SMPED realiza neste sábado mais um mutirão de serviços públicos para pessoas com deficiência

Mais de duas mil pessoas participaram da segunda edição do Inclui Sampa nos Bairros no CEU Aricanduva

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realizou neste sábado, 19 de novembro, na zona leste da cidade, mais uma edição do ‘Inclui Sampa nos Bairros’. A iniciativa, que aconteceu no CEU Aricanduva, disponibiliza para a população com deficiência diversos serviços públicos nas áreas da saúde, assistência social, habitação, trabalho e outras.

O Inclui Sampa nos Bairros se tornou uma ação permanente desde a realização da primeira experiência no CEU Capão Redondo, na zona sul, no mês de setembro. A cada nova edição, o projeto atende a uma região da cidade.

O mutirão é realizado em parceria com as demais secretarias municipais. Dentre elas, participaram desta segunda edição: a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com, entre outros serviço, vacinação, testagem em DST, orientação e distribuição de materiais; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), que levou o Cate Móvel com vagas de emprego para pessoas com deficiência e o Ade Sampa; a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana e SPTrans - São Paulo Transporte ofereceu orientações sobre o Bilhete Único Especial, além da credencial Defis e Isenção de Rodízio para pessoas com deficiência; a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) participou com a Unidade Móvel de Cidadania LGBTI e as Coordenações de Promoção e Igualdade Racial, Políticas para Mulheres e Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente; Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) com atendimentos relacionados ao Cadúnico; A Secretaria Municipal de Educação (SME) também esteve presente, para apresentar os serviços de Educação Especial, assim como a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB).

Já a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) fez atendimentos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (como muletas, bengalas e andadores) através da Paraoficina Móvel, além de lançar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA, que começou a ser emitida, de forma digital, hoje através do Portal SP156. Para celebrar o lançamento, 10 mães da zona leste, que têm filhos com autismo, receberam a carteirinha representando a comunidade com TEA da cidade e que agora vai se beneficiar desse novo documento.

Além dos serviços gratuitos disponibilizados, o público também teve acesso a apresentações culturais e esportivas, estas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).
E parceiros que oferecem emissão do documento de identidade (Polícia Civil do Estado de São Paulo), corte de cabelo gratuito (Instituto Fios de Ouro), exames oftalmológicos (Instituto Akhanda) e projeto Cadê Você, do Instituto Mara Gabrilli.
Acesse a lista completa de todos os serviços disponíveis na ação no seguinte link:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/noticias/?p=337517.

Durante o evento, o CEU Aricanduva e o Parque Municipal Nair Bello, também na região leste, receberam da SMPED, por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), o Selo de Acessibilidade Arquitetônica. A certificação valida que o espaço está apto ao uso de pessoas com deficiência e seu objetivo é estimular a acessibilidade em projetos e ambientes arquitetônicos, seguindo as normas técnicas de acessibilidade e desenho universal. Os selos foram entregues para o secretário municipal de educação, Fernando Padula e secretário adjunto municipal do Verde e Meio Ambiente, Carlos Vasconsellos, respectivamente, pelas mãos do prefeito Ricardo Nunes e da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.

A solenidade do evento ainda reuniu outros secretários municipais, vereadores, subprefeitos e demais autoridades do município.

Na cerimônia de abertura, a secretária da SMPED, agradeceu a participação do público e de todas as secretarias envolvidas na ação e aproveitou para antecipar o calendário de celebrações previsto para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. “No dia 02 de dezembro, teremos uma grande festa no Centro Paraolímpico Brasileiro. Durante a Copa do Mundo, as pessoas se reúnem para ver os jogos, por isso pensamos em criar uma ‘Fan Fest’ para pessoas com deficiência. Vamos assistir ao jogo do Brasil juntos, teremos depoimentos de ex-jogadores da seleção brasileira e para fechar, um show com a banda Jota Quest. Todas as pessoas com deficiência da cidade estão convidadas a participar”, disse Silvia Grecco.

O prefeito Ricardo Nunes também comemorou o sucesso dessa segunda edição do Inclui Sampa nos Bairros. A estimativa é que mais de duas mil pessoas tenham passado pelo evento nesse sábado. “Hoje temos mais público do que na primeira edição o que demostra a importância e o sucesso dessa iniciativa. Estamos muito orgulhosos por esse trabalho, queremos levar o projeto para todos os CEUs da cidade para que mais gente possa participar e ser incluída”, falou o prefeito de São Paulo.

O objetivo do Inclui Sampa nos Bairros é proporcionar, de forma prática e rápida, serviços e orientações para os habitantes da região escolhida com foco na inclusão da população com deficiência.

Sobre a CIPTEA

A cidade de São Paulo acaba de regulamentar a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA. O novo serviço atende a uma demanda da população paulistana. O documento passou a ser emitido gratuitamente pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), neste dia 19 de novembro, através do Portal SP156 e nos postos de atendimento presencial do serviço Descomplica SP.

A CIPTEA tem como objetivo conferir a identificação da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e facilitar a sua a atenção integral e prioritária no atendimento a serviços públicos e privados. Ela, no entanto, não dispensa a apresentação de documento ou outro requisito exigido em lei para o acesso a serviços ou benefícios específicos.

A carteira é exclusivamente em formato digital, e poderá ser apresentada em dispositivos eletrônicos que permitam sua visualização. Também será aceita a versão impressa desde que o próprio solicitante realize a impressão. O prazo máximo para emissão será de 45 dias contados a partir da data de solicitação.

Para pedir a CIPTEA, a pessoa com autismo ou o responsável deve preencher todos os campos obrigatórios do formulário disponível no Portal SP156, além de anexar os seguintes arquivos: documento com foto, foto 3x4, comprovante de endereço e laudo médico que ateste o diagnóstico de TEA com data, assinatura e número do registro profissional (CRM) do médico responsável. Quando a solicitação for feita pelo representante legal do beneficiário, deverão ser informados os seus dados em campo próprio.

A CIPTEA tem validade de cinco anos, após a emissão, e depois terá que ser renovada. O documento é previsto nas legislações municipais: Lei nº 17.502, de 3 de novembro de 2020, e Lei n º 17.695, de 22 de outubro de 2021, que institui o serviço no município de São Paulo, bem como de acordo a Lei Federal nº 13.977, de 8 de janeiro de 2020, conhecida como a Lei Romeo Mion.

Veja as fotos deste evento no link abaixo. Crédito Fábio Nunes.

Álbum Inclui Sampa nos Bairros - zona leste.