Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência promovido pela Prefeitura de São Paulo

Festival, que aconteceu em setembro, teve apoio de várias instituições culturais da cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), e apoio das instituições da Paulista Cultural (Casa das Rosas, IMS, Itaú Cultural, Japan House, Masp, Sesc e SESI) e outras instituições da cidade, criou o “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência”, realizado de 17 a 22 de setembro, em vários pontos da cidade.

“O corredor da Paulista Cultural foi o melhor cenário para iniciarmos o Festival Sem Barreiras. A Paulista sempre se antecipou às discussões de sociedade e da cidadania paulistana. A Paulista é lugar de cultura, de arte, de mobilidade, de acessibilidade”, declara Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

O Festival nasceu da experiência com o Programa Cultura Inclusiva, que tem como objetivo promover acessibilidade comunicacional em teatros e equipamentos municipais de cultura, oferecendo, além de acessibilidade arquitetônica, recursos de Libras, audiodescrição e legenda para munícipes com deficiência. A ideia é divulgar o importante trabalho realizado pelos artistas com deficiência, trazendo reconhecimento e visibilidade para cada um, seja no teatro, na música, dança ou em qualquer outra manifestação cultural. Através da cultura, a deficiência pode ser vista e entendida de uma outra forma, valorizando o potencial de cada pessoa.

“Hoje os guias das agendas culturais da cidade não divulgam a acessibilidade em suas programações. A inserção dos símbolos na divulgação dos eventos acessíveis facilitará a vida das pessoas com deficiência que buscam por essas informações. Queremos chamar a atenção da imprensa, falando sobre a falta que faz o uso dos símbolos comunicacionais. Sabemos que boa parte das instituições culturais da cidade já trazem programações acessíveis e isso tem que estar claro nos guias e roteiros culturais”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Nessa primeira edição do Festival, tivemos mais de 100 atrações: circo, contação de história, dança, debates, exposições, intervenções, música, oficinas, palestras, passeios, performances, poesia, teatro e visitas monitoradas. Além das instituições da Paulista Cultural, contamos com a participação de outras como: APAA, Bike Tour SP, Centro Cultural Banco do Brasil, Cia Teatral Olhos de Dentro, Instituto Tomie Ohtake, MIS, Museu do Futebol, Sala São Paulo, Santa Marcelina Cultura, SP Escola de Teatro e Tom Brasil. Todas elas já fazem espetáculos acessíveis e muitas contam com artistas com deficiência. Também tivemos o apoio do site Aplauso Brasil, primeiro site do país voltado ao teatro.

“A experiência que tivemos na última edição da Virada Cultural, deixou clara a importância da acessibilidade nos eventos, além de sua divulgação. Foram 23 palcos e 71 espetáculos acessíveis com tradução em Libras, e a grande participação de pessoas com deficiência”, declara Alê Youssef, Secretário Municipal de Cultura. 

Sobre os Símbolos de Acessibilidade Comunicacional:
Simbolo de librassímbolo de closet caption símbolo de acessibilidade audiodescrição

 

 

Com o sucesso do Cultura Inclusiva, a Prefeitura de São Paulo passa a divulgar os símbolos de audiodescrição, Libras e Closed Caption na programação cultural da cidade. A iniciativa é um estímulo para que outros equipamentos públicos e privados, além de roteiros e guias culturais, também apresentem em seus serviços os símbolos de acessibilidade comunicacional, alcançando o público de pessoas com deficiência auditiva e visual. Todos os símbolos estão disponíveis para download no site da SMPED.
 Um homem em uma cadeira de rodas motorizada olhando para fotos em preto e branco de mulheres com deficiência, da exposição Femina Aurea

#PraCegoVer: Uma área externa. Um homem coberto de tinta colorida ajoelhado sobre um enorme papel branco, derramando sobre si uma tigela de tinta, ao seu lado, outra tigela, ao fundo, uma parede pichada e bancos de madeira.

#PraCegoVer: Um palco com muitos músicos, caixas de som no chão e refletores no teto.

#PraCegoVer: Um homem em uma cadeira de rodas se apresentando em um palco, ao lado esquedo um interprete de libras.