Acessibilidade é tema do Festival Sem Barreiras realizado pela Prefeitura de São Paulo

Segunda edição de 7 a 13 de dezembro traz programação virtual acessível

 A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), apoio da Biblioteca Mário de Andrade e parceria de várias instituições culturais da cidade, realizará a segunda edição do “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência”, de 7 a 13 de dezembro.

O Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com deficiência que tem como objetivo divulgar o importante trabalho realizado por artistas com deficiência e também aborda o tema acessibilidade, imprescindível para realização de qualquer evento, seja ele virtual ou presencial.

Segundo dados do censo do IBGE, revistos em 2017, temos no Brasil cerca de 16 milhões de pessoas com deficiência. Número significativo, que, infelizmente, ainda não é visto da forma que deveria, já que menos de 1% dos sites são acessíveis.

O setor cultural e de entretenimento, foi um dos mais atingidos no mundo todo, pela queda na economia durante a pandemia. É fato que o COVID-19 contribuiu para a crescente busca de tecnologias e recursos para levar programação cultural acessível a todos que estão em casa.

Nesta edição, a Prefeitura de São Paulo vai realizar 29 apresentações, todas com recursos de acessibilidade comunicacional, Libras, audiodescrição e legenda. A transmissão será feita pela SMPED, no Facebook @smpedsp e no YouTube @inclusaosp e contará com plataforma acessível a Beplay.

“Todos os eventos presenciais ou virtuais que fazemos na Prefeitura já são acessíveis. Somos pioneiros e tenho certeza que esta edição do Festival Sem Barreiras servirá de exemplo, seja para o setor público ou privado,” afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e idealizador do evento.

As instituições culturais parceiras do Sem Barreiras também se empenharam em fazer eventos acessíveis e falar sobre o tema presente em todas as agendas. Tiveram que se aprimorar na busca de recursos e novas tecnologias para levar programação acessível a todos. Suas programações serão transmitidas em suas plataformas. Confira no site do Festival.


Com o sucesso do programa Cultura Inclusiva, precursor do Festival, a Prefeitura de São Paulo passou a divulgar os símbolos de audiodescrição, Libras e legenda (closed caption) em toda programação cultural da cidade, já que estão presentes nos eventos. A iniciativa é um estímulo para que outros equipamentos públicos e privados, além de roteiros e guias culturais, também apresentem em seus serviços esses símbolos de acessibilidade comunicacional, alcançando o público de pessoas com deficiência auditiva e visual.

Você pode conferir a programação completa, os parceiros, os artistas, fotos e vídeos no site www.festivalsembarreiras.prefeitura.sp.gov.br

Sobre a Beplay

Beplay é uma plataforma de segunda tela, que soluciona a distribuição de conteúdos acessíveis. O usuário acessa o Beplay para receber a acessibilidade ao mesmo tempo que assiste o evento nas plataformas digitais, bastando para isso utilizar uma segunda aba do navegador no seu computador, tablet ou smartphone.

Baseado em protocolo de transmissão, o aplicativo web é simples de usar em todos os navegadores e entrega sem atraso som e imagem, no volume e tamanho que o usuário quiser.

Beplay é da Ktálise Tecnologias, empresa especializada em acessibilidade que busca sempre as soluções mais inovadoras, entregando aos usuários a melhor solução para resolver barreiras de compreensão.
www.beplay.com.br