Capital adquire 66 mil vacinas contra catapora

Primeiro lote de 22 mil doses foi distribuído às unidades nesta sexta-feira (19) e começa a ser utilizado a partir de segunda-feira para vacinar crianças de 15 meses de idade matriculadas nas UBSs

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), adquiriu 66 mil doses da vacina contra a varicela, popularmente conhecida como catapora, e disponibilizará a imunização a partir de segunda (22) para as crianças de 15 meses de idade, cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

O primeiro lote, com 22 mil doses, chegou nesta quinta-feira (18) e começou a ser distribuído ontem (19) a todas as UBSs e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas da capital.

A compra foi feita após o imunizante deixar de ser encaminhado pelo Ministério da Saúde (MS). Em dezembro de 2023, com o estoque crítico, a pasta recebeu o quantitativo de 10 mil doses da vacina contra a varicela isolada do Programa Estadual de Imunizações (PEI), o que permitiu manter a vacinação com o imunizante contra a varicela por um curto período.

”Fizemos a aquisição direta dessas vacinas para assegurar a imunização das crianças contra a catapora. Nossa missão é proteger a população das doenças imunopreveníveis”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Os cidadãos podem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência na plataforma Busca Saúde, disponível no link: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.