Prefeitura leva Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiência à Subprefeitura da Penha

Projeto busca proximidade para conhecer e atender a população com deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Subprefeituras (SMPR) e com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), leva às Subprefeituras serviços e informações à população com deficiência e suas famílias, de cada região da cidade.

A Caravana já passou pelas Subprefeituras de São Miguel, Freguesia Brasilândia, M’Boi Mirim, Lapa, Itaquera, Perus e Cidade Tiradentes, atendendo mais de 600 pessoas com deficiência.

A Subprefeitura da Penha recebeu nos dias 26 e 27 de junho os serviços, dos quais destacamos, BPC via Cadastro Único, Tarifa Social, Vagas de Emprego, Bilhete Único Especial, Cartão DEFIS, certificado de isenção militar, Atende+ e Cadastro de estudantes com deficiência no CIEE.

Para facilitar o atendimento ao público surdo e com deficiência auditiva, a Subprefeitura da Penha já conta com um posto de atendimento da Central de Intermediação em Libras (CIL), que é administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Trata-se de um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos em tempo real.

Os funcionários da Subprefeitura também receberam treinamentos e orientações para atender as pessoas com deficiência. Houve um canal de comunicação da Subprefeitura direto com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) para esclarecer eventuais dúvidas.

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pela população com deficiência. Recebemos em nossa Secretaria muitas demandas e, atualmente, a maioria dos serviços já são oferecidos nas Subprefeituras. A ideia da caravana é justamente orientar e facilitar a vida das pessoas, sem que elas tenham que se deslocar até o centro da cidade. Além disso, queremos também orientar os funcionários, para que saibam como atender as pessoas com deficiência”, declarou Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

 mais de dez pessoas na foto. A assesora técnica da SMPED, Priscila Ferreira, realiza um atendimento, na Subprefeitura da Penha.