Prefeitura de São Paulo promove rodada de abertura do XI Campeonato Paulista de Futebol de Amputados

Torneio reuniu nove equipes no Ibirapuera e tem como objetivo além de estimular a modalidade, chamar atenção para acidentes de moto e amputações

O Parque Ibirapuera recebeu no dia 29 de fevereiro, o XI Campeonato Paulista de Futebol de Amputados, na quadra futebol society (ao lado da Praça do Porquinho). O torneio é promovido pela Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Físicos (ABDF) e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED), Esporte e Lazer (SEME), Verde e Meio Ambiente (SMVA).

Além de promover a modalidade e fortalecer o paradesporto, o Campeonato Paulista de Futebol de Amputados alerta para a importância de ações para a redução de acidentes com motos, principal causa de amputação dos atletas. Ao todo, nove equipes disputam o torneio em 2020. Será realizada a 1ª rodada do campeonato com a disputa de 4 jogos.

“Nosso objetivo é estimular a prática esportiva como vetor de inclusão, superação e oportunidade para pessoas com deficiência. Por outro lado, não podemos deixar de chamar a atenção da população para o número de acidentes com moto que ocorrem diariamente”, diz o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Na modalidade, a muleta não pode tocar na bola de forma intencional. Os atletas de linha devem ser amputados ou ter má formação congênita em uma das pernas ou pé, não sendo permitido usar a perna amputada para conduzir a bola (há níveis diferentes de amputação). Já os goleiros devem ser amputados ou ter má formação congênita em um dos braços/mãos, ou seja, eles só podem utilizar uma mão para defender.

O futebol de amputados ganhou visibilidade mundial em meados de 2015, quando a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), em razão da responsabilidade social, criou a Federação Europeia de Futebol para Amputados (EAFF). No continente europeu, já são mais de dez seleções nacionais, com torneios de alto rendimento.

 

Resultado da 1ª rodada do campeonato com a disputa de 4 jogos:

  • 2 Corinthians Mogi x 2 São Paulo
  • 4 Instituto Só Vida x 1 Evolução
  • 8 Sorocaba x 0 Santos
  • 3 Ponta Preta x 0 Bola pra Frente
     

Calendário:

• 21/Mar - 2ª Rodada
• 04/Abr - 3ª Rodada
• 09/Mai - 4ª Rodada
• 06/Jun - 5ª Rodada
• 20/Jun - Semi-Final
• 08/Jul - Final

 

mais de 40 pessoas reunidas no campo de futebol aberto e com gramado.

mais de quinze pessoas na foto, foco nos dois intérpretes de libras sentados em cadeiras, do lado de fora do campo de futebol.

mais de cinco pessoas na foto, dois jogadores um do Corinthians e outro do São Paulo rindo um para o outro no campo de futebol.

mais de cinco pessoas reunidas em uma roda, jogadores no campo de futebol.

 jogadores durante jogo. Todos com muletas, um deles se prepara para chutar a bola.