Estudantes e servidores municipais com deficiência recebem equipamentos de Tecnologia Assistiva

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo visa ampliar e fortalecer a inclusão nas salas de aulas e locais de trabalho

Segundo estimativas do IBGE, existem aproximadamente 1 milhão de pessoas com deficiência no município de São Paulo. Pensando em ampliar e fortalecer a inclusão na rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), entregou equipamentos de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência da rede municipal de ensino. O mesmo será feito para os servidores públicos da prefeitura, incluindo secretarias e empresas estatais, em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão (SG).

A entrega para os alunos foi realizada na quinta-feira (28), às 15h, no CEU Jaguaré, localizado à Av. Kenkiti Simomoto, 80.
“Estamos trabalhando para ampliar e qualificar cada dia mais o atendimento de pessoas com deficiência em todos os espaços públicos municipais. Na educação, a contratação de mais 300 estagiários para salas de aulas e o uso de tecnologia assistiva, como as que estão sendo distribuídas hoje, trarão maior independência para os nossos estudantes”, afirma o Secretário de Educação Bruno Caetano.

Os funcionários públicos receberam os equipamentos nesta terça-feira, 3, comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no CCSP – Centro Cultural São Paulo. Após a entrega, teve uma  apresentação do espetáculo teatral “Ícaro”, um monólogo formado por depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes, construído a partir da visão, experiências e percepções sobre a deficiência do autor e ator Luciano Mallmann, que também se tornou um lesado medular ao sofrer um acidente.

Ainda para comemorar a data, o Centro Cultural São Paulo – CCSP também terá a exposição fotográfica, até 23 de dezembro, realizada pela SMPED, o Femina Aurea, que, com fotos em preto e branco, retrata a beleza de mulheres com deficiência, cujas imagens propõem novos estereótipos em relação à estética social vigente. Uma das fotos acaba de ser premiada no concurso “Together for Inclusion”, como uma das dez mais lindas e inclusivas fotografias do mundo!

“Realizamos uma pesquisa com servidores municipais para entendermos as necessidades de cada um. Assim, podemos oferecer as ferramentas necessárias para que cada servidor possa executar suas atividades, promovendo melhorias expressivas que refletem no trabalho de todos: mais inclusão, agilidade e qualidade na execução das tarefas do dia-a-dia”, explica a Secretária de Gestão, Malde Vilas Bôas.

“Fornecendo o que necessitam em termos de tecnologia assistiva, minimizamos suas limitações e potencializamos suas habilidades, otimizando o processo de aprendizado, por um lado, e a performance no trabalho, no caso dos servidores”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Equipes das Secretarias envolvidas avaliaram individualmente alunos e funcionários, prescrevendo para cada um, as ajudas técnicas específicas para romper com as barreiras físicas e tecnológicas enfrentadas e garantir oportunidades em equidade com aqueles estudantes e servidores sem deficiências.

Foram entregues cerca de 1.080 equipamentos para 428 estudantes, dentre eles, destacamos: jogos educativos acessíveis ou adaptados, cadernos de pautas ampliadas, mesas táteis, ampliadores portátil, tablets, mesas escolares de regulagem, bengalas de alumínio dobrável, adaptadores para escrita, cadeirões de posicionamento, entre outros, que contribuirão com o ensino. Quanto aos servidores, serão, inicialmente, 200 pessoas beneficiadas, que receberão equipamentos como: cadeiras ergonômicas, digitalizadores, mouses, lupas, entre outros materiais.

Para falar da importância do tema tecnologia assistiva, citamos aqui a Declaração de Bolonha, da Associação para o Avanço da Tecnologia Assistiva na Europa, trata-se de uma declaração de 27 de agosto de 2019, feita na cidade de Bolonha, na Itália, com apelo à ação para melhorar o acesso a tecnologias de apoio de qualidade para o exercício dos direitos humanos fundamentais e atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável de uma forma totalmente inclusiva. Os signatários desta declaração apelam a todos aqueles que têm influência nas políticas e nas práticas relativas às tecnologias de apoio para que tomem medidas para melhorar o acesso a tecnologias de apoio de elevada qualidade para todos que delas possam beneficiar, em qualquer lugar do mundo, independentemente da sua idade, gênero, etnia, orientação sexual, ou causa de deficiência (https://aaate.net/declaracao-de-bolonha/).

 Confira as fotos dos eventos: 

no palco, secretário Cid Torquato com a secretária de Gestão Malde Vilas Boas recebem recado no telão do prefeito Bruno Covas.

banner ao fundo com informações do Programa Tecnologia Assistiva para Servidores Municipais e da peça Ícaro. Sobre a mesa, alguns equipamentos de tecnologia assistiva.

 no palco, secretário Cid Torquato com a secretária de Gestão Malde Vilas Boas e a diretora do Centro Cultural Erika Palomino.

no palco, secretário Cid Torquato com a secretária de Gestão Malde Vilas Boas e a diretora do Centro Cultural Erika Palomino um vaucher dos equipamentos para Valéria Zanchitta, funcionária da Prefeitura, representando todos os servidores.

plateia lotada. Mais de 40 pessoas no local.

no palco, o ator Luciano Mallmann, que usa uma cadeira de rodas. Um luz bem de leve está sobre ele.

no palco, o ator Luciano Mallmann com o secretário Cid Torquato, que fala ao microfone e a coordenadora de comunicação da SMPED, Ciça Cordeiro.

auditório com mais de 50 pessoas, entre elas estudantes, professores e secretários reunidos.

secretário da Educação Bruno Caetano confere as tecnologias assistivas.

secretário da Educação Bruno Caetano confere as tecnologias assistivas.

no palco, seis pessoas. Duas alunas com deficiência recebem o certificado das tecnologias assistivas dos secretários da Pessoa com Deficiência e Educação, Cid Torquato e Bruno Caetano.

 

Por Priscila Fonseca e Ciça Cordeiro

Fotos: Priscila Fonseca e Eduardo Jurado