PREFEITURA DE SÃO PAULO

Dicas e informações sobre pessoas com deficiência

03/06/2020 10h00

TERMINOLOGIA

Os profissionais de comunicação podem contribuir para a efetiva inclusão da pessoa com deficiência ao disseminar as informações e terminologias mais atuais e adequadas sobre o tema. Isso ajuda a vencer as barreiras do preconceito e da discriminação.

Pessoa com deficiência!

Há uma associação negativa com a palavra “deficiente”, pois denota incapacidade ou inadequação à sociedade. A pessoa não é deficiente, ela “tem uma deficiência”. No texto aprovado pela Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidades das Pessoas com Deficiência, em 2006, estabeleceu-se a terminologia mais apropriada: PESSOA (S) COM DEFICIÊNCIA.

Necessidades especiais?

É importante combatermos expressões que tentem atenuar as diferenças, tais como: “pessoas com capacidades especiais”, “pessoas especiais” e a mais famosa de todas: “pessoas com necessidades especiais”. As “diferenças” têm de ser valorizadas, respeitando-se as “necessidades” de cada pessoa.

Portador (a)?

A condição de ter uma deficiência faz parte da pessoa. A pessoa não porta uma deficiência, ela “tem uma deficiência”.

Deficiência intelectual não é sinônimo de doença mental. A deficiência se refere a um comprometimento intelectual com inúmeras origens e associado à capacidade da pessoa responder às demandas da sociedade. Não há cura para a deficiência intelectual e nem mesmo pode ser controlada com medicamentos. Na doença mental, a pessoa tem sofrimento psíquico, como depressão, síndrome do pânico e esquizofrenia, configurando-se como um quadro psiquiátrico, passível de controle ou cura por meio de remédios e terapias.

Não existe surdo-mudo, mas apenas surdo. A pessoa que nasce surda tem a capacidade de aprender uma linguagem oral, mas é comum que tenha na Língua Brasileira de Sinais – Libras uma opção de comunicação. Há, ainda, surdos oralizados que se comunicam pela leitura labial ou são implantados – implante coclear – e não utilizam a Libras como forma de comunicação.

Nem todo cego sabe ler braile. Nem todo surdo sabe Libras. Nem toda pessoa com deficiência é “coitadinha” nem é “super esforçada e eficiente”. Generalizações não podem ser empregadas às pessoas com deficiência, assim como não se deve generalizar as demais pessoas. Pessoas, com ou sem deficiência, têm suas habilidades, vocações, falhas e defeitos por simplesmente tratar-se de humanos.

As expressões “anomalia genética” ou “doença genética” devem ser evitadas. Utilize “síndrome genética”, “alteração genética” ou “condição genética”.

Como em qualquer outra matéria, evite generalizações para se referir às pessoas com deficiência, por exemplo, dizer que todas as pessoas com síndrome de Down têm talento artístico ou toda pessoa com deficiência visual tem audição apurada. As pessoas com deficiência são, acima de tudo, pessoas, com falhas de caráter, talentos e aptidões, como qualquer outra.

Evite supervalorizar a pessoa com deficiência bem sucedida e que supera as limitações. Nem todos seguem o mesmo caminho e quem não conseguiu superar as próprias limitações pode se sentir minimizado. Sociedade inclusiva é aquela onde o “herói” é apenas uma entre muitas possibilidades.
 

TIPOS DE DEFICIÊNCIA

Deficiência Física - Engloba vários tipos de limitações motoras, como paraplegia, tetraplegia, paralisia cerebral e amputação.

Deficiência Intelectual – Limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que aparecem nas habilidades conceituais, sociais e práticas, antes dos 18 anos. A pessoa com deficiência intelectual não é necessariamente considerada incapaz de exercer sua cidadania.

Deficiência Auditiva – Redução ou ausência da capacidade de ouvir determinados sons em diferentes graus de intensidade. Não é correto utilizar o temo surdo-mudo. A pessoa surda “fala” em sua própria língua e com terapia fonoaudiológica pode desenvolver a fala oral.

Deficiência Visual – Redução ou ausência total da visão, podendo ser dividida em baixa visão ou cegueira. O termo cego pode ser utilizado normalmente.

Surdocegueira – Deficiência única, que apresenta a perda da visão e da audição concomitantemente em diferentes graus.

Deficiência Múltipla – Associação de duas ou mais deficiências. Ex: deficiência intelectual associada à deficiência física.

Mais informações: Dicas de Relacionamento Pessoas com Deficiência

DICA DE RELACIONAMENTO

FATOS SOBRE A COMUNIDADE SURDA

 

PESSOAS SURDOCEGAS

Conheça algumas curiosidades e comunicação com pessoas surdocegas:

 

DEFICIÊNCIA VISUAL 


plano de fundo a foto de um parque com árvores ao redor. Uma pista, no centro, com um piso tátil na cor azul. Sobre a foto, o texto: "Você sabe quais são os tipos de pisos táteis? Abaixo, do lado esquerdo, na cor azul, o piso tátil de alerta. Lado direito, também na cor azul, o piso tátil de direcional. Logotipo, no rodapé, lado direito, Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.


O piso tátil tem o objetivo de orientar pessoas com deficiência visual. Sua função é alertar os obstáculos existentes no caminho.

Existem dois tipos:

 Piso Tátil Direcional: apresenta como relevo faixas paralelas. Ele indica o caminho que o cego deve fazer para chegar aos locais, como o metrô, por exemplo.

Piso Tátil de Alerta: caracterizado por apresentar relevos semelhantes a moedas em sua superfície. Ele indica ao usuário um obstáculo, sendo colocado de maneira transversal ao piso direcional. Pode indicar plataformas de metrô, escadas, rampas, entre outros.


BENGALAS

Destaque para o texto, no topo da imagem: Você Sabia? São 3 cores diferentes de bengalas para pessoas com deficiência visual. No centro, a ilustração com três símbolos de acessibilidade da pessoa com deficiência visual, as bengalas estão nas seguintes cores: branca (cego), verde (baixa visão) e branca e vermelha (surdocego). Rodapé, lado direito, o logo com o brasão Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência


Você sabia que existem três tipos de bengalas para pessoas com deficiência visual?

São definidas por cores:

Segurança, autoconfiança, autonomia e independência são naturalmente proporcionadas para as pessoas com deficiência visual, por meio da bengala. Instrumento básico de locomoção e de extrema importância na garantia, principalmente no direito de ir e vir.

 

CÃO - GUIA

Cães-guias têm a função de oferecer a pessoa com deficiência visual segurança na locomoção, melhora do equilíbrio emocional e a socialização. 

 
 

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

 

 

 ACESSIBILIDADE DIGITAL

EVENTOS 

SERVIÇOS

 Diversidade e inclusão na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Diversidade e inclusão na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - plano de fundo azul escuro. Sobre a foto, lado esquerdo, no topo, o logotipo com o brasão Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência e texto de destaque: Diversidade na SMPED. No centro, a ilustração de seis pessoas, duas mulheres e quatro homens, uma mulher usa uma cadeira de rodas, um homem usa bengala. Ao redor da ilustração, dentro de círculos e fora deles as informações: 14 servidores e 14 estagiários – 45% com deficiência; 62 pessoas – 48 servidores e 14 estagiários – 19% negros e pardos – 6 servidores e 6 estagiários; 15 servidores e 7 estagiários – 35% homens; 7% LGBTI+; 65 % Mulheres – 33 servidoras e 7 estagiárias. Rodapé, texto com destaque: Pessoas com Deficiência – mais informações – 18 pessoas: 65% - Símbolo Internacional de Acesso - Física; 6 pessoas: 22% com símbolo deficiência auditiva; 4 pessoas: 14% símbolo da pessoa com deficiência visual. - Fonte Recursos Humanos SMPED Abril/2020.

 

 

 

 plano de fundo lilás com um pássaro sobre o fundo. No topo da imagem, o logotipo do Atende+ com um pássaro sobre a letra "A" e um símbolo de acessibilidade no lugar da letra "e". Abaixo, o texto: Como me cadastrar? No centro, a foto de uma das vans do serviço. Rodapé, lado direito, o logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 ilustração bem colorida. Duas pessoas, uma sem deficiência e outra em uma cadeira de rodas, fazem sinal para o ônibus parar. O ônibus, cor azul, passa na avenida e para. Atrás deles tem uma casa. Sobre a foto, no topo, lado esquerdo, o texto: Pessoas com Deficiência podem descer fora do ponto de ônibus. Rodapé, lado esquerdo, o logotipo: Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

?? Para ter acesso aos serviços de  reabilitação da rede pública de saúde, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa, onde será realizada uma avaliação para encaminhamento aos Centros Especializados em Reabilitação (CER).   ? Após a entrada, a continuidade do acompanhamento será realizada juntamente à UBS e aos outros pontos de atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência: http://bit.ly/2Znhtqe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

plano de fundo, um pouco desfocado, o interior de um ônibus vazio com bancos e uma catraca. Sobre a foto, acima, o texto: Como solicitar o Bilhete Único Especial. Próximo ao rodapé, uma mão segura um bilhete único especial sem foto. Rodapé, lado direito, o logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

foto de Luise Gonçalves, que tem deficiência visual, segura um livro e aponta um dos dedos para a página. Ela usa um óculos scanner, que transforma textos em áudio. Ela está em uma biblioteca. —

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

plano de fundo um asfalto com uma faixa amarela. Sobre a foto, o texto citado na publicação com todas as informações, como destaque. Abaixo, uma tela de celular aberta com três símbolos de acessibilidade. Ainda, sobre uma faixa cinza transparente, as informações para cadastro, já na publicação. Rodapé, os logotipos: DSV, Cidade de São Paulo Transportes e Pessoa com Deficiência. —

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 sobre uma mesa vários materiais escolares espalhados: canetas, tesouras, réguas, tintas e marcadores de texto. No centro, em uma folha, o texto: Como matricular uma criança com deficiência na rede municipal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

plano e fundo na cor azul claro, uma mão segura uma casinha e entre os dedos da pessoa tem uma chave. Na frente da casa, na parede, tem o desenho com símbolos de acessibilidade. No topo da imagem, destaque para o texto: Cadastro na demanda oficial por habitação em São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

foto de uma cadeira de rodas, apena s o lado esquerdo. Foco na mão de uma pessoa conduzindo a cadeira. Lado esquerdo, o texto: Solicitação de Cadeira de Rodas na Rede Municipal. —

 




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ilustração de uma família: dois idosos, um está em uma cadeira de rodas, dois homens, um segura um bebê no colo, uma menina e um cachorro. No topo da imagem, destaque para o texto: Se eu arrumar um emprego, perco o benefício? Rodapé, lado direito, o logotipo do BPC e lado esquerdo, Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

plano de fundo, a foto de uma mulher com um celular em uma das mãos. A tela está ligada e um dos intérpretes de libras da CIL, se comunica com ela. Sobre a foto, lado esquerdo, o logotipo da CIL, App Store e Google Play. Abaixo, do mesmo lado, o texto, dentro de um círculo com fundo preto: Ele permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos com a ajuda de um intérprete de libras. Acima, lado direito: Baixe o aplicativo CIL - SMPED sem gastar o seu pacote de dados. Rodapé, lado direito, o logotipo com o brasão Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

plano de fundo a foto de um estacionamento. Dois carros estacionados, um deles está em uma vara reservada com um adesivo sinalizando. Sobre a foto, o texto que está na publicação. Rodapé, lado direito, logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

arte com todos os símbolos de acessibilidade.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 ilustração de um menino fazendo um sinal em libras. Lado direito, destaque para o texto: Educação Bilíngue para Surdos. Abaixo, no rodapé, o logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.  sobre um plano de fundo azul claro, no centro, a logomarca do festival representada pelo símbolo de localização do Google Maps, cor rosé: Sem Barreiras. Texto abaixo: Festival de acessibilidade e artistas com deficiência.sobre um plano de fundo branco, a ilustração: Eu (um coração vermelho) e um cão-guia ao lado. Mais abaixo, ícones de ossinhos próximo de cada dica: "Não toque no cão quando estiver usando a guia!; Cão-guia é um cão de trabalho e não de estimação!; Por favor, não ofereça alimentos ao cão-guia!; Ele é autorizado a entrar em qualquer transporte! - Lado direito, ícones de patinhas ao redor. Denúncias sobre problemas com táxis e ônibus: DISQUE 156 ou www.sp156.prefeitura.sp.gov.br - lado direito logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 sobre um plano de fundo com listra azul claro e uma faixa amarela e o asfalto, o texto: isenção de rodízio de veículos para pessoas com deficiência e outros serviços de trânsito já podem se solicitados pelo Portal SP 156 (letras com destaque na cor azul) acima pequenos ícones de um telefone, a tela de um computador e um celular. Logotipo no rodapé: Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

plano de fundo, um pouco desfocado, o interior de um ônibus vazio com bancos e uma catraca. Sobre a foto, acima, o texto: O Bilhete Único Especial é pessoal e intransferível. Próximo ao rodapé, uma mão segura um bilhete único especial sem foto. Rodapé, lado direito, o logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

nove quadrados formam a foto. 1ª foto: um ícone de localização com um símbolo de acessibilidade. 2ª foto: entrada da Biblioteca Mário de Andrade. 3ª foto está escrito com destaque: Na cidade. 4ª foto: auditório da Sala São Paulo com apresentação de uma orquestra. 5ª foto a palavra São Paulo. 6ª foto: entrada do Museu do Futebol. 7º o texto: Conheça os pontos acessíveis acessando nossas redes sociais: facebook, twitter e instagram: smpedsp. 8ª foto: entrada do MAM - Museu da Arte Moderna. 9º o logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 plano de fundo azul claro, com uma hashtag na cor branca, enorme. Lado esquerdo e direito, a ilustração de dois jovens com deficiência visual. Abaixo, destaque para o texto: #PraCegoVer com o o logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 ao redor da ilustração, vários quebra-cabeças coloridos. No centro, o texto: aprova padronização do Símbolo do Transtorno do Espectro Autista em placas de atendimento prioritário - lado direito, o símbolo da fita com quebra-cabeças coloridos. Rodapé, lado direito, o logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência. —

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

uma jovem se apoia atrás de uma parede. Ela sorri, está de frente para a foto, levanta um dos braços e aponta um dedo para os símbolos de acessibilidade que estão na parede e com o texto: Vagas de emprego para pessoas com deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

gráfico ilustrativo com informações gerais sobre pessoas idosas com deficiência, em São Paulo, capital. Sobre um plano de fundo azul escuro, lado esquerdo, o logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência, lado direito, o texto: Dia 1º de Outubro Dia Mundial do Idoso. Ainda do lado direito, a ilustração de dois idosos, com bengalas, sobre uma faixa de pedestre. Na mesma ilustração, com destaque em amarelo, um gráfico em formato de torres, com símbolos de acessibilidade: pessoas com deficiência na cidade de São Paulo que são idosas: 9,68% com deficiência intelectual; pessoas com deficiência auditiva: 17,5%; pessoas cegas: 35,5%; pessoas com deficiência física: 37,32%. Lado esquerdo, outra ilustração com dois idosos sentados em um sofá, no topo, o texto: Total de pessoas com deficiência no município de São Paulo: 810.000 – ao lado de um mapa de São Paulo laranja com fundo azul claro, formando um papel aberto. Lado direito, ainda, outra ilustração com uma idosa que se apoia em um rapaz, ela usa bengala. Eles estão sobre um gráfico no formato de uma pizza. Ao lado, o número 50% com destaque na cor laranja. No topo, o texto: pessoas idosas com deficiência representam quase e o número citado. Abaixo, a primeira coluna com os dados e as outras colunas: Tabela com faixa etária por tipo de deficiência em idosos no município de São Paulo: 80 anos (ou mais) intelectual: 11.844, auditiva: 24.2169, visual: 31.512, motora: 46.036; 70 à 79 anos: intelectual: 10.283, auditiva: 17.883, visual: 38.510, motora: 42.476; 60 à 69 anos: intelectual: 10.326, auditiva: 16.489, visual: 48.951, motora: 36.435; Total: intelectual: 32.453, auditiva: 58.641, visual: 118.973, motora: 124.947.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

plano de fundo com várias fotos das instalações da CIL nos CRAS e CREAS. Sobre as fotos, um sombreado na cor azul. Texto com destaque, no centro da foto: CRAS e CREAS com postos de atendimento da CIL - Central de Intermediação em Libras. Rodapé, lado direito, o logotipo com o brasão Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

plano de fundo a foto da central com baias de atendimento e funcionários na central. Lado direito, foco de uma mão que segura um celular e com a tela ligada na Central de Intermediação em Libras com um intérprete que se comunica com um munícipe. Sobre a foto, com bordas e fundo azul escuro, o texto: COMUNICADO - Agora a CIL está disponível 24 horas. A Central de Intermediação em Libras (CIL) permite que pessoas com deficiência auditiva e surdos tenham acesso aos serviços públicos na cidade de São Paulo por meio vídeochamada.Lado direito o símbolo de acessibilidade da Libras ao lado do logotipo com o brasão Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

plano de fundo uma avenida com prédios e luzes coloridas, em ambos os lados da foto. Sobre a foto, lado esquerdo: Está com dúvidas ao construir ou reformar sua calçadas? Foto do código: escaneie para ter acesso as Cartilhas. Versão Digital da Cartilha em: http://bit.ly/livretocalcadassmped_01-20. Se em sua calçada for realizada uma obra de acessibilidade, envie fotos pata publicarmos em nosso álbum no facebook, calçada amiga da pessoa com deficiência,imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br. Lado esquerdo, foto da cartilha: Calçadas – ilustração de uma cidade com pessoas com deficiência nas calçadas. Texto: Ação Educativa de Acessibilidade - Programa Acessibilizando São Paulo: Sensibilização da população sobre a importância de uma calçada adequada para todos, segundo os critérios da Norma ABNT NBR 9050;2015 e ABNT NBR 16537-2016 e do Decreto Municipal n° 58.611/2019. Rodapé, os logotipos: CPA Comissão Permanente de Acessibilidade e Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

plano de fundo a foto de um estacionamento. Dois carros estacionados, um deles está em uma vara reservada com um adesivo sinalizando. Sobre a foto, o texto que está na publicação. Rodapé, lado direito, logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

plano de fundo a foto com foco nos faróis de um carro, parte de trás, com um símbolo de acessibilidade da pessoa com deficiência auditiva, adesivo. Sobre a foto, o texto, lado direito: Isenção de rodízio municipal de veículos conduzidos por pessoas com deficiência auditiva ou por quem as transporte. Abaixo, a placa: Brasil – Agora é livre! Rodapé, lado esquerdo: À partir de 23 de janeiro de 2020. Lado direito, o logotipo: Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

foto de plano de fundo um estacionamento com vagas reservadas. Primeiro plano, uma mão segura um Cartão Defis. No topo da imagem, destaque para o texto: Solicitação de Cartão Defis pela internet. Rodapé, o logotipo: Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

destaque para o martelo de madeira do juiz. Lado esquerdo, o texto: Precisa de orientação ou apoio jurídico? Rodapé, lado direito, logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na imagem, no topo o logotipo do Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência.  Abaixo uma foto de jovens em volta de uma mesa de reunião.  Abaixo escrito: Não perca a oportunidade, estamos contratando estagiários com deficiência, cursando: administração, arquitetura, ciências contábeis, direito, enfermagem, engenharia civil, gestão pública, jornalismo, pedagogia, psicologia, serviço social e tecnologia da informação.  Envie seu currículo com laudo para: estagiosmped@prefeitura.sp.gov.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sobre um plano de fundo branco, a ilustração de um mapa, representando o Google Maps, com um ponto sinalizando um local. Ao redor, três símbolos de acessibilidade. Lado esquerdo, no topo da imagem, o texto: Mapa de Serviços Acessíveis. Rodapé, lado direito, o logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

plano de fundo branco e verde água. Topo da imagem, destaque para o texto: Estágios na Rede Municipal de Ensino. Centro, a ilustração de quatro estudantes vibrando e pulando com livros, bolsas e mochilas. Lado direito, o logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

plano de fundo branco com vários pessoas com e sem deficiência reunidas, uma ao lado da outra. Abaixo, dentro de um quadrado com plano de fundo azul, destaque para o texto: Como busco apoio da Assistência Social? Rodapé, no centro, logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.