Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência realiza live para abrir cursos sobre o Transtorno do Espectro Autista

A transmissão da aula magna acontece na quinta-feira (14) com o objetivo de apresentar o tema e falar desse projeto de formação que faz parte do Programa de Metas da Prefeitura.

A inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) começa com informação. Por isso, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) vai oferecer cursos de extensão universitária para 600 servidores municipais das secretariais de Assistência e Desenvolvimento Social, de Educação e da Saúde.

Os cursos foram desenvolvidos em parceria com a Unesp e têm o objetivo de formar os alunos para atuar no atendimento especializado da pessoa com TEA. Após a capacitação, os servidores poderão criar estratégias de atendimento de acordo com as necessidades específicas desse público, e de seus familiares, e assim prestar um serviço mais qualificado.
Serão 3 formações distintas, no próximo dia 15 de outubro começam as aulas online para as turmas das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação. Nesta primeira etapa, 400 vagas foram disponibilizadas.

O curso destinado aos professores municipais da educação infantil deve durar 4 meses e a carga horária é de cerca de 200 horas. Já a capacitação para os assistentes sociais da rede municipal deve durar 4 semanas, com carga horária de 40 horas.

No dia 03 de novembro, se iniciam as aulas de 200 profissionais da saúde. O primeiro módulo, de 30 horas, é destinado a 200 profissionais que atuam na rede CER (Centro Especializado em Reabilitação), dentre eles: fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, médicos e terapeutas ocupacionais. O segundo módulo, que tem a mesma carga horária, é destinado apenas para os terapeutas ocupacionais.

Todos os cursos são na modalidade EAD com aulas ao vivo e gravadas.

Para celebrar essa importante iniciativa a aula de abertura é aberta ao público e será transmitida ao vivo pelas redes sociais da SMPED.

A live começa às 19h00 do dia 14 de outubro e vai contar com uma palestra do Prof. Dr. Erasmo Barbante Casella (do Instituto da Criança do HCFMUSP) que tem experiência em Distúrbios do Aprendizado, Déficit de Atenção, Transtornos do Espectro Autista, entre outros assuntos.

Os cursos fazem parte da Iniciativa B da Meta 21 do Programa de Metas 21-24: Capacitar e atualizar 500 profissionais sobre a temática do autismo.

Serviço da Live:
Data: 14 de outubro, quinta-feira
Horário: 19h
Local: online Facebook: smpedsp Youtube: inclusaosp