Prefeitura de São Paulo promove Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados

Torneio reuniu 12 equipes e teve como objetivo estimular práticas de esporte e inclusão na cidade

A cidade de São Paulo recebeu o Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados 2018, entre os dias 15 e 18 de novembro. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer (SEME) e da Pessoa com Deficiência (SMPED) e pela Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Físicos (ABDF).

O torneio foi realizado simultaneamente no Centro Paralímpico Brasileiro, no Centro Esportivo Santo Amaro e no Parque Ibirapuera. O Campeonato também contou com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude e da Federação Paulista de Futebol. A entrada para todos os jogos foi gratuita e aberta ao público amante de futebol.

Os confrontos foram definidos na véspera do Campeonato, no dia 14 de novembro, em sorteio na sede da Federação Paulista de Futebol. Os 12 times foram: Corinthians Mogi, Aparecidense, ADFEGO-Goiás, São Paulo Futebol Clube, Instituto Só Vida, Ponte Preta, Adesul Fortaleza, AMDA Minas, Assama Maringá, Bahia, Tigres da Bahia e Faro Rio das Ostras.

A abertura foi no último dia15 com jogos simultâneos no Centro Paralímpico Brasileiro, no Centro Esportivo Santo Amaro e no Parque Ibirapuera. Na primeira fase, as equipes foram divididas em dois grupos e se enfrentaram em cinco rodadas. 

O Centro Esportivo Santo Amar recebeu as semifinais entre os primeiros e segundos colocados dos dois grupos. As disputas pelo terceiro e quarto lugares e a grande final foram no domingo, 18, no Parque Ibirapuera com o Corinthians Mogi campeão do Campeonato, o ADFEGO Goiás em segundo e o ADESUL Fortaleza na terceira posição. 

A cerimônia de premiação contou com a presença do Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência Cid Torquato, o Secretário Municipal de Esportes e Lazer João Farias e o Secretário Estadual de Esportes Cacá Camargo. Em seguida teve apresentação do MC Billy Saga, ativista do direito das pessoas com deficiência e com duas décadas de história no rap.

“Nosso objetivo é difundir a prática esportiva para pessoas com deficiência como um vetor de inclusão. E mais: mostrar que o futebol, o esporte mais amado e praticado em todo o país, também está alinhado à causa”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Confira abaixo as fotos do evento: 

Jogadores amputados durante competição. Campo de futebol é aberto com gramado e árvores ao redor.

Jogador Rogerinho do Corinthians com o Secretário Cid Torquato e o estagiário de fotografia Gabriel.

Jogadores amputados durante competição. Campo de futebol é aberto com gramado e árvores ao redor.

Time do Corinthians e equipe técnica reunidas no campo de futebol com a faixa de campeão.

Jogadores amputados durante competição. Campo de futebol é aberto com gramado e árvores ao redor.

Corinthians campeão do campeonato. Todos estão sorrindo, vibrando e com faixas. Secretários Municipais e Estadual reunidos no local.

Jogadores recebem troféu no palco.

Jogadores recebem troféu no palco.

Jogadores recebem troféu no palco.

O rapper e cantor Billy Saga no palco.

Equipe da SMPED com o Secretário Cid Torquato.

Mais fotos do Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados.