Auditorias

A auditoria pública é uma ferramenta de gestão que serve de apoio à gestão das políticas públicas, fornecendo aos gestores importantes informações para o aprimoramento do gasto público, a melhoria de processos, a detecção de falhas/erros de execução.

Conceitos:

Inspeções*: Consiste na verificação de bens ou documentos, no âmbito do trabalho de auditoria. Os diversos tipos de inspeções agrupam-se sob dois conjuntos principais: inspeção física e inspeção documental.

Prestações*: Documento técnico emitido e formalizado sobre a gestão, a aplicação e/ou execução de recursos oriundos das receitas próprias, de convênios ou de qualquer outra origem, que deva ser demonstrado e comprovado pelo gestor responsável de acordo com os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência, com vistas a demonstrar a boa aplicação dos mesmos.

Tomada de Contas**: A tomada de contas ocorre quando uma pessoa física, órgão ou entidade der causa de perda, extravio ou outra irregularidade que resulte em dano aos recursos financeiros do poder público. Também acontece nos casos em que a legislação específica não obrigar o responsável a prestar contas, ou quando o exigir e o mesmo não a fizer.

*Fonte: Manual de Auditoria Interna - UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
**Fonte: Audin - UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Confira as auditorias realizadas em outros órgãos e entidades da administração direta e indireta.

 

Período de realização: 17/03/2017

Objetivo da auditoria: Análise do Contrato nº. 002/SMPED/2015 – Contratação de serviços para implementação, operação e gestão continuada de Central de Interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) – PA nº. 2014-0.277.500-4.


Ofício SSG-GAB nº. 8133/2017
Processo TC nº. 72.004.400.16-52