SMPED promove 3ª edição do Festival Sem Barreiras

Programação oferece atrações culturais protagonizadas por artistas com deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realiza a partir desta quarta-feira, 21, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o ''Sem Barreiras - Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência''. O evento, que está em sua terceira edição, é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e tem o objetivo de incentivar e apoiar o trabalho de artistas com deficiência.

A abertura do festival (21/09) acontece a partir das 13h, no Teatro Paulo Eiró, e oferece ao público um show inédito dos artistas Billy Saga, Projota e Yzalú. Pela primeira vez, eles sobem juntos ao palco para uma apresentação com canções próprias e outros sucessos.

A programação realizada pelas secretarias municipais acontece também nos dias 23, 24 e 27 de setembro, com mais de 20 atrações gratuitas, abertas ao público, e acessíveis em Libras, audiodescrição e legendas. O festival, no entanto, se estende para além de setembro com a programação de instituições parceiras.

O Sem Barreiras reúne grupos e artistas de várias linguagens, como: teatro, música, dança, cinema, sarau, circo, entre outras. Na sexta-feira (23), o rapper Quixote se apresenta no Parque Augusta – Bruno Covas a partir das 12h, e neste dia o público também tem acesso ao monólogo Tião, Meu Glorioso Café e à exibição do documentário Ser Pessoa com Deficiência em Sampa ? uma produção exclusiva da SMPED.

Já sábado (24), ainda no Parque Augusta, é a vez do 'Slam do Corpo', que apresenta uma batalha de poesias com a participação de poetas surdos e ouvintes. Também faz parte da programação o espetáculo Noturno Cadeirante, da Cia dos Menestreis. As atrações acontecem das 11h às 20h.

No dia 27, o Teatro Arthur Azevedo recebe Vik: O Micro Espetáculo. A peça, que começa a partir das 15h, é o primeiro solo do mundo interpretado por uma atriz com nanismo. A performance tem linguagem universal, que dispensa o uso de palavras, e é voltado para pessoas de todas as idades. A atração integra ilusionismo e dramaturgia. Os ingressos serão distribuídos antes do espetáculo e são limitados à capacidade do local.


Sobre o Sem Barreiras
O Festival nasceu da experiência com o Programa Cultura Inclusiva, que tem como objetivo promover acessibilidade comunicacional em teatros e equipamentos municipais de cultura, oferecendo, além de acessibilidade arquitetônica, recursos de Libras, audiodescrição e legenda para munícipes com deficiência. A ideia é divulgar o importante trabalho realizado pelos artistas com deficiência, trazendo reconhecimento e visibilidade para cada um, seja no teatro, na música, dança ou em qualquer outra manifestação cultural. Através da cultura, a deficiência pode ser vista e entendida de uma outra forma e o que fica em destaque é o potencial de cada pessoa.
A primeira edição, que aconteceu em setembro de 2019, contou com espetáculos espalhados por mais de 20 parceiros culturais como Itaú Cultural, SESC, Instituto Moreira Salles, MASP, Casa das Rosas, entre outros. Já a segunda, realizada em dezembro de 2020, aconteceu de forma virtual nas redes sociais da SMPED devido à pandemia do coronavírus.

PROGRAMAÇÃO (*sujeita a alterações*)

CIDADE DE SÃO PAULO

21/09, 13h às 16h
Teatro Paulo Eiró                                                                                                                                                                                             Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro, São Paulo

Billy Saga, Projotae Yzalú [Música]
Espetáculo inédito com Yzalú, Billy Saga e Projota, será um grande encontro dos três artistas para celebrar a inclusão, o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência e a abertura do Festival. O repertório contará com canções de álbuns dos três artistas e outras canções feitas em conjunto. O show foi preparado especialmente para o Festival e trará, através da música, reflexão sobre o dever de combate à exclusão social e a importância de uma sociedade inclusiva para todos. Classificação: livre

23/09
                                                                                                                                                                                    
Parque Augusta - Prefeito Bruno Covas
Rua Augusta, 344 - Consolação, São Paulo                                                                                                                                      

12h - Quixote [MÚSICA]
Quixote é rapper, MC, multi-instrumentista, produtor musical, compositor e palhaço. O artista desenvolve sua musicalidade desde 2012 se apresentando pelas praças, saraus, slams e movimentos culturais. Seu show é uma experiência de um show de rua, trazendo a teatralidade, palhaçaria e poesias do menino Quixote. Classificação: livre.

13h - Grupo Êba - Cacuriar [DANÇA/TEATRO]
Na trajetória do grupo, percebemos que a brincadeira é uma das melhores formas de se conhecer o universo do outro, e de se aprender um mundo novo também. Por isso, criamos essa intervenção, que visa apresentar a transcriação da língua portuguesa em língua de sinais, através de músicas e brincadeiras construídas coletivamente com artistas convidados, levando o público a um grau de entrega e interação, quebrando barreiras que só o lúdico, o mágico e a diversão são capazes. Nosso convidado é o mestre Henrique Menezes, que representa a manifestação dos Cacuriás, dança típica do estado do Maranhão, que contém tanta ludicidade em suas canções e suas danças. Mas dá pra “cacuriar” com um surdo? Como fazemos? Vamos compartilhar as “transcriações” bilíngues já feitas pelo grupo e convidar o público para se jogar na brincadeira. Com isso pretendemos difundir a língua de sinais e propor novas formas de brincar para crianças surdas e ouvintes.Classificação: livre.

14h - DiDanDa Grupo Experimental de Dança - Espetáculo Desver [DANÇA]

Desver é uma possibilidade de revelar novas formas de perceber o mundo. É uma proposição de experimentos sensoriais procurando criar novas relações com os espaços. Essa criação coreográfica é permeada pela audiodescrição, realizada de forma poética por uma das intérpretes. Classificação: livre.

15h - Tião Meu Glorioso Café [TEATRO]

Monólogo, autobiográfico, onde através de duas cenas, Arthur Baldin fala sobre a sua vida em decorrência de sua anóxia no parto. Na primeira cena Arthur aborda o seu nascimento e todo o drama de seus pais no dia do parto. Por um erro médico, Arthur teve uma falta de oxigênio ao nascer, proporcionando uma Anóxia em seu parto. Na segunda cena, Arthur fala um pouco de sua relação com o Tião, seu melhor amigo. Nascido em uma família na qual o café é uma espécie de cultura cultivada por todos, desde cedo acostumou-se a degustar a bebida. Mas, como o café é quente, muitas vezes sua relação com a bebida causa alguns acidentes. O café cai no colo, no chão, nos outros. Como tomar café diante das meninas? Na peça, o café é chamado de Tião, e Tião é o melhor amigo de Arthur. Como ele lida com os problemas que o seu melhor amigo lhe traz? Classificação: Livre

16h - Coletivo Mobilização Artística - Sarau Arte, Diversidade e Protagonismo [LITERATURA]
O Projeto Artístico "Sarau: Arte, Diversidade e Protagonismo”, traz a temática da cultura nordestina para a programação do festival. O Sarau “Arte, Diversidade e Protagonismo”, será composto de diversas apresentações, englobando diferentes tipos de linguagens artísticas em um único evento. Classificação: Livre

17h - Ser Pessoa com Deficiência em Sampa [CINEMA]

Documentário exclusivo da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). O filme conta histórias de pessoas com diversas deficiências, seus desafios e afetos enquanto moradoras da maior cidade do país. Classificação: livre.

24/09                                                                                                                                                                                         
Parque Augusta - Prefeito Bruno Covas
Rua Augusta, 344 - Consolação, São Paulo

11h - Grupo de Dança Da Intenção ao Gesto - Performance - In vitro - Poésis - Entre o espaço-tempo... Uma Dança [DANÇA]     A apresentação de dança "In vitro Poésis: Entre o espaço tempo... Uma dança", traz a temática poética do gesto aliado às técnicas do Butoh em conjunto com a beleza dos movimentos empregados pelo Tai chi Chuan. Num espaço imaginário os intérpretes criadores dialogam com os elementos criando imagens visuais que transitam entre o surrealismo de Salvador Dali e as instalações provocativas do Artista Americano Mark Jenkins. Classificação: livre

12h - Gustavo Blind - Mágica Além da Visão [CIRCO]
Espetáculo apresentado pelo ex Mágico Gurguren. Ilusionista renomado, que com mais de 20 anos de carreira, ao perder a visão criou uma apresentação completamente às cegas. Ressurgindo em seu novo personagem como Gustavo Blind. Notabilizando-se assim como o primeiro mágico cego do planeta. O show diverte, faz refletir e se destaca como exemplo de superação. Apesar de totalmente cego, Blind sobe aos palcos de olhos vendados, porque além de garantir a autenticidade da proposta, a venda, em sua concepção, simboliza a fusão dos seus dois mundos: cegueira e magia! Classificação: livre.

13h - Entidade Blues [MÚSICA]
Na tentativa de resgatar uma vibe há muito perdida, essa banda foi formada por quatro verdadeiros amantes e profissionais da música que acreditam que o Blues pode se tornar o foco narrativo de suas vidas A visão política, a espiritualidade, os amores mal correspondidos, os infinitos porres com os amigos... ou nas palavras de Howlin’ Wolf: tudo é Blues. E foi seguindo esse critério que se deu início aos trabalhos de composição de músicas autorais, além de tocar releituras de grandes clássicos com formato contagiante e repletos de energia elétrica. Classificação: livre.

14h - Slam do Corpo [LITERATURA]
Primeira batalha de poesias no Brasil com participação de poetas surdos e ouvintes. A partir de duplas de poetas que criam e apresentam poesias nas duas línguas simultaneamente. Em suas performances, as vezes as línguas se diferenciam, cada uma acontece em sua gramática própria; noutras vezes, se entrecruzam. Este acontecimento chamamos "beijo de línguas". A atividade começa com o corpo aberto, momento no qual pode-se apresentar poemas de forma livre. A batalha acontece no segundo momento, quando valem as regras do Slam (os poemas devem ter até 3 minutos de duração, sua autoria deve ser própria e não é permitido o uso de figurinos ou objetos de cena).Classificação: livre.

15h - 5 Cartas - Histórias cotidianas, não contadas! [CINEMA]
Sobre: A apresentação artística "5 Cartas - histórias cotidianas, não contadas", são cartas de cinco mulheres, que têm em comum a deficiência. Cartas com histórias de lutas, histórias cotidianas não contadas, ou que até são, mas de maneira tão capacitista que não ganham vozes. As cartas são abertas e as histórias contadas no formato de vídeo. São 5 curtas de aproximadamente 20 minutos. Cada um dos curtas, traz a história de uma mulher com deficiência (Atleta, Artista, Professora, Mãe e Jornalista). As histórias são narradas e interpretadas por outras mulheres com deficiência. Classificação: livre

16h - Coletivo Desvio Padrão - Pandemia [CINEMA]
"Pandemia" é uma série de cinco micro.áudio.vídeo.contos inspirados na insanidade que estamos vivendo nos últimos dois anos. Cinco pílulas intensas em forma de som e imagem. Para ouvir, ver, ou os dois. Foram produzidos a muitas mãos, entre artistas que escreveram os textos, outros que sonorizam, outros que performaram em Libras, outros que criaram a vídeo-arte, outros ainda que legendaram. Um trabalho coletivo que misturou línguas, linguagens artísticas, corpos plurais e suas maneiras de ver o mundo e se expressar. Classificação: livre

17h - Projeto Multimídia Sinais - Cabaré das Pequenas [TEATRO]
Cabaré das pequenas- performance multimídia, dança, circo, moda e teatro, protagonizado por atrizes com nanismo, Veca Ned, Ana Oliveira , Tania Camargo surda oralizada e com a participação da primeira passista e rainha da bateria com nanismo Viviane de Assis. As protagonistas são mulheres que contemplam a diversidade da beleza. A apresentação visa ser em espaços não convencionais, podendo ser em uma vitrine, auditório ou mesmo em um palco e reunirá uma variedade de performances juntando técnicas circenses, samba, pocket fashion show, no qual as atrizes encenam personagens femininas marcantes interagindo com o público. Classificação: livre.

18h - Elder Fraga - A Artista e a Força do Pensamento [CINEMA]

Dirigido por Elder Fraga, o documentário "O ARTISTA E A FORÇA DO PENSAMENTO", reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino Marcos Abranches. Ele oscila o corpo para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio. A falta de estética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Investigando o movimento do corpo num mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. Busca a vida. Encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma. O filme explora e aprofunda a vida e obra do dançarino e coreógrafo Marcos Abranches. Classificação: livre

19h - Cia dos Menestreis - Noturno Cadeirante [TEATRO]
O espetáculo "Noturno Cadeirante" tem como tema os vários aspectos da noite paulistana, apresentados através de um revezamento cênico cinematográfico, onde o espaço físico do teatro é utilizado por 15 menestréis, sendo 8 cadeirantes, que, deslizando em cadeiras de rodas, surpreendem a plateia ao realizarem coreografias e cenas que abordam o tema, com música ao vivo e convidados especiais. Classificação: livre.

27/09, 14h
Teatro Arthur de Azevedo
Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca

Vik - O Micro Espetáculo [TEATRO]

Espetáculo de “Teatro Ilusionista” de Maicon Clenk, que integra ilusionismo e dramaturgia. O espetáculo é o primeiro solo do mundo interpretado por uma atriz com nanismo, tem linguagem universal, que dispensa o uso de palavras, e é voltado para pessoas de todas as idades. Classificação: livre.

INSTITUIÇÕES CULTURAIS PARCEIRAS

Casa Guilherme de Almeida - CGA
Rua Macapá, 187 - Perdizes

21 a 24/09, de quarta-feira a sábado

Transfusão – XI Encontro de Tradutores da Casa Guilherme de Almeida Oralidade e Escrita [LITERATURA]

Reúne tradutores, teóricos, professores e etnólogos para discutir múltiplas manifestações da fala e da escrita nas culturas orais e/ou letradas. A ideia é ampliar o horizonte histórico-cultural – dos antigos sumérios aos Guarani-Mbya de hoje, passando por clássicos da literatura ocidental e oriental e por marcos da história do pensamento sobre tradução, da Idade Média à contemporaneidade –, a fim de contextualizar questões tradutórias numa perspectiva mais diversa. As apresentações, palestras e mesas-redondas propõem uma reflexão sobre estratégias de construção de marcas de oralidade e de diferentes registros linguísticos na tradução literária, sobre a reconstrução de originais escritos em diferentes suportes ou transmitidos numa complexa história editorial, sobre a representação ficcional do escrito e do oral em clássicos da literatura, sobre o reconhecimento da singularidade das vozes e dicções presentes em uma obra literária, entre outras nuances importantes para a prática e a teoria da tradução. À parte a abertura presencial, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida, todas as atividades do encontro são realizadas em formato online, transmitidas pela plataforma Zoom.

Online. Livre. Gratuito.
Com Libras.


24/09, sábado

10:00 - Temperos do Quintal em Libras [VISITA MONITORADA/OFICINA]
A atividade no quintal do Museu propõe o plantio de temperos e ervas aromáticas que podem ser cultivados dentro de casa. A oficina, voltada para o público surdo, tem o intuito de estimular o resgate de memórias com os alimentos e plantas.

Presencial. 60 minutos. Livre. Gratuito.
Com Libras.

Inscrição via site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 2 - Luz

24/09, sábado

15:00 - Contação de histórias em Libras a partir de obras de arte do acervo da Pinacoteca de São Paulo [ARTES VISUAIS]
Contação de histórias em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para surdos e ouvintes, a partir de obras de arte selecionadas da exposição "Pinacoteca: Acervo"

Presencial. 60 minutos. Livre. Gratuito.
Com Libras.

Como participar: chegar com 10 minutos de antecedência na recepção do museu.

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes (anexo da Casa Guilherme de Almeida).

24/09, sábado

14:00 - Setembro Azul | Acessibilidade em Surdez [OFICINA]
O Setembro Azul marca as reflexões e discussões acerca da história de luta dos surdos no mundo todo. Cumprindo com seu papel como espaço museológico acessível a todos, a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo promove atividades durante o mês. Essa oficina presencial de acessibilidade em surdez terá dois momentos, um teórico e outro prático. Primeiramente, os participantes entrarão em contato com temas relacionados à comunidade, à cultura e à identidade surdas e com a história da Língua Brasileira de Sinais, com a tradutora de LIBRAS ouvinte Rose Santos. No segundo momento, o professor surdo Eduardo Sabanovaite fará exercícios com alguns sinais, tais como números, saudações e um vocabulário básico para comunicação entre surdos e ouvintes.

Presencial. 120 minutos. Livre. Gratuito.
Com Libras.

Inscrições: https://www.casadasrosas.org.br/agenda/setembro-azul-acessibilidade-em-surdez


Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM São Paulo
Av. Pedro Alvares Cabral, s/nº – Parque Ibirapuera

24/09, sábado

11:00 - Narração de histórias no Jardim de Esculturas, com Grupo êBA [NARRAÇÃO DE HISTÓRIA]
Será realizado um percurso pelo Jardim de Esculturas, costurado por narrativas que desvendam sua história e despertam diferentes formas de ver e perceber as obras. As histórias e brincadeiras envolvem, divertem e resgatam a cultura da infância. No repertório, contos da literatura oral e escrita, numa proposta bilíngue, onde tudo deve fazer sentido para aqueles que ouvem e que não ouvem. Para isso, os gestos, ritmos corporais, vibrações e recursos visuais são usados e abusados, para que todos possam participar.

Presencial. 60 minutos, Livre. Gratuito.
Para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de responsáveis.
Com Libras.

Chegar com 15 minutos de antecedência - sem inscrição prévia.

14:30 - Brincadeiras na palma da mão – com Grupo Êba [BRINCADEIRAS POPULARES / CONTAÇÃO DE HISTÓRIA]
As brincadeiras populares constituem parte significativa da cultura de um povo, fazem parte da construção de sua identidade. Por isso o gRUPO êBA quer juntar crianças de todas as idades, lugares, surdas ou ouvintes, para brincarem juntas! Como uma criança ouvinte pode brincar com uma surda? Como podemos cantar “atirei o pau no gato” ou “o sapo não lava o pé” em Libras, de um jeito acessível e divertido para todos? Com estas questões em mente, vamos passar o desafio para o corpo e juntos criar e repensar brincadeiras, trava-línguas e cantigas que façam sentido para quem ouve e para quem não ouve.

Presencial. 60 minutos, Livre. Gratuito.
Para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de responsáveis.
Com Libras.

Chegar com 15 minutos de antecedência - sem inscrição prévia.

25/09, domingo

11:00 e 15:00 - O desenho e o livro sem fio, oficina com Coletivo Mão Dupla [POESIA E PERFORMANCE]
Oficina presencial em dois horários com o Coletivo Mão Dupla. Será realizada uma apresentação de referências visuais e experimentações do coletivo e articulada uma proposta prática em que cada participante utilizará papel e caneta para desenhar, tendo as costas uns dos outros como apoio, em fila, como um “telefone sem fio". Um primeiro participante inicia o desenho e os demais devem tentar copiar pela sensação tátil das costas. Ao final, os desenhos se tornarão um mini livro.

Presencial. 90 minutos. Livre. Gratuito.
Com Libras.

Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM.

Japan House São Paulo - JHSP
Av. Paulista, 52 - Bela Vista

29/09, quinta-feira

16h - Viagem Olfativa pelo Japão [PALESTRA]
Em parceria com a Takasago, casa de fragrância do Japão e empresa mantenedora e parceira da Japan House São Paulo, a JHSP promove uma viagem sensorial pelo Japão através do olfato, levando os participantes a conhecerem as assinaturas olfativas da JHSP, desenvolvidas pela Takasago. Com a participação dos perfumistas Leonardo Lucheze, Tiago Motta e Regina Devecchi.

Presencial. 60 minutos. Livre. Gratuito.
Com Libras e audiodescrição;

As vagas são limitadas e as senhas para participar ficarão disponíveis para retirada na recepção 30 min antes da atividade.

Até 23 de outubro

Kumihimo - A arte do trançado japonês com seda, por Domyo [EXPOSIÇÃO]
Entre 24 de maio e 23 de outubro, a Japan House São Paulo apresenta gratuitamente a exposição 'Kumihimo - A arte do trançado japonês com seda, por Domyo'. Inédita no Brasil, a mostra é apresentada por Domyo, tradicional empresa familiar sediada em Tóquio, que há mais de dez gerações produz artesanalmente cordões de seda, feitos à mão por artesãos que trabalham exclusivamente para a companhia.

Livre. Gratuito.
Com audiodescrição, legendas e/ou estenotipia, Braille, fonte ampliada e contraste; informação tátil, em relevo; vídeo com Libras.

Até 02 de outubro

O Que Não Se Vê – Rhizomatiks [EXPOSIÇÃO]
Entre 12 de julho e 02 de outubro, a Japan House São Paulo apresenta gratuitamente a exposição 'O que não se vê – Rhizomatiks’. A mostra inédita e interativa com entrada gratuita apresenta o trabalho de um dos principais grupos criativos do Japão, reconhecido mundialmente por projetos que estudam a confluência entre a tecnologia, análises de bancos de dados e a expressão humana por meio da arte.

Livre. Gratuito.
Com audiodescrição, legendas e/ou estenotipia, Braille, fonte ampliada e contraste; informação tátil, em relevo; vídeo com Libras.

Horários: terça a sexta-feira das 10h às 18h; Sábados das 9h às 19h; Domingos e feriados das 9h às 18h.

SESC SÃO PAULO

SESC SANTO AMARO
Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro - SP

[Exposição]

Rios DesCobertos – dos Jerivás aos Pinheiros. A exposição instiga o resgate da memória afetiva pelo Rio Pinheiros por meio de sua história, seus afluentes, sua importância no processo de urbanização de São Paulo e, principalmente, sua relevância na vida do paulistano. O percurso expositivo apresenta instalações audiovisuais que provocam a reflexão sobre os aspectos socioambientais que envolvem este importante corpo d’água. A abordagem artística propõe uma experiência sensorial e lúdica como ferramenta pedagógica, uma experiência imersiva, que busca dialogar com diferentes públicos de maneira direta e acessível. Saiba mais.

Visitação: De 20/08 a 18/12

Horários: Terça a sexta, das 10h às 21h. Sábado, domingo e feriados, das 11h às 18h.

Local: Espaço das Artes

Serviços de acessibilidade:

  • Audiodescrição, videolibras, recursos e maquetes táteis e acessibilidade física.
  • Equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência.
  • Cães-guia e cães de serviço acompanhantes de pessoas com deficiência são bem-vindos aos espaços do Sesc.

    Visitação Livre.

SESC INTERLAGOS
Av. Manoel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial – Interlagos - SP

[Exposição]

Darwin, o original: A exposição apresenta, por meio de peças audiovisuais, maquetes e obras interativas a vida, as teorias e o legado da revolucionária produção científica de Charles Darwin (1809-1882), famoso naturalista, biólogo e geólogo inglês, conhecido mundialmente por suas contribuições ao conhecimento da origem e evolução das espécies na Terra. A mostra marca um novo capítulo da parceria entre o Sesc São Paulo e a instituição francesa Universcience, que concebeu e montou a exposição em seu formato original juntamente ao Museu de História Natural da França. Saiba mais.

Visitação: Até 11 de dezembro de 2022

Horários: Quarta a domingo e feriados, das 10h às 16h30.

Local: Hall de Exposições

Serviços de acessibilidade:

  • Audiodescrição, braile, audioguia, legendas, recursos táteis e videolibras.
  • Equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência.
  • Ao longo da exposição o visitante encontrará QR Codes para acesso ao conteúdo online para os recursos de áudio e imagem. Há também um carrinho de recursos táteis (disponível por intermédio dos educadores da exposição).
  • Cães-guia e cães de serviço acompanhantes de pessoas com deficiência são bem-vindos aos espaços do Sesc.
  • O Sesc Interlagos conta com serviço gratuito de van acessível da entrada da unidade até à Sede Social, que é acessível, contando com elevador, banheiros acessíveis e restaurante e lanchonete fisicamente acessíveis por rampas. Há à disposição cardápios em braile nestes locais.

Visitação Livre.

SESC PINHEIROS
Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros - SP

[Exposição]

Desvairar

A mostra DESVAIRAR 22, com curadoria de Marta Mestre, Veronica Stigger e Eduardo Sterzi, parte da Semana de Arte Moderna de 22 para rememorar alguns dos acontecimentos que marcaram aquele ano, como o centenário da Declaração da Independência do Brasil, a Exposição Internacional do Centenário, a primeira transmissão de rádio no país e a descoberta da tumba de Tutancâmon.

Transitando entre fatos e imaginação, a exposição se propõe a explorar caminhos ainda não percorridos. Assim como os modernistas desvairaram ao invocar o povo brasileiro no esforço de criação de um país ainda inexistente, “Desvairar 22” convida os visitantes a um exercício de imaginação histórica para ressignificar o que passou.

São mais de 270 itens reunidos, entre obras, fotos, objetos, filmes, músicas, documentos e textos, apresentados no espaço expositivo, em quatro diferentes núcleos: “Saudades do Egito”, “Os Ossos do Mundo”, “Meios de Transporte” e “Índios Errantes”. A exposição contempla a ação em rede “Diversos 22: Projetos, Memórias, Conexões”, desenvolvida pelo Sesc São Paulo.

Visitação: De 27/08 a 15/01

Horários: Terça a Domingo. Terça a sábado, das 10h30 às 21h. Domingos e feriados, das 10h30 às 18h.

Local: Espaço Expositivo (2º andar)

Serviços de acessibilidade:

  • Videolibras, recursos e maquetes táteis, acessibilidade física.
  • Equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência.
  • Cães-guia e cães de serviço acompanhantes de pessoas com deficiência são bem-vindos aos espaços do Sesc.

DESVAIRAR 22 - Sesc São Paulo : Sesc São Paulo (sescsp.org.br)

Recomendado para maiores de 14 anos.

SESC IPIRANGA
Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga - SP

Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves

[Exposição FOTOGRÁFICA]

Com curadoria de Éder Chiodetto

Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves” com curadoria de Eder Chiodetto propicia uma retrospectiva dos quase quarenta anos da trajetória artística do fotógrafo Eustáquio Neves. A exposição, apresenta também algumas das experimentações do artista com vídeo, que raramente foram exibidas.

Eustáquio Neves, traz em sua poética um pensamento por imagens, químico de formação, suas séries criam um imbricado de imagens que nos convoca a olhar a fotografia sem o imediatismo habitual. No espaço bidimensional da fotografia, o artista narra histórias que perpassam seu corpo e sua ancestralidade afro-brasileira. Sua obra, pode ser lida como metáfora do acúmulo de histórias oficiais ou não que se desenvolvem acerca da escravidão, da violência endógena e do racismo sobre a população negra. A obra de Eustáquio entra no campo ampliado da fotografia expandida, pois dialoga com outros campos das artes visuais e do saber sob outras perspectivas de processos e procedimentos. A manipulação das imagens via processos químicos é uma das características pontuais no seu trabalho. As imagens criadas por Eustáquio vão além do instante fixado, condensam, atravessam, nos permitem embarcar num navio da história brasileira, marcado pela escravidão, pelo racismo estrutural, mas também pelos afetos, resistências, seja nas comunidades negras rurais de Minas Gerais, seja no corpo que traz o poema concreto Zumbi, marcado em luta e símbolos. Ao propor a exposição individual de Eustáquio Neves, que contempla 4 décadas de produção artística, o Sesc reafirma a importância de trazer programações que apresentem temas importantes para a reflexão e ação frente a pautas urgentes de combate ao racismo estrutural do país.

Visitação: De 07/09 a 26/02

Horários: Terça a Domingo. Terças a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, das 10h às 21h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30

Local: Diversos espaços da Unidade

Serviços de acessibilidade:

  • Audiodescrição, braile, audioguia, aro magnético, legendas, recursos táteis e videolibras.
  • Equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência.
  • Cães-guia e cães de serviço acompanhantes de pessoas com deficiência são bem-vindos aos espaços do Sesc.

Recomendado para maiores de 14 anos.

Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves - Sesc São Paulo : Sesc São Paulo (sescsp.org.br)

SESC POMPEIA

[Exposição]

Flávio de Carvalho Experimental, investiga o caráter experimental e múltiplo da obra do artista e suas reverberações no presente.

Flávio de Carvalho foi um dos artistas mais complexos da vanguarda brasileira do século XX. Se fosse preciso escolher uma palavra para descrevê-lo, multifacetado talvez daria conta. Ele pintou, escreveu, dirigiu, desenhou e performou, em uma época em que o conceito de performance ainda nem existia.

Com a vastidão de um trabalho artístico que desbravou tantas frentes, Flávio teve um papel fundamental em expandir as fronteiras do que era (e ainda é) considerado arte no Brasil. A mostra pretende articular um panorama das importantes contribuições do múltiplo criador Flávio de Carvalho (1899 -1973), no período de transição entre as vanguardas do início do séc. XX e sua relação com o experimentalismo radical da década de 1960 (tais como a tropicália, cinema novo, concretismo).

A mostra Flávio de Carvalho Experimental tem curadoria de Kiki Mazzucchelli, curadoria adjunta de Pollyanna Quintella e apresenta o trabalho de 12 artistas contemporâneos: Ana Mazzei, Antonio Tarsis, Camila Mota, cafira zoé, Cibelle Cavalli Bastos, Cristiano Lenhardt, Crochê de Vilão, Engel Leonardo, Guerreiro do Divino Amor, Maxwell Alexandre, Panmela Castro, pedro frança e Teatro Oficina.

Visitação: De 31/08 a 23/01

Horários: Terça a Domingo. Terças a sextas: 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados: 10h às 18h.

Local: Galpão

Serviços de acessibilidade:

  • Audiodescrição, braile, audioguia, legendas, recursos táteis e videolibras.
  • Equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência.
  • Cães-guia e cães de serviço acompanhantes de pessoas com deficiência são bem-vindos aos espaços do Sesc.

Flávio de Carvalho Experimental - Sesc São Paulo : Sesc São Paulo (sescsp.org.br)

Recomendado para maiores de 14 anos.

BIBLIOTECAS ACESSÍVEIS

O Sesc São Paulo oferece gratuitamente recursos de acessibilidade nas bibliotecas para pessoas com deficiência visual e baixa visão: Lupa eletrônica, que amplia textos e alto contraste e scanner com linha braile, que lê textos e converte em áudio e em braile simultaneamente.

Procure o atendimento nas Bibliotecas e Espaços de Leitura nas seguintes Unidades do Sesc na cidade de São Paulo:

  • Belenzinho - Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, São Paulo
  • Bom Retiro - Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro, São Paulo
  • Carmo - Rua do Carmo, 147, Sé, São Paulo
  • Centro de Pesquisa e Formação - Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar, São Paulo
  • Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo
  • 24 de Maio - Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
  • Avenida Paulista - Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo

ATIVIDADES

SESC AVENIDA PAULISTA

Passeio Diversidades e a Paulista de Histórias não contadas.

Quais são as vozes representadas através da História? A partir do recorte da criação da Avenida Paulista, o passeio abordará perspectivas de histórias relacionadas a diferentes atores como: a comunidade surda, lgbtqia+, negras e indígenas. Deste modo, o público será convidado a refletir sobre os acontecimentos passados e futuros relacionados a algumas narrativas do passado e do presente, para que juntes propormos um futuro que contemple uma cidade diversa e democrática.

Atividade bilíngue em português e LIBRAS.

Inscrições online a partir de 8/9, às 14h em SescSP - Inscrições Online

Com: Sylvia Sato É artista visual, educadora, produtora cultural e intérprete de libras. Especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC (2017), Bacharel em Artes Visuais

pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2011). Atuou na educação não-formal em diversas instituições como Itaú Cultural, unidades do Sesc-SP e Museu Afro Brasil como educadora com foco em projetos de acessibilidade. É tradutora-intérprete de Libras-Língua Portuguesa certificada pelo Prolibras (2015). Ana Paula Portes Pedagoga habilitada em inclusão da pessoa com deficiência pela Faculdade Campos Salles e pós-graduada em Libras e Educação de Surdos; Docente de Educação Inclusiva na Faculdade Anhanguera/SP desde 2016; Guia de turismo credenciada pelo Ministério do Turismo bilíngue Libras.

SESC POMPEIA

[Apresentação]

Boteco da Diversidade - Beleza sem Padrão

Nesta edição, o Boteco da Diversidade propõe refletir sobre a imposição dos padrões de beleza a partir de um recorte de gênero, considerando que, historicamente, a exigência de adequação a esses padrões afeta as mulheres de maneira muito mais direta e intensa.

Muito embora afete a todas, quanto mais distante das normas estéticas, mais opressões sofrem as mulheres. Assim, a proposta é olhar para o tema a partir das vivências de mulheres gordas, velhas, negras, trans e com deficiência, assim como dar visibilidade às lutas cotidianas pelo direito de existir e de se sentir bem no corpo que se tem.

Com Andréa Lopes, Dina Maia, Dirce Thomaz, Gueta Liberto, Joice Berth, Laureane Costa, Letícia Rodrigues, Magô Tonhon, Maravilhosas Corpo de Baile, MC Carol, Rap Plus Size, Silvina Elias, Tina Melo e Zona Agbara.

Não recomendado para menores de 18 anos

Libras

Dia 24/9, sábado, 20h30.

Espetáculo

Onde vivem os bárbaros

Tradução em Libras na sessão do dia 13/10, quinta, 20h30 às 21h30

Depois de anos sem se ver, três primos se reencontram. O anfitrião, diretor de uma ONG reconhecida, revela estar envolvido em um estranho assassinato, fato que desencadeia manifestações de violência entre os convidados. Este encontro aparentemente familiar torna-se cada vez mais terrível com o aparecimento de personagens que vão agravar as ideias que cada um construiu sobre o outro, sobre o inimigo. O Coletivo Labirinto nasceu em 2013, no ano das emblemáticas manifestações políticas pelo preço do transporte público (e que logo em seguida se pasteurizam em reivindicações genéricas e pouco objetivas), e acompanhou a transformação dos processos sociais no Brasil que culminaram na deposição da ex-presidenta Dilma Rousseff em 2016, no avanço das pautas neoliberais e na discussão um tanto incerta sobre os rumos políticos do país. O grupo pôde, com isso, perceber semelhanças entre essa trajetória e a de seus países vizinhos - com disputas políticas igualmente polarizadas, avanço de medidas econômicas similares e o crescimento de um pensamento conservador também assentado na moral. Dessas observações e vivências - no cotidiano e nas suas ações criativas -, conseguiu amadurecer a necessidade de entender-se como brasileiro e latino-americano, não uma coisa pela outra. Com o Coletivo Labirinto.

Não recomendado para menores de 14 anos.

PLATAFORMA SESC DIGITAL

Territórios de Resistência - Florestanias, Sertanias, Ribeirias (com acessibilidade)

Brasil | 2021 | 105 min | Documentário | Livre

Direção: Maria Thaís e Yghor Boy

Fruto de uma parceria entre o Sesc Ipiranga, o Museu do Ipiranga e a Universidade de São Paulo (USP), a obra parte do registro da última atividade realizada durante a Ocupação Museu do Ipiranga, em 2019, para ressignificar o trabalho na perspectiva do audiovisual. Estruturado em quatro partes – Narrativas em Disputa, Florestanias, Sertanias e Ribeirias –, o documentário evidencia o contínuo processo de exploração dos territórios e as violências incessantes para estabelecer um controle hegemônico que desconsidera os modos de existência, os direitos e saberes de seus habitantes, e discute o papel ativo dos espaços físico e simbólico do museu na construção de narrativas e memórias e nos processos de resistência.

Este filme conta com os recursos de acessibilidade: Libras e Legendas open caption

Acesso em:
https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/territorios-de-resistencia-florestanias-sertanias-ribeirias-com-acessibilidade-