emprego, espaços culturais e de lazer com acessibilidades, inclusão e socialização da pessoa portadora de deficiência.

O supervisor técnico de saúde, Wagner Gonçalves agradeceu pelo empenho do prefeito regional Oziel Souza na concretização do segundo encontro como devolutiva do primeiro, que reforça a luta para questões como o rodízio do transporte especial para a realização de exames médicos e tratamentos de saúde, entre outras questões pertinentes. Ainda agradeceu pela solicitação do mapeamento de área de risco em locais com maior número de moradores deficientes físicos, trabalho que reunirá a Defesa Civil e serviços de zeladoria da PR-CT na prevenção contra enchentes. Durante a conversa, Oziel Souza propôs uma caminhada em ritmo de campanha para despertar a atenção e o espírito de colaboração da população, para o universo que envolve a pessoa portadora de deficiência.

Antonia Aurileni, dona de casa e mãe de Luiz Miguel (6) portador de autismo, surpreendeu a todos com sua exposição de brinquedos confeccionados com produtos recicláveis, como dominó e jogos de memória de quarenta peças para deficientes visuais. “Acabei por desenvolver os próprios brinquedos para tentar interagir com meu filho, e percebi que ele reagia ao estímulo, e agora, já fazemos rodas de brincadeiras utilizando todo esse material com crianças do condomínio”. ”Acredito, que hoje estou aqui pelo Luiz Miguel e por tantas outras crianças, que necessitam de um CAPs Infantil na Cidade Tiradentes, essa é a minha reivindicação e a nossa luta”, concluiu.