SPObras inicia obras de requalificação do corredor de ônibus da Av. Imirim

Com a reforma do corredor, o tempo de deslocamento será mais curto e mais seguro, beneficiando cerca de 112 mil pessoas diariamente

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, iniciou em junho a requalificação do corredor de ônibus da Av. Imirim, no trecho entre a Av. Deputado Emílio Carlos e a Alameda Afonso Schimidt, zona norte da Capital. A iniciativa vai promover melhorias para a mobilidade urbana e contribuir para a redução do tempo de deslocamento, proporcionando mais segurança, acessibilidade e conforto para quem utiliza o transporte coletivo, beneficiando cerca de 112 mil pessoas por dia. O prazo estimado para a execução das obras é de 16 meses, com investimentos municipais de R$ 71,8 milhões.

O trajeto total do corredor conta com 4,6 km de extensão, com início na confluência das Avenidas Itaberaba e Dep. Emílio Carlos, cruzando a Av. Eng. Caetano Álvares e término na Alameda Afonso. Atualmente, há um volume de ônibus variável entre 50 e 150 ônibus/hora no pico da manhã, porém com variações, tendo o trecho inicial com volume próximo a 150 ônibus/hora advindo da Avenida Inajar de Souza, gerando um fluxo intenso e complexo.

Em toda sua extensão, estão previstas a implantação de pavimento rígido na extensão do corredor; implantação de superguia com 28 cm de altura para nivelamento com o embarque e desembarque dos ônibus; adequação das paradas de ônibus; implantação de acessibilidade; adequação das larguras viárias para melhor operação e implantação de faixas de ultrapassagem em paradas de ônibus, permitindo melhor fluidez de tráfego; melhorias na drenagem viária; renovação da sinalização viária; implantação de valas técnicas para o sistema do corredor; adequações de iluminação pública; remanejamento de interferências das redes de telecomunicação; e remanejamento de postes para melhoria para acessibilidade.

As medidas são de fundamental importância para a mobilidade urbana da região e deverão impactar positivamente o desempenho das linhas de ônibus e redução do tempo de deslocamento da população que depende do transporte coletivo.

Enterramento de fios

As melhorias também abrangem o enterramento dos cabos de energia elétrica, com investimentos complementares de R$ 48 milhões. A concessionária realiza o serviço de acordo com metodologia própria e valores padronizados para o Município.

O enterramento de fios, além de modernizar a infraestrutura urbana, inibe problemas causados por descargas elétricas e fortes tempestades, aumenta a vida útil da fiação, diminui a demanda por manutenção e minimiza casos de vandalismo.
 

Assessoria de Comunicação - SPObras
03/07/2023