Prefeitura de São Paulo levou acessibilidade ao Carnaval no Sambódromo e na Rua

“Samba com as Mãos” para os surdos e audiodescrição para os cegos tornaram o Carnaval da cidade mais acessível, enquanto blocos de rua tiveram intérprete em Libras

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), realizou neste ano a 5ª edição do projeto “Samba com as Mãos”, que disponibiliza vídeos com a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos 14 sambas-enredos das agremiações que pertencem ao Grupo Especial de São Paulo.

Os vídeos foram feitos em parceria com a TV Câmara. Os links já estão disponíveis nos sites das Escolas e no site e no Canal da Secretaria no YouTube. Nos dias de Carnaval, durante os desfiles os vídeos foram disponibilizados em telões no Espaço da Cidade, no Anhembi.

Os cegos contaram com audiodescrição dos desfiles, direto do sambódromo, pelas redes sociais da SMPED. Nos anos anteriores, pessoas com deficiência visual de outros Estados e de outros países, acompanharam os desfiles e comentaram nas redes sociais sobre a excelente iniciativa! O objetivo é incluir pessoas com deficiência auditiva e visual na maior festa cultural do país.

“O Carnaval, essa grande festa que faz parte da cultura brasileira, é um bom momento para aumentar a conscientização e sensibilização das pessoas sobre as questões relativas aos direitos das pessoas com deficiência. A atividade inclusiva é um grande estímulo para a participação deste público nas ações da cidade. Com o grande resultado obtido nas edições anteriores, queremos ampliar o projeto, e divulgá-lo para que mais pessoas participem e se emocionem. E esse ano também, pela primeira vez, alguns blocos do Carnaval de Rua contaram com Libras”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Para comemorar a recente conquista do Carnaval como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, as Secretarias Municipais de Cultura e da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo promoveram a peça “Clarear – Somos todos Diferentes”, do Teatro Cego, no dia 20 de fevereiro, em duas apresentações,  no Teatro Alfredo Mesquita. Um espetáculo leve e bem-humorado que mexeu com a sensibilidade de seus colaboradores.

Outra novidade neste ano foi que pela primeira vez, alguns blocos do carnaval de rua contaram com intérpretes de Libras, oferecidos pela SMPED. 

Confira: 

Mais de cinco pessoas na foto, surdos no camarote acompanham o desfile. Escola de samba passa na avenida ao fundo, destaque para um dos carros.

Duas mulheres na foto, na área reservada do camarote para pessoas com deficiência. Uma delas, está de costas e usa muletas.

Cinco pessoas na foto, entre elas o secretário Cid Torquato.

dois cegos acompanham a audiodescrição.

 Dois audiodescritores na cabine da audiodescrição, Livia Motta e César da Ver com Palavras.

Duas pessoas. Uma das assessoras da SMPED realiza via redes sociais os stories em Libras. Intérprete na foto.

Mais de 100 pessoas no camarote da Cidade da Prefeitura de SP. Telão com o “Samba com as Mãos” como destaque.

 intérprete de Libras no trio elétrico com banda.

 intérprete de Libras ao lado da cantora.