São Paulo ganha 1º Centro de Referência em Segurança Alimentar

Área de 430m² no Butantã reúne biblioteca, cozinha-escola, horta e telecentro

Com um investimento de R$ 353 mil o primeiro Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) da cidade está em funcionamento, desde o último dia 7, no Butantã. Em uma área de 430m² inserida no parque Raposo Tavares, o equipamento reúne biblioteca, sala de vídeo, cozinha-escola, horta e telecentro. O CRSANS promove, também, oficinas, debates sobre alimentação e atividades educativas de conscientização ambiental.
  

Alimentação saudável


O objetivo é incentivar a manipulação e o consumo adequado dos alimentos, valorizando o significado cultural e social das refeições. As ações ocorrem com a participação da comunidade e de entidades locais. Já estão em desenvolvimento oficinas de aproveitamento integral dos alimentos, cursos sobre cultivo de hortaliças, atividades de conscientização ambiental, atrações culturais e esportivas. A idéia é que os conceitos e as técnicas relacionados ao cultivo de alimentos saudáveis e de nutrição sejam multiplicados pelos próprios moradores da região.

O conceito de segurança alimentar e nutricional é a realização do direito ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. Alimentação deve ser uma atividade social, econômica e ambientalmente sustentável.