complexo viário Jurubatuba: Festa de Entrega final das obras é no dia 08 de maio

17/04/2008 - Capela do Socorro

complexo viário Jurubatuba: Festa de Entrega final das obras é no dia 08 de maio

17/04/2008 - Capela do Socorro

No próximo dia 08 de maio a partir das 10h30 da manhã todos os moradores da região estão convidados para uma grande festa organizada por várias organizações sociais e associações de bairro para comemorar a entrega oficial das obras do Complexo Viário Jurubatuba, pela prefeitura de São Paulo. Retomada no agosto de 2005, já foram entregues três fases desta importante obra: a primeira ponte, a avenida Miguel Yunes e a construção de uma nova avenida com pista dupla ligando as novas pontes à avenida Justino Nigro. Nesta última fase será entregue a segunda ponte e os acessos definitivos ligando o bairro do Jd. IV Centenário às vias no novo complexo viário.

Com a entrega das obras os moradores não precisarão mais fazer desvios para chegar à região central. Além das obras viárias foram canalizados trechos importantes do córrego Jurubatuba e também do córrego Olaria.

A segunda ponte tem 230 metros, vão central de 100 metros e largura de 14 metros com calçadas de 2,5 metros, protegidas por defensas de concreto e servidas por 12 luminárias. Absorverá veículos no sentido Cidade Dutra/Santo Amaro, ou bairro/Centro. 9.550 toneladas de concreto foram utilizadas na nova ponte.

São mais de 3,5 quilômetros de novas vias, acessos, pontes, canalizações de córregos e pontilhões. O novo complexo receberá 4 mil veículos por hora no horário de pico, entre os bairros de Cidade Dutra, Grajaú, Pedreira, Campo Grande, Cidade Adhemar, Santo Amaro e Eldorado, melhorando o acesso às avenidas João Goulart, Lourenço Cabreira, Belmira Marin, Jequirituba, Nações Unidas, Robert Kennedy, Nossa Senhora do Sabará e marginal Pinheiros.

 

Histórico

A avenida Miguel Yunes tinha apenas uma pista, com duas faixas de rolamento (uma por sentido), que eram utilizadas por caminhões de lixo em direção ao antigo aterro de Santo Amaro. A via estava praticamente sem asfalto, sem iluminação e sinalização. Quando o aterro de Santo Amaro foi desativado começaram os estudos de urbanização da área.

As pontes existentes não atendiam mais ao número de veículos, formando grandes congestionamentos nas avenidas Interlagos, Nações Unidas e Nossa Senhora do Sabará. São mais de sete mil veículos por hora no horário de pico. 600 mil pessoas moram na região. A ponte do Socorro, por onde circulam cerca de oito mil veículos/hora no horário de pico, também permanecia congestionada.

As obras do complexo viário Jurubatuba foram iniciadas e em seguida suspensas, em 2004. Em agosto de 2005, a atual administração municipal retomou os serviços com o objetivo de construir duas pontes sobre o córrego Jurubatuba, os acessos entre os bairros, a duplicação da avenida Miguel Yunes, a recuperação e a construção dos pontilhões, a canalização de trechos dos córregos Olaria e IV Centenário, além de uma nova avenida, na região de Cidade Dutra, que dará acesso à nova estação de trens da CPTM, a Estação Autódromo.

Em setembro de 2006 foi inaugurada a primeira etapa das obras, diminuindo o número de veículos na avenida Interlagos. Na ocasião foram liberados ao trânsito uma pista da avenida Miguel Yunes e trechos da segunda pista, o trevo de acesso e a nova ponte Vitorino Goulart, bem como os ramos de acesso ao bairro. A ponte passou a ser utilizada nos dois sentidos por cerca de 2 mil veículos. Já foram plantadas mais de mil árvores no local, como forma de compensação ambiental às obras.