Semana da Mobilidade propõe a pessoas sem deficiências vivenciar a mobilidade de um cadeirante

Nesta vivência, a população é convidada a experimentar a mobilidade em uma cadeira de rodas.

Sentindo na Pele é o nome de uma ação interativa que a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) promove, em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT), na próxima terça-feira (24), das 15h às 16h, dentro da programação oficial da Semana da Mobilidade 2019, que começou no dia 18 e vai até 25 de setembro.

Nesta vivência, a população é convidada a experimentar a mobilidade em uma cadeira de rodas. Assim os participantes sairão do Viaduto do Chá, em frente à sede da Prefeitura, em direção à Rua São Bento. Durante o percurso, irão passar pela Praça do Patriarca e pelo calçadão das ruas Direita, Álvares Penteado e Largo do Café.

“Só na cidade de São Paulo temos hoje em torno de um milhão de pessoas com deficiência, não tem como não falar sobre o tema na semana da mobilidade. Hoje podemos dizer que o lugar A é acessível e B também, o problema é como chegar de A até B. A ação vai mostrar as dificuldades vivenciadas por estas pessoas no dia a dia, fazendo com que passem a se preocupar com o tema e entendam mais sobre acessibilidade”, declara Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência.

O objetivo é conscientizar, através de uma inversão de papéis, sobre a importância da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência no sistema de mobilidade urbana, considerando as necessidades e particularidades de todos os cidadãos ao se locomover pela cidade.

“Fazer alguém se colocar no lugar do outro, sentindo na pele as dificuldades e os desafios pelos quais esse outro passa para se deslocar de um ponto ao outro, é a melhor forma de se conscientizar da importância do respeito às pessoas com deficiência, que também são usuárias do sistema viário”, afirma o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram.

Promovida pela Prefeitura de São Paulo, a Semana da Mobilidade 2019 é organizada pela SMT, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da São Paulo Transporte (SPTrans) e pelos departamentos de Transportes Públicos (DTP) e de Operação do Sistema Viário (DSV).

Confira a programação completa pelo site http://semanadamobilidade.prefeitura.sp.gov.br/