Nova Avanhandava: rua torna-se símbolo do Centro recuperado

Transformada graças a uma parceria entre a iniciativa privada e a Prefeitura, a rua Avanhandava será reinaugurada dia 20 de janeiro totalmente reformada e com novos estabelecimentos gastronômicos e culturais.

A vocação desta pequena rua do Centro de São Paulo é clara. Cercada de hotéis, teatros, casas de espetáculos, e endereço de alguns dos mais conhecidos e prestigiados restaurantes da cidade, ela vem se firmando nos últimos anos como pólo turístico, gastronômico e artístico da maior capital brasileira. É visitada todos os meses por cerca de 50 mil pessoas, das quais mais de 60% são turistas.

No dia 20 de janeiro, às 12h, a Avanhandava será entregue aos paulistanos remodelada por novo projeto urbanístico e paisagístico, com direito a fontes e um pórtico de entrada, no acesso pela rua Martins Fontes.

A reforma, encabeçada pela subprefeitura da Sé e a Associação dos Restaurantes da Rua Avanhandava - à frente da qual está Walter Mancini, proprietário dos restaurantes Famiglia Mancini, Walter Mancini Ristorante e Avanhandava 34 -, com apoio da Visanet, vai transformar a rua em um aprazível local de passeio.

O trecho entre as ruas Martins Fontes e Martinho Prado teve o piso da calçada e da rua trocado por ladrilho intertravado, em várias cores, recebeu um projeto de paisagismo e passou por reforma no sistema hidráulico, de maneira a permitir melhor escoamento das águas pluviais.

O projeto de revitalização da rua passou ainda pelas mãos da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão ligado à Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, onde recebeu orintação para atender as condições de acessibilidade necessárias às vias públicas, segundo normas brasileiras. Ou seja, mais de 3 milhões de paulistanos que têm deficiência ou mobilidade reduzida podem circular livremente pelo boulevard que está livre de obstáculos (degraus ou desníveis) e repleto de rampas de acesso, inclusive aos estabelecimentos, privilegiando a circulação de quem anda, por exemplo, em cadeira de rodas; conta também com piso tátil de alerta e contrate de cores no piso para segurança de pessoas com deficiência visual.

“A rua foi escolhida por sua importância turística e visibilidade, e a idéia é torná-la um exemplo e uma alavanca do que é possível fazer pelo Centro”, diz Mancini, entusiasta do projeto de revitalização do Centro de São Paulo, do qual faz parte o italianíssimo e histórico bairro do Bixiga, onde está a Avanhandava. “Também é uma amostra do que a iniciativa privada pode e deve fazer pela cidade”, diz ele. “Não é mais possível imaginar que o seu negócio é da porta para dentro, ignorando a rua e o entorno”, acrescenta.

Para o secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo, esta iniciativa contribui muito para o desenvolvimento da região. "O trabalho em cojunto entre Governo e iniciativa privada é fundamental para que o Centro passe por uma verdadeira transformação. A Avanhandava é um exemplo do que podemos melhorar unindo forças", afirma Matarazzo.

Junto com a reforma, Mancini inaugura três novos estabelecimentos inspirados no caráter boêmio e artístico da rua: a Calligraphia Galeria de Arte, misto de loja e espaço cultural dedicada às artes gráficas e sobre papel; Jeremias, O Bar, em homenagem ao antológico personagem de Ziraldo “Jeremias, O Bom”, e a lanchonete Central 22, que servirá lanches como o tradicional sanduíche de pernil.

Jeremias, O Bar, cujo nome foi sugerido pelo próprio Ziraldo, tem suas paredes forradas por cartuns e desenhos dos personagens do cartunista e de outros desenhistas, além de um espaço preparado para atrações musicais, equipado com piano meia-calda.

Uma rua para o pedestre

Veículos de todos os tipos, pedestres e pessoas com mobilidade reduzida têm na nova rua Avanhandava um raro espaço de convivência harmoniosa. Isto porque a reforma da rua foi feita de maneira a observar as normas mais avançadas de acessibilidade e sob um novo conceito de amenização do trânsito, o traffic calming.

Adotado em praticamente toda a Europa e em várias cidades dos Estados Unidos, traffic calming é um conjunto de medidas que visa diminuir os acidentes e estragos ambientais provocados pelo fluxo intenso de automóveis. A entrada da rua Avanhandava, antes com 38 metros de largura, foi reduzida para seis, e o piso foi erguido ao nível da calçada, ou seja, é mais alto que o da pista da rua Martins Fontes. Com isso, logo ao entrar na rua, o veículo é obrigado a reduzir sua velocidade. A conseqüência é o aumento de segurança para os pedestres. Em vários pontos da rua o desnível entre a calçada e a rua é mínimo, em outros é inexistente, o que facilita a vida das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A secretária da Pessoa com Deficiência, Mara Gabrilli, elogia essa iniciativa pois mostra, na prática, que transformar a cidade com beleza, desenvolvimento e acessibilidade é um projeto possível. "A Avanhandava ficou bonita, charmosa e acessível para as pessoas com deficiência. É um exemplo de rua que deve ser expandida por toda São Paulo pois combina revitalização com segurança e inclusão. Nossa cidade precisa disso!", complementa.

Inauguração da nova rua Avanhandava, sábado, 20 de janeiro

Programação:

12h - Inauguração da rua, com a presença do prefeito Gilberto Kassab, Andrea Matarazzo, Mara Gabrilli, além de Walter Mancini, entre outros empresários, autoridades e artistas.

12h - Inauguração da Calligraphia Galeria e Loja de Arte e das exposições "São Paulo Centro" e "Manequim Arte

12h30 - Abertura do Jeremias, O Bar, com o lançamento do livro "Jeremias, O Bom", presença do autor Ziraldo e tarde de autógrafos.

10h às 16h30 - Atividades realizadas pela Associação Cidade Escola Aprendiz: Oficinas de artes (papel reciclado e mosaico); apresentação musical com o grupo Jovens Mestres (às 11h e às 13h) e pocket show do Grupo Circo do Aprendiz (14h).

Mais informações:

CLARA Comunicação
Neide Costa/ Daniele Merola / Clarice Caldas
Tel: (11) 3667-9136, 3667-4065
E-mail; clara@claracomunicacao.com.br

Subprefeitura da Sé
Assessoria de Imprensa
<www.prefeitura.sp.gov.br>
(011) 3329 8100 / 8176 / 7207 2265