A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Subprefeituras (SMPR) e com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), leva às Subprefeituras serviços e informações à população com deficiência e suas famílias, de cada região da cidade.
A Caravana já passou pelas Subprefeituras de São Miguel, Freguesia Brasilândia, M’Boi Mirim, Lapa, Itaquera, Perus e Cidade Tiradentes, atendendo mais de 600 pessoas com deficiência.
A Subprefeitura da Penha recebeu nos dias 26 e 27 de junho os serviços, dos quais destacamos, BPC via Cadastro Único, Tarifa Social, Vagas de Emprego, Bilhete Único Especial, Cartão DEFIS, certificado de isenção militar, Atende+ e Cadastro de estudantes com deficiência no CIEE.
Para facilitar o atendimento ao público surdo e com deficiência auditiva, a Subprefeitura da Penha já conta com um posto de atendimento da Central de Intermediação em Libras (CIL), que é administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Trata-se de um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos em tempo real.
Os funcionários da Subprefeitura também receberam treinamentos e orientações para atender as pessoas com deficiência. Houve um canal de comunicação da Subprefeitura direto com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) para esclarecer eventuais dúvidas.
“Sabemos das dificuldades enfrentadas pela população com deficiência. Recebemos em nossa Secretaria muitas demandas e, atualmente, a maioria dos serviços já são oferecidos nas Subprefeituras. A ideia da caravana é justamente orientar e facilitar a vida das pessoas, sem que elas tenham que se deslocar até o centro da cidade. Além disso, queremos também orientar os funcionários, para que saibam como atender as pessoas com deficiência”, declarou Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.