Vistoria das obras do complexo viário Jurubatuba, ligação do Grajaú ao Centro

11/03/2008 - Capela do Socorro

Vistoria das obras do complexo viário Jurubatuba, ligação do Grajaú ao Centro

11/03/2008 - Capela do Socorro

O prefeito de São Paulo vistoriou nesta segunda-feira, 10, as obras do complexo viário Jurubatuba, na região da Capela do Socorro. O conjunto de duas pontes, quando concluído, nos próximos meses, vai ligar o Grajaú ao Centro de São Paulo, pelas avenidas Gregório Bezerra, Nossa Senhora do Sabará, Miguel Yunes e Interlagos. A obra foi executada sobre o córrego Jurubatuba. Os moradores não precisarão mais fazer desvios para chegar à região central. Cerca de 80% das obras da nova ponte já foram executadas. A inspeção verificou o andamento da concretagem do último lance da ponte. Os serviços vão custar R$ 140 milhões.

 

As obras estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras. Também foi feita a canalização do córrego Olaria, e construída praticamente toda a nova avenida IV Centenário.

 

A segunda ponte tem 230 metros, vão central de 100 metros e largura de 14 metros com calçadas de 2,5 metros, protegidas por defensas de concreto e servidas por 12 luminárias. Absorverá veículos no sentido Cidade Dutra/Santo Amaro, ou bairro/Centro. A ponte levará 9.550 toneladas de concreto.

 

Além da segunda ponte, faltam concluir 250 metros da avenida IV Centenário, que tem 1.200 metros, duas pistas e duas faixas de rolamento em cada sentido. Para a sua construção foram removidas 192 famílias. Outra canalização, a do córrego IV Centenário, está pronta e tem mais de 800 metros. A nova avenida irá melhorar o acesso ao bairro de Cidade Dutra e do Grajaú à nova ponte Vitorino Goulart, e será a via de acesso para a segunda ponte.

 

Em 2007, a Prefeitura liberou ao trânsito o segundo trecho da avenida Miguel Yunes, que pertence ao complexo viário Jurubatuba. Existem mais de 3,5 quilômetros de novas vias, acessos, pontes, canalizações e pontilhões. A avenida aberta desde julho passado possui 2,4 quilômetros duplicados, com duas pistas de 10,5 metros de largura cada, distribuídas em três faixas no sentido centro/bairro e quatro faixas em sentido oposto. Possui 96 luminárias, canteiro central, sinalização de chão, semáforos e trevos por onde circulam cerca de 4 mil veículos por hora no horário de pico, entre os bairros de Cidade Dutra, Grajaú, Pedreira, Campo Grande, Cidade Adhemar, Santo Amaro e Eldorado, melhorando o acesso às avenidas Nações Unidas, Robert Kennedy, Nossa Senhora do Sabará e marginal Pinheiros. No período foram entregues 360 metros de canalização do córrego Olaria, que fica entre os bairros da Pedreira e o córrego Jurubatuba.

 

Em setembro de 2006, a administração municipal já havia entregado parte da avenida Miguel Yunes, utilizada nos dois sentidos até o trevo de acesso à nova ponte Vitorino Goulart. A pista tem 700 metros e completou o acesso à avenida Nossa Senhora do Sabará, finalizando a duplicação da avenida Miguel Yunes.

 


Histórico

 

A avenida Miguel Yunes tinha apenas uma pista, com duas faixas de rolamento (uma por sentido), que eram utilizadas por caminhões de lixo em direção ao antigo aterro de Santo Amaro. A via estava praticamente sem asfalto, sem iluminação e sinalização. Quando o aterro de Santo Amaro foi desativado começaram os estudos de urbanização da área.

 

As pontes existentes não atendiam mais ao número de veículos, formando grandes congestionamentos nas avenidas Interlagos, Nações Unidas e Nossa Senhora do Sabará. São mais de 7 mil veículos por hora no horário de pico. 600 mil pessoas moram na região. A ponte do Socorro, por onde circulam cerca de 8 mil veículos/hora no horário de pico, também permanecia congestionada.

 

As obras do complexo viário Jurubatuba foram iniciadas e em seguida suspensas, em 2004. Em agosto de 2005, a atual administração municipal retomou os serviços com o objetivo de construir duas pontes sobre o córrego Jurubatuba, os acessos entre os bairros, a duplicação da avenida Miguel Yunes, a recuperação e a construção dos pontilhões, a canalização de trechos dos córregos Olaria e IV Centenário, além de uma nova avenida, na região de Cidade Dutra, que dará acesso à nova estação de trens da CPTM, a Estação Autódromo.

 

Em setembro de 2006 foi inaugurada a primeira etapa das obras, diminuindo o número de veículos na avenida Interlagos. Na ocasião foram liberados ao trânsito uma pista da avenida Miguel Yunes e trechos da segunda pista, o trevo de acesso e a nova ponte Vitorino Goulart, bem como os ramos de acesso ao bairro. A ponte passou a ser utilizada nos dois sentidos por cerca de 2 mil veículos. Já foram plantadas mais de 1 mil árvores no local, como forma de compensação ambiental às obras.

 

 



(Texto: Assessoria de Imprensa - SECOM)