Obras da nova Santo Amaro não param nos finais de semana

*Atualizado em 28/09/2023

Quem circula pela Avenida Santo Amaro, no trecho compreendido entre a Av. Juscelino Kubitscheck e a Rua Afonso Brás, pode perceber que até mesmo aos finais de semana as obras de requalificação da via estão em ritmo acelerado.

Neste último sábado (16/09), diversos trabalhadores do consórcio que está executando as obras e das concessionárias Enel, Telecom e Sabesp estavam espalhados ao longo da via para realizar obras de drenagem, enterramento de fios, locação de ponto potográfico para passagem de tubulação de drenagem de águas pluviais e abertura de valas para execução dos serviços.

No trecho compreendido entre as ruas Afonso Brás e Baltazar da Veiga, funcionários trabalharam no sistema de drenagem de águas pluviais. No mesmo trecho, funcionários da Telecom trabalharam no enterramento de fios de telecomunicações.

No trecho compreendido entre as ruas Baltazar da Veiga com Brás Cardoso, funcionários da Sabesp atuaram no sistema de drenagem da via.

Já no trecho compreendido entre a rua Domingos Fernandes com Doutor Alceu de Campos, funcionários atuaram nas obras de locação de ponto potográfico para passagem de tubulação de drenagem de águas pluviais, no chamado trabalho de análise de campo.

No trecho compreendido entre as ruas João Lourenço e Correia de Oliveira, os serviços de enterramento de fiações da Enel já foram concluídos.

Já entre as ruas Professor Filadelfo com Bastos de Pereira, funcionários trabalharam no enterramento de fiações da Enel.
No quarteirão da Av. Juscelino Kubitscheck com a Av. Santo Amaro, funcionários trabalhavam na escavação de vala para passagem de tubulação de drenagem de águas pluviais com execução de poços.

Os principais desafios da obra são referentes aos impactos no trânsito. A complexidade da obra envolve, principalmente, a compatibilização das diversas interferências no subsolo, motivo pelo qual foi necessária a ampliação das interdições na via, para que o consórcio e as concessionárias Enel, Sabesp e Telecom possam avançar com seus trabalhos com segurança e mais agilidade. As obras preveem instalação de dutos subterrâneos, reconstrução do sistema de drenagem da Avenida Santo Amaro, reforma do corredor e revitalização dos pontos de ônibus, nova iluminação de LED, alargamento das calçadas, além do aperfeiçoamento do sistema de esgoto e coleta de água.

Os processos de desapropriação dos imóveis da avenida Santo Amaro, do trecho entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a Rua Afonso Braz, estão em andamento. No entanto, vale ressaltar que esses processos não interferem na evolução da obra.

Com o aumento das frentes de trabalho e reforço do efetivo, as obras da primeira etapa no trecho compreendido entre a Rua Afonso Brás e a Av. Juscelino Kubitscheck estão previstas para serem concluídas no final de abril de 2024.

Investimento

A Nova Santo Amaro contará com um investimento de R$ 77,5 milhões com o objetivo de torná-la mais moderna, acessível, funcional e segura para a população, com calçadas mais amplas, percursos acessíveis, reforma do corredor e das paradas de ônibus, enterramento de cabos, nova iluminação em LED, além do aperfeiçoamento do sistema de coleta de água e esgoto.
 

Assessoria de Comunicação - SPObras
18/09/2023