Troca de redes de água e esgoto está sendo concluída no lado ímpar da nova Santo Amaro

Além de aprimorar a infraestrutura de abastecimento e saneamento, a obra também vai promover benefícios significativos em termos de eficiência e modernização dos serviços prestados à população

A concessionária Sabesp intensificou os trabalhos de substituição completa da infraestrutura de água e esgoto no lado ímpar da nova Santo Amaro e está prestes a concluir suas intervenções nessa área nos próximos dias. A obra, que vem sendo executada no trecho ímpar entre a Afonso Brás e a Juscelino Kubitscheck, abrangeu a renovação integral das tubulações, restando apenas a interligação final das novas redes nos imóveis.

Dentre todas as escavações realizadas pelas empresas envolvidas na modernização da via, as intervenções da Sabesp se destacam pela sua complexidade em virtude das interferências da obra. Para se ter uma ideia, a instalação de um poço de visita de esgoto requer escavações com profundidade mínima de 3 metros.

Ao longo da via, além das demais frentes de obra, 35 operários estão distribuídos em 5 equipes de escavação, sendo 4 destinadas ao esgoto e 1 à água, trabalhando ininterruptamente para agilizar o andamento deste serviço.

A substituição completa das redes de esgoto e água não apenas resultará em maior eficiência no uso da água, reduzindo as perdas, mas também modernizará os serviços prestados à população. Isso se deve à substituição das antigas tubulações de ferro e anilhas por tubulações modernas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), um material rígido e resistente.

Nova Santo Amaro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, iniciou em julho de 2022 uma grande transformação na Avenida Santo Amaro para torná-la mais moderna, acessível, funcional e segura para a população, com investimentos de R$ R$ 77,5 milhões advindos da Operação Urbana Faria Lima.

Uma das principais vias arteriais da cidade vai ganhar calçadas mais amplas, percursos acessíveis, enterramento das redes de energia elétrica e telecomunicações, reforma do corredor e das paradas de ônibus, nova iluminação em LED, melhorias do sistema de drenagem, além do aperfeiçoamento do sistema de coleta de água e esgoto.

Atualmente, cerca de 160 profissionais do consórcio responsável pela obra, juntamente com colaboradores da Enel, Sabesp e Telecom, além de agentes de trânsito, estão distribuídos ao longo do trecho, atuando em turnos diurnos e noturnos. A conclusão das obras da Nova Santo Amaro, no trecho entre a Av. Juscelino Kubitschek e a Rua Afonso Braz, está prevista para o fim de abril de 2024.
 

 

Assessoria de Comunicação - SPObras
06/12/2023