Subprefeito vai à FIESP expor Operação Defesa da Águas

Subprefeito da Capela do Socorro foi convidado pela FIESP para esclarecer as ações da Operação Defesa das Águas às margens da Represa Guarapiranga.

Subprefeito vai à FIESP expor Operação Defesa da Águas

18/04/2008 - Capela do Socorro

Subprefeito da Capela do Socorro foi convidado pela FIESP para esclarecer as ações da Operação Defesa das Águas às margens da Represa Guarapiranga.

 

No último dia 14, o subprefeito da Capela do Socorro, Valdir Ferreira foi recebido por uma comissão de diretores na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – DEPAR I), a convite da Dir. do Comitê de Responsabilidade Social Cristina Kirsner, para uma rápida explanação sobre as ações da Operação Defesa das Águas.

 

Tema de polêmica entre ONGs de preservação da Natureza e Movimentos ligados à habitação (dos sem moradia), a operação completou 1 ano em março e já adquiriu resultados significativos para as regiões dos mananciais Billings, Guarapiranga, Cantareira e Várzea do Rio Tietê.

 

Parceria entre diversas secretarias da Prefeitura e do Governo do Estado, a operação tem como finalidade impedir novas invasões e depredações dos mananciais que abastece a cidade.

 

O intuito deste encontro foi marcado pela repercussão da demolição de 2.600 metros lineares de muros que serão substituídos por gradis para o acesso visual da orla da represa Guarapiranga na Av. Robert Kennedy.

 

Desde que foi lançada, na zona sul a operação já gerou inúmeras reuniões com associações, líderes comunitários, comerciantes, diretores de escolas estaduais e municipais, empresários, ONGs e sociedade civil; e dentre as medidas anunciadas trouxe um novo panorama para região.

 

O subprefeito descreveu as medidas já tomadas pela operação; a criação de 7 parques e 1 praia, desfazimentos de novas construções evitando o adensamento, criação de GCMs Ambientais, criação da Delegacia Ambiental anexa ao 48º DP com 06 prisões efetuadas de loteadores clandestinos, construção de calçadas permeáveis, troca de muros por gradis na orla da represa, mutirão de limpeza na orla e dentro da Represa efetuada pela SABESP, criação do programa córrego limpo que está despoluindo vários córregos na região, plantio de árvores, demolição de construções comerciais que estavam irregulares, a implantação do Projeto Revelar que ensina mais de 600 crianças a prática de esportes náuticos na Represa e vários projetos em andamento de otimização dos espaços existentes em áreas de lazer, fomentando a melhora do comércio local, criando opções turísticas sustentáveis e viabilizando eventos náuticos.

 

Ainda no mês de março, diz Ferreira, a Represa Guarapiranga sediou dois eventos esportivos neste verão, a “Arena Guarapiranga”, com o jogo futebol e vôlei de praia dos medalhistas Ricardo e Emanuel, Marcelo Negrão e Xuxo e também o “Guarapiranga Radical” com competições de wakeboard, Jet Ski, Rafting e Rally Náutico.

 

Diante das informações, o Dir. José Roberto Novaes fará uma visita na região da Capela do Socorro com empresários e investidores colocando a FIESP à disposição para participar desta grande transformação na região da zona sul.