Secretário-Geral das Nações Unidas exorta os governos a colocar as pessoas com deficiência no centro dos esforços de resposta e recuperação da COVID-19

Como a pandemia está afetando um bilhão de pessoas com deficiência no mundo

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), da Prefeitura de São Paulo, tem trabalhado e acompanhado, neste momento de coronavírus, o que a ONU, OMS e outros órgãos estão falando sobre o tema.

Para Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED): "O Secretário Geral da ONU vem corroborar posicionamento e pleitos da SMPED desde o começo da pandemia."

A Organização das Nações Unidas publicou hoje, texto de Antonio Guterres, Secretário-Geral sobre as pessoas com deficiência e o COVID-19. Veja a íntegra abaixo.
 

quatro pessoas na foto, entre elas o secretário geral da ONU atrás de uma mesa e com um microfone. Ele discursa.

O Secretário-Geral António Guterres (à esquerda) faz suas observações na reunião de diretores da Estratégia de Inclusão das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas. Foto das Nações Unidas / Eskinder Debebe

 

"Temos uma oportunidade única de projetar e implementar sociedades mais inclusivas e acessíveis"

“Exorto os governos a colocar as pessoas com deficiência no centro dos esforços de resposta e recuperação da COVID-19 e a consultar e envolver as pessoas com deficiência”. António Guterres é o nono Secretário-Geral das Nações Unidas, que assumiu o cargo em 1 de janeiro de 2017.

6 de maio de 2020
A crise do COVID-19 está afetando todos os aspectos de nossas sociedades, revelando a extensão da exclusão que os membros mais marginalizados da sociedade experimentam.

Hoje, gostaria de destacar como a pandemia está afetando o bilhão de pessoas com deficiência no mundo.
Mesmo em circunstâncias normais, as pessoas com deficiência têm menos probabilidade de ter acesso a oportunidades de educação, saúde e renda ou participar da comunidade.

Isso é exacerbado para aqueles em contextos humanitários e frágeis.

As pessoas com deficiência são mais propensas a viver na pobreza e experimentam taxas mais altas de violência, negligência e abuso.

A pandemia está intensificando essas desigualdades - e produzindo novas ameaças.

Devemos garantir os direitos iguais das pessoas com deficiência a acessar procedimentos de assistência médica e de salvamento durante a pandemia.

Hoje estamos lançando um relatório que recomenda uma resposta e recuperação que inclua a deficiência para todos.

Pessoas com deficiência estão entre as mais atingidas pelo COVID-19

Eles enfrentam a falta de informações acessíveis sobre saúde pública, barreiras significativas para implementar medidas básicas de higiene e instalações de saúde inacessíveis.

Se eles contraírem o COVID-19, muitos têm maior probabilidade de desenvolver condições graves de saúde, o que pode resultar em morte.

A parcela de mortes relacionadas ao COVID-19 em lares de idosos - onde as pessoas idosas com deficiência estão super-representadas - varia de 19% a impressionantes 72%.

Em alguns países, as decisões de racionamento de saúde são baseadas em critérios discriminatórios, como idade ou suposições sobre qualidade ou valor da vida, com base na deficiência.

Não podemos deixar que isso continue.

Devemos garantir os direitos iguais das pessoas com deficiência a acessar procedimentos de assistência médica e de salvamento durante a pandemia.

As pessoas com deficiência que enfrentaram exclusão no emprego antes desta crise agora têm mais chances de perder o emprego e terão maiores dificuldades em retornar ao trabalho.

No entanto, apenas 28% das pessoas com deficiências significativas têm acesso a benefícios - e apenas 1% nos países de baixa renda.

As pessoas com deficiência - principalmente mulheres e meninas - enfrentam um risco maior de violência doméstica, que aumentou durante a pandemia.

Exorto os governos a colocar as pessoas com deficiência no centro dos esforços de resposta e recuperação da COVID-19 e a consultar e envolver as pessoas com deficiência.

As pessoas com deficiência têm uma experiência valiosa para oferecer prosperidade em situações de isolamento e arranjos alternativos de trabalho.

Olhando para o futuro, temos uma oportunidade única de projetar e implementar sociedades mais inclusivas e acessíveis para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

No ano passado, lancei a Estratégia de Inclusão das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas para garantir que o sistema da ONU esteja fazendo sua parte.

A Estratégia representa o compromisso da ONU de alcançar mudanças transformadoras e duradouras.

Quando garantimos os direitos das pessoas com deficiência, estamos investindo em nosso futuro comum.

Mais informações: https://www.un.org/en/coronavirus/we-have-unique-opportunity-design-and-implement-more-inclusive-and-accessible-societies