Prefeitura de São Paulo inicia obras da Ciclopassarela Bernardo Goldfarb para levar mais mobilidade para a Zona Oeste da Capital

Empreendimento oferecerá travessia segura sobre o Rio Pinheiros a pedestres e ciclistas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, deu início, no mês de dezembro, às obras de implantação da Ciclopassarela Bernardo Goldfarb, uma iniciativa que conectará os distritos de Pinheiros e Butantã, proporcionando uma travessia segura e eficiente para pedestres e ciclistas sobre o Rio Pinheiros, Vias Marginais e Linha 9 – Esmeralda da CPTM. O prazo previsto para execução das obras é de 12 meses e estão sendo investidos R$ 41,9 milhões no empreendimento, com recursos advindos da Operação Urbana Faria Lima.

A Ciclopassarela é estrategicamente localizada no eixo formado pelas Pontes Eusébio Matoso e Bernardo Goldfarb, uma das principais ligações da região oeste da capital. No entanto, as características atuais não atendem às necessidades de pedestres e ciclistas, que enfrentam desafios diários para se locomoverem na região.

A nova infraestrutura, com uma extensão aproximada de 685 metros, contará com uma ciclovia bidirecional, passeio e alças de acesso em forma de rampas. A implantação está prevista nas proximidades da Praça Oliveira Penteado, na margem oeste, e na Rua Eugênio de Medeiros, na margem leste. Além das rampas, escadas de acesso integradas proporcionarão opções acessíveis e seguras.

A Ciclopassarela Bernardo Goldfarb não apenas aprimorará a segurança e a eficiência da travessia para pedestres e ciclistas, mas também integrará diferentes modos de transporte na região. Com conexões estratégicas à rede cicloviária existente, à Linha 4 do Metrô, Linha 9 da CPTM, Terminal Pinheiros e à Universidade de São Paulo – USP, a infraestrutura beneficiará ciclistas que se deslocam dos bairros do Butantã, Vila Sônia, Rio Pequeno, USP e Osasco em direção à Faria Lima, Berrini e Centro.

O empreendimento visa, assim, não apenas melhorar a mobilidade, mas também contribuir para o desenvolvimento regional, ao promover uma integração eficiente entre os diferentes modos de transporte, otimizando os espaços para circulação de ônibus, pedestres, veículos não motorizados e tráfego em geral.

Assessoria de Comunicação - SPObras
30/01/2024