Prefeitura de São Paulo anuncia licitação para o Prolongamento Viário da Marginal do Rio Pinheiros, na Zona Sul

Projeto da Nova Marginal Pinheiros prevê a extensão da via em 8 km visando a melhoria da mobilidade urbana da zona sul

A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Obras (SPObras), anunciou nesta sexta-feira (22/12) o lançamento da licitação para a execução dos projetos e obras destinados ao prolongamento viário da Marginal do rio Pinheiros, na zona sul da cidade. O edital de licitação e demais documentos estão disponíveis neste link e a abertura dos envelopes com as propostas dos licitantes está agendada para 05/03/2024.

O projeto consiste no prolongamento da via Marginal Oeste do Rio Pinheiros em 8 km de extensão, com início após a Ponte João Dias, no entroncamento com a Avenida Guido Caloi, até a conexão com a Avenida Jair Ribeiro da Silva. Além de expandir a infraestrutura viária, o objetivo do empreendimento é aprimorar o sistema já existente, proporcionando aos usuários maior segurança e fluidez no trânsito e em suas interconexões.

Além do prolongamento da via, o novo sistema viário será composto pelas interligações com todas as pontes ao longo do trajeto, começando pela ponte Transamérica, seguida da Ponte do Socorro, Ponte Jurubatuba e Ponte Vitorino Goulart da Silva, na Av. Jair Ribeiro da Silva, além de acessos viários aos bairros. A iniciativa também abrangerá a construção de novas pontes e viadutos.

A via projetada contará com três faixas de rolamento, cada uma medindo 3,50 metros de largura, acompanhadas por faixas de segurança de 1 metro de largura em ambos os lados, e ciclovia compartilhada no lado mais próximo do Rio Jurubatuba.

Principais pontos do projeto:

Conexão com a ponte Transamérica: Atualmente a Ponte Transamérica, que possui sentido único de tráfego, possibilita a ligação entre a Avenida Guido Caloi e a marginal leste do rio Pinheiros, apenas no sentido oeste-leste. Está prevista a implantação de duas pontes, sendo uma interligando a marginal Pinheiros sentido norte e outra no sentido sul. A Nova Marginal passará sob a ponte existente, que não terá alteração de fluxo de veículos, ligando a Avenida Guido Caloi à pista sentido norte da Marginal Pinheiros.

Ponte sobre o rio Guarapiranga: está prevista uma nova ponte sobre o Rio Guarapiranga, com uma uma estrutura específica para garantir sua eficiência.

Viaduto sobre a ponte Socorro: Será construído um viaduto para transpor a Ponte do Socorro. A conexão entre a Nova Marginal e a ponte do Socorro será através de alças de acesso, com ligação à Avenida Atlântica e à Avenida de Pinedo de um lado, possibilitando conexão com o sentido bairro-centro da ponte existente e com ligação à Rua Alexandre de Gusmão, para conexão com o sentido centro-bairro.

Elevado Longitudinal (sobre interferências): Um viaduto sobre a faixa da Petrobrás será composto por uma estrutura específica para evitar interferências com redes enterradas da CTEEP, garantindo a segurança da obra.

Ponte Vitorino Goulart da Silva: Esta ponte representará o final da pista da Nova Marginal, conectando-se por meio de alças de saída para a Avenida Jair Ribeiro da Silva e Rua Plínio Schmidt.

Já os acessos aos bairros serão estruturados da seguinte maneira:

Vila Socorro e complexo Bayer: O acesso será viabilizado por ramo de entrada e saída através da Rua Periperi.

Socorro, Avenida Olívia Guedes Penteado: O acesso será facilitado por ramo de entrada e saída utilizando a Rua Duarte Coelho.

Socorro, Avenida Rio Bonito: Para atendimento ao Projeto de Intervenção Urbana – PIU Arco Jurubatuba, está previsto um ramo de saída na ligação com a Rua Cesário da Silva e um ramo de entrada e saída na ligação com o sistema viário previsto no PIU na ligação com a Rua Professor Oswaldo Quirino Simões e com a Avenida Rio Bonito.

Jardim Satélite: O acesso será realizado por ramo de entrada e saída através da Rua Pedro Santalúcia.

O projeto trará diversos benefícios, tais como a melhoria significativa na fluidez do tráfego e a eliminação de conflitos viários. Além disso, contempla a restauração e construção de novos pavimentos, oferece soluções de drenagem para prevenir alagamentos e promove melhorias na mobilidade urbana sustentável, com a inclusão de ciclovias e ciclofaixas. Isso resultará na redução do tempo de deslocamento e dos custos operacionais, proporcionando uma série de vantagens para a cidade.

A Prefeitura de São Paulo está empenhada em promover uma infraestrutura moderna e funcional para a cidade. Esta transformação não apenas vai aprimorar o sistema viário, mas também impactar positivamente a qualidade de vida da população da Zona Sul e de toda a cidade de São Paulo.

CONFIRA O VÍDEO COM OS DETALHES DO PROJETO clicando aqui

Assessoria de Comunicação - SPObras
22/12/2023