Pratos sem carne e com aproveitamento integral dos alimentos vencem o Concurso Culinário Sabores da Rede Cozinha Escola

Evento fez parte do 1º Encontro Municipal do Programa Rede Cozinha Escola

As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) Associação Mover Helipa e Instituto Brasileiro de Alianças Socioambiental Cultural (IBRASAC) foram os vencedores do primeiro Concurso Culinário “Sabores da Rede Cozinha Escola”, nas categorias Aproveitamento Integral e Segunda Sem Carne, respectivamente. O concurso foi promovido pela Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento (SESANA), vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e contou com a participação de 45 cozinheiros.

A Associação Mover Helipa, fundada por lideranças da Favela Heliópolis e localizada nas proximidades da Estação Terminal Sacomã, já distribuía refeições e mantinha uma escola de culinária antes de aderir ao Rede Cozinha Escola, programa da Prefeitura de São Paulo. A Associação está entre as 65 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) - 55 já em atividade e outras dez em fase de implantação - que participam do programa, o qual distribui diariamente cerca de 24 mil refeições para pessoas em situação de insegurança alimentar.

A Mover Helipa foi vencedora na categoria Aproveitamento Integral, com o prato arroz cremoso, com canelone de abóbora e molho cítrico de iogurte. Foi criado pelo mestre culinário John Harlen Aparecido Silva, 40 anos, ex-dependente químico que foi resgatado das ruas pela Associação.

Antes de se envolver com drogas, John foi chefe de cozinha em restaurantes e professor de gastronomia em faculdade de culinária e hoje repassa o seu conhecimento para os alunos da Escola de Culinária da Mover Helipa. “O que mais me orgulha é mostrar que na periferia se faz comida de qualidade. Esse prato que apresentamos é composto por cascas, sementes e ingredientes que normalmente não são utilizados", conta.

Com ingredientes que foram mantidos em segredo e revelados somente no último dia de concurso, o prato ainda não fazia parte do cardápio oferecido na Associação. A Escola de Culinária da Mover Helipa já formou mais de 800 alunos em 16 anos de existência, segundo o seu diretor Renato Varjão. Em média, pelo Rede Cozinha Escola, são servidas 600 refeições diárias.

Segunda Sem Carne

O Instituto Brasileiro de Alianças Socioambiental Cultural (IBRASAC) foi vencedor do concurso na categoria “Segunda sem carne”, que também dá nome ao cardápio das segundas-feiras do Rede Cozinha Escola, para promover refeições saudáveis e preservar a vida animal.

“As meninas não queriam participar por medo”, confessa a fundadora e presidente da IBRASAC, Gláucia Máximo dos Santos. “Tive que dizer que a participação era obrigatória”.

A IBRASAC chegou à final do concurso culinário com o prato chamado de Ibracon, que foi inspirado no Patacon, prato de origem venezuelana que tem a banana da terra como componente principal. O prato também leva requeijão, alface, queijo prato e proteína de soja e foi servido acompanhado de uma bebida também de origem venezuelana, o Papelon con limon, aqui batizado de Guaracon; por levar rapadura, limão e maracujá, na sua receita.

A OSC atua há 13 anos na região do Bairro do Limão, na zona Norte, e há apenas três meses participa da Rede Cozinha Escola. Conta com 20 colaboradores e uma das mulheres que trabalha na cozinha, a venezuelana Arimetiza Naomi Graterol, deu a ideia do prato vencedor do concurso. A OSC serve diariamente de 480 a 550 refeições, principalmente para moradores de três comunidades vizinhas.

Troca de experiências

O Concurso Culinário “Sabores da Rede Cozinha Escola” foi realizado durante o 1º Encontro Municipal do Programa Rede Cozinha Escola, da Prefeitura de São Paulo, entre os dias 21 e 22 de março, para troca de experiência entre as 65 Organizações da Sociedade Civil (OSC) credenciadas.

Os participantes acompanharam palestras no último dia 21 sobre a importância da capacitação de Organizações da Sociedade Civil para a conquista de patrocínios e editais; conscientização sobre a coleta e destinação correta para o óleo de cozinha. Também aprenderam um pouco sobre a história da fome no Brasil e no mundo e as ações para combatê-la; receberam mais informações sobre a campanha internacional Segunda Sem Carne e a respeito do projeto Sustentarea, desenvolvido na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, sobre alimentação sustentável e saúde.

No período da tarde, diversos workshops e rodas de conversa foram realizados sobre diversos assuntos como práticas sustentáveis, comunicação, prestação de contas, educação alimentar, mulheres em espaços de liderança, horta, estoque e insegurança alimentar, entre outros.

Receitas vencedoras

Canelone de Abobrinha

Ingredientes: 2 abobrinhas grandes, 1 cenoura média, 1 batata grande, 1 cebola pequena, 2 dentes de alho, ½ xícara de creme de leite, sal e pimenta a gosto, queijo ralado a gosto, azeite de oliva e folhas de manjericão fresco.

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180ºC; lave e corte as abobrinhas em fatias finas no sentido do comprimento formando tiras que serão usadas para fazer os canelones; descasque e corte a cenoura, a batata, a cebola e o alho em pedaços pequenos; cozinhe os legumes em água fervente até que fiquem macios; escorra os legumes e amasse-os bem com um garfo ou passe por um espremedor de batatas; adicione o creme de leite aos legumes amassados e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem; espalhe um pouco do purê de legumes em cada tira de abobrinhas e enrole-as firmemente, formando os canelones; coloque os canelones recheados em um refratário untado com azeite; regue os canelones com um fio de azeite, polvilhe queijo ralado por cima e leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e dourado; retire do forno, salpique folhas de manjericão fresco por cima e sirva quente.

Molho cítrico de iogurte com azeite de ervas

Ingredientes: 1 xícara de iogurte natural; suco de 1 limão; 1 colher de sopa de azeite de oliva; 2 colheres de sopa de azeite de ervas (ervas frescas picadas misturadas com azeite); 1 dente de alho picado; sal e pimenta a gosto; raspas de limão (opcional).

Modo de Preparo: em uma tigela, misture o iogurte, o suco de limão, o azeite de oliva, o azeite de ervas, o alho picado, o sal e a pimenta; misture bem todos os ingredientes até obter um molho cremoso e homogêneo; prove e ajuste o tempero, se necessário; se desejar, adicione raspas de limão por cima para decorar e dar mais sabor ao molho; sirva o molho cítrico de yogurt com azeite de ervas como acompanhamento para saladas, legumes grelhados, peixes ou outras preparações de sua preferência.

Ibracon

Ingredientes: 2 bananas da terra verde; 200 gramas de requeijão cremoso; 2 folhas de alface pequenas; 6 rodelas de tomate; 150 gramas de proteína de soja; 100 gramas de queijo prato ralado; 100 gramas de cebola picada; 50 gramas de pimentão amarelo; 50 gramas de pimentão vermelho; 60 gramas de alho poro; 50 gramas de cebolinha verde; 2 cabeça de alho picada; 2 limões médios; sal (pitada e adaptar próprio gosto); 20 gramas de orégano; 10 gramas de páprica doce em pó ; 10 gramas de Cury em pó; 10 gramas de cominho em pó (opcional).

Modo de preparo: Descascar a banana verde colocar para fritar inteira em óleo a 160 graus até dourar, retirar a banana e em uma bancada amassar a banana de maneira uniforme e levar novamente para fritar, com o óleo a 180 graus, deixar até dourar até ficar crocante.
Para preparar a proteína de soja, primeiro coloque para hidratar em água quente com 1 limão espremido e deixar por aproximadamente 10 minutos. Depois, retire da água e lave toda a soja até a água ficar bem clara, retirando então todo resíduo de cor que solta da soja. Em seguida; seque a soja de maneira que ela fique totalmente seca e sem ficar pingando água. Feito isso, pegar uma panela e levar ao fogo médio. Coloque 1 fio de azeite, acrescente as cebolas, o alho, os pimentões vermelhos e amarelo, alho poro e a cebolinha verde; mexa tudo e refogue bem, e em seguida, acrescente a soja e coloque orégano, curry, cominho, páprica e uma pitada de sal. Mexa todos os ingredientes com a soja e neste momento acrescente mais meio limão espremido, refogue bem até a soja ficar bem hidratada e com os temperos bem misturados.

Como montar: Em um recipiente, primeiro coloque as bananas fritas e passe requeijão nas duas bananas de maneira a ficar bem suculenta. Coloque 1 banana com requeijão como base para começar a montar seu IBRACON. Em cima da banana com requeijão coloque as folhas de alface. Espalhe bem as rodelas de tomate por cima da alface e coloque a soja temperada. Coloque o queijo prato ralado e depois cubra com a outra banana frita.
Rendimento para uma pessoa.

Guarapon com limão

Ingredientes: 500 gramas de rapadura; 6 limões médios espremidos; 4 maracujás médios; 2 litros de água gelada.

Modo de preparo: Cortar bem a rapadura, triturar o máximo possível e colocar de molho em um recipiente, cobrir a rapadura com água por inteiro e deixar de molho, de um dia para o outro, até ela dissolver totalmente. Pegar a água diluída com a rapadura e coar. Acrescente água gelada aos poucos e o suco dos limões de maneira a que todos os ingredientes estejam bem misturados e a bebida não fique, nem muito rala, mas também não muito concentrada. O resultado será uma bebida de sabor refrescante e agradável.