Mais de duas mil pessoas participaram da terceira edição do Inclui Sampa nos Bairros

Secretaria Municipal promoveu, no último sábado, 11, mutirão com serviços de saúde, emprego, desenvolvimento social e direitos humanos, entre outras ações para pessoas com deficiência.

Foram mais de duas mil pessoas que participaram da terceira edição do "Inclui Sampa nos Bairros - Pessoa com Deficiência”, no último sábado, no CEU Jardim Paulistano, zona norte da capital. O objetivo do evento, que terá sua próxima edição no mês de maio, na região Sudoeste, é proporcionar, de forma prática e rápida, serviços e orientações para os habitantes da região escolhida com foco na inclusão da população com deficiência.

O mutirão é realizado em parceria com as demais secretarias municipais. Dentre elas, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), que levou o Cate Móvel com vagas de emprego para pessoas com deficiência (foram 80 vagas disponibilizadas), e a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana e SPTrans - São Paulo Transporte, que ofereceu orientações sobre o Bilhete Único Especial, além da credencial Defis e Isenção de Rodízio para pessoas com deficiência.

Já a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) disponibilizou os serviços de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (como muletas, bengalas e andadores), por meio da Paraoficina Móvel. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) também esteve presente para inserção e atualização do CADÚnico, além de outros parceiros que ofereceram corte de cabelo e exame oftalmológico.

O prefeito Ricardo Nunes, que esteve presente na abertura, ao lado da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, da secretária-adjunta da SMPED, Dika Vidal, e demais autoridades convidadas, destacou a importância e a qualidade dos atendimentos: "Trata-se de uma ação importante, que inclui serviços da SPTrans como o vale transporte, vagas de emprego do Cate, serviços de vacinação e da CET. Aqui, a população pode tirar seu RG e também há brinquedos e esportes. Tudo em um mesmo local para atender as pessoas com deficiência com carinho e agilidade", destacou.

O "Inclui Sampa nos Bairros" se tornou uma iniciativa permanente desde a realização da primeira experiência, no CEU Capão Redondo, em 2022. Para a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, trata-se de uma atividade diferenciada, durante a qual, em um único dia, tanto pais e responsáveis por crianças com deficiência quanto as demais pessoas desta população conseguem ser atendidas em vários serviços.

"Dentro de dois meses estaremos promovendo esta ação novamente. Este é um trabalho muito importante da Prefeitura de São Paulo", enfatizou.

O Inclui Sampa deste sábado chamou a atenção de Raquel, que levou a sua cadeira de rodas para manutenção: “Esse serviço é muito importante para muitas pessoas que não possuem condições de pagar para fazer essa manutenção da cadeira”.

A Polícia Civil do Estado de São Paulo ofereceu solicitação e emissão da primeira via do RG, serviço que beneficiou Catarina e sua filha com deficiência: “Normalmente, quando tenho que tirar um documento com ela, leva muito tempo. Hoje, vou conseguir inserir, em um único documento do RG dela, o CID do Autismo, o número do cartão do SUS e várias outras informações”.

Outros serviços também estiveram disponíveis durante o evento, como a vacina da COVID e da Influenza, disponibilizada pela Secretaria Municipal da Saúde. O público aproveitou, ainda, as apresentações culturais, com o espetáculo “Contos de Brincar” do grupo êBA!.

Confira todos as fotos: Crédito Fábio Nunes