SMPED entrega Selo de Acessibilidade Digital para Empresa do Interior Paulista

Cerimônia virtual foi realizada nesta quarta-feira, 10, pelo Facebook da SMPED

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) concedeu nesta quarta-feira, 10, o Selo de Acessibilidade Digital para a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Franca. A iniciativa que aconteceu virtualmente devido a pandemia, contou com a validação da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA).  O Selo tem como objetivo certificar sítios e portais eletrônicos que cumprem com os critérios de acessibilidade estabelecidos nacional e internacionalmente. Lembrando que a acessibilidade digital apresenta diversos benefícios para as pessoas com deficiência, garantindo informações e acesso a todos serviços públicos e privados e aos produtos existentes na sociedade.

Participaram da entrega virtual Marinalva Cruz, secretária adjunta da Pessoa com Deficiência de São Paulo; Edilson Flausino, coordenador de Acessibilidade e Desenho Universal, e os representantes da Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca, Anselmo Diniz, advogado; e Milena Cristina Goulart Bernardino, presidente.
 
"Sempre foi importante a acessibilidade digital, mas durante a pandemia, percebemos o quanto isso é imprescindível para que as pessoas tenham acesso às informações. É importante ter em mente, que quando um site é acessível, ele é bom para todos!" destacou a secretária adjunta da SMPED, Marinalva Cruz.
 
Durante a entrega do documento, o coordenador de Acessibilidade e Desenho Universal Edilson Flausino, apresentou o Selo de Acessibilidade Digital e todo processo de certificação do site da EMEDF. Flausino ainda falou sobre os selos concedidos e como as pessoas podem solicitar o documento, além de serviços complementares, como a Central de Intermediação em Libras (CIL) e o Hand Talk, avatar que traduz para Libras os textos e serviços publicados para pessoas com deficiência auditiva e surdas.
 
"Nós não tínhamos esses recursos no nosso site, até que chegamos na SMPED, referência neste trabalho. Não estamos comemorando só por ter o Selo, mas sim o conteúdo que está todo aberto e dísponivel para todas as pessoas, garantindo transparência e inforamação para quem precisa. Quando adotamos essas práticas, acabamos exercitando mais a empatia, se colocando no lugar do outro" ressaltou Anselmo Diniz, advogado da EMEDF.
 
"É muito gratificante ser a primeira empresa, tanto na parte privada como pública, a receber o Selo em Franca. Que isso possa abrir portas para empresas e universidades" finalizou Milena Cristina Goulart Bernardino, presidente da Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca.
 

Como conseguir o selo

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) são os responsáveis por avaliar se as páginas submetidas estão de acordo com os critérios e procedimentos estabelecidos na Portaria SMPED-GAB nº 28/2019 e pelo Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG). O site que atender a 95% dos critérios básicos já tem condições de se aplicar para conseguir o Selo.

Confira o passo a passo: http://bit.ly/SeloAcessibilidadeDigital.

print da tela da transmissão pelo Facebook do evento, os seis participantes citados na matéria posicionados.

Secretária adjunta Marinalva Cruz sentada em frente ao computador durante a transmissão. Ela usa red fone.

Secretária adjunta Marinalva Cruz sentada em frente ao computador durante a transmissão. Ela usa red fone.

Home do site da EMDEF.