Conheça os vencedores da etapa brasileira do WSA 2019

Cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (28), na Expo Digitalks

A Premiação Global WSA (World Summit Award), a maior em conteúdo digital do mundo, anunciou nesta quarta-feira, 28, no Expo Fórum Digitalks, no Transamerica Expo Center, os vencedores da etapa brasileira de 2019. Foram selecionadas as melhores práticas e projetos em oito categorias. No Brasil, também há a categoria especial de Acessibilidade, que escolheu entre os inscritos o produto/conteúdo que mais se destacou pelos recursos de acessibilidade digital, tendo como referência os critérios do W3C. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O anúncio dos vencedores acontecerá em Viena, em 2020.

Trata-se de um verdadeiro festival tecnológico de diversidade, inovação, acessibilidade e inclusão. Muito mais do que premiar um trabalho de vanguarda, o WSA nasceu com o objetivo de reforçar a mensagem de que as tecnologias da informação e comunição representam, nos dias de hoje, cada vez mais, ferramental indispensável para o desenvolvimento, seja no plano pessoal, nacional ou global. Por isso, conta com o apoio da ONU e de grandes organizações e empresas internacionais. 

Confira os vencedores:

1 - Governo e participação cidadã: Casa Adaptada: Portal de notícias e informações em temas pertinentes às deficiências, com diversas editorias, entre elas, saúde e bem- estar, acessibilidade e legislação. Saiba mais: https://www.casadaptada.com.br/.

2 - Saúde e bem-estar: Vovs: Aplicativo para a contratação e ressocialização de idosos. A redução da solidão é igual à saúde do idoso. Praticar uma habilidade mantém o corpo e mente saudáveis. Boa qualidade de vida é ter relações sociais. É possível gerar renda, ocupar a mente e ser ainda mais feliz. Em áreas como culinária tradicional, manutenção de antigos eletrônicos, trabalhos manuais e tantos outros que só o tempo é capaz de explicar. Saiba mais: https://vovs.etc.br/.

3 - Aprendizagem e educação: De criança para criança: Programa multimodal de linguagens que integra as modalidades verbal, visual, gestual e sonora. Os alunos assumem o protagonismo das tarefas contando com o apoio do professor na função de mediador. Nosso objetivo é trazer para a sala de aula uma nova dinâmica para a construção do conhecimento. O resultado dessa prática é uma animação que perpetua o que foi aprendido na escola e pode ser compartilhado com todos. Saiba mais: https://www.decriancaparacrianca.com.br/.

4 - Meio Ambiente: Clube Watt: Nasceu com a vontade de tornar a forma como consumimos energia mais simples, desfazendo a ideia de que a energia renovável é complicada e cara. Desenvolvemos uma plataforma onde o acesso à energia renovável é fácil e transparente, ao alcance de qualquer pessoa. Saiba mais: https://clubewatt.com.br/.

5 - Cultura & Turismo: Turismo Adaptado: Trabalhar para promover a acessibilidade e inclusão no lazer e turismo para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e necessidades específicas. Assim trabalhamos para que dentro da área que forma o lazer e turismo, sejam eliminadas barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais (tecnologia assistiva), programáticas (normas ou regulamentos) e atitudinais. Saiba mais: http://www.turismoadaptado.com.br/.

6 - Inclusão & Empoderamento: Egalitê: Auxiliamos as pessoas com deficiência a entrar no mercado de trabalho e as empresas a cumprir a lei de cotas com um recrutamento assertivo e na construção das melhores práticas de inclusão para que as pessoas com deficiência se desenvolvam como profissionais em um ambiente de trabalho produtivo para todos os envolvidos. Acreditamos no potencial das pessoas com deficiência e no retorno que as empresas obtêm quando fazem um trabalho de inclusão de pessoas com deficiência bem feito, atento a detalhes, processos e principalmente resultados. Saiba mais: https://www.egalite.com.br/.

7 - Assentamentos Inteligentes & Urbanização: Mapa da Rede de Serviços Acessíveis: Prefeitura de São Paulo: Instrumento que disponibiliza geograficamente os equipamentos públicos acessíveis e que prestam atendimento à pessoa com deficiência em São Paulo. Possui como foco principal a simplificação, na busca pelas informações sobre acessibilidade na cidade de São Paulo. É um mapa online que traz destacados os equipamentos públicos acessíveis organizados de maneira simples para consulta e análise. Além de trazer informações como endereço e telefone para contato, traz também informações sobre a acessibilidade do local como um todo ou para tipos de deficiência, quando o local fizer tal separação. Vale ressaltar que nem todos os equipamentos são plenamente acessíveis, alguns apresentam requisitos mínimos de acessibilidade para garantir o acesso da pessoa com deficiência. Saiba mais: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/mapa_de_servicos/.

8 - Negócios e Comércio: Signa Edu: Nasceu para resolver a falta de oportunidade dos 9,7 milhões de surdos brasileiros em se capacitar e fazer cursos com qualidade, a partir da sua cultura e língua, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nós temos um compromisso forte com a educação. Com uma plataforma online adaptada e cursos produzidos didaticamente em libras e com legendas, a SIGNA capacita e prepara atualmente surdos para o mercado de trabalho, oferecendo para ele a oportunidade de aprender o conteúdo que tem interesse.
Os cursos são produzidos pela própria comunidade surda, pessoas com fluência em Libras, que possuem um conhecimento e que tem o desejo de compartilhar com outros surdos. É a comunidade ensinando a própria comunidade. Dessa forma também geramos renda extra diretamente para a rede de geradores de conteúdo, os professores. Saiba mais: http://www.signaedu.com/.

Sobre o WSA

O World Summit Awards - WSA é uma premiação global com o intuito de selecionar e promover os melhores e mais inovadores conteúdos digitais do mundo, valorizando a relevância em relação ao contexto em que foi criado, bem como a contribuição a inclusão e acessibilidade digitais.

O prêmio teve início em 2003, em Genebra, no âmbito da cúpula das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society) e vem sendo realizado a cada dois anos, sendo coordenado pelo Centro Internacional de Novas Mídias (ICNM – International Center for New Media), de Salzburg, Áustria.

Nos anos ímpares, seleciona-se o melhor conteúdo digital de forma ampla. Nos anos pares, a premiação tem como foco conteúdo e aplicativos para celulares e dispositivos móveis.

Em cada ano, a premiação final é realizada em uma cidade diferente. Em 2019, a festa aconteceu em Cascais, Portugal. Desde 2003, o Brasil faz parte desta premiação com excelentes resultados.

Placa da premiação do WSA

Muitas pessoas em um palco posicionadas para a foto, algumas seguram o troféu do WSA

CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO: https://photos.app.goo.gl/P5RAXa6HjcQm7nKN6