Prefeitura de São Paulo licita duplicação da ponte Jurubatuba

Empreendimento promoverá melhorias na mobilidade da zona sul; estima-se que mais de 1,3 milhão de pessoas sejam beneficiadas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, lançou nesta quarta-feira (13/09) a licitação para a contratação das obras de recuperação estrutural e de duplicação da ponte Jurubatuba, na zona sul da Capital. O edital e anexos podem ser acessados clicando aqui. O empreendimento vai proporcionar a ampliação da atual ponte para a transposição da Avenida Interlagos sobre o Rio Jurubatuba, facilitando o deslocamento da população dos distritos de Cidade Dutra, Grajaú e Parelheiros e otimizando a mobilidade urbana. Estão previstos 69,3 milhões em investimentos da Prefeitura de São Paulo nas obras, com prazo de execução de 18 meses após a ordem de serviço. A abertura dos envelopes com as propostas dos licitantes está prevista para 06/10.

A Ponte Jurubatuba, inaugurada em 1945, é composta atualmente por duas estruturas independentes. Com cerca de 100 metros de extensão no sentido bairro-centro, conta com apenas 7 metros de largura, com duas faixas de circulação de veículos, sendo uma exclusiva para ônibus. Em 2008, foi inaugurada uma segunda Ponte, que serve de pista de ida para o bairro, que tem 230 metros de extensão, vão central de 100 metros e largura de 14 metros.

De acordo com os dados do sistema de transporte coletivo municipal, sobre as atuais duas pontes existentes circulam vinte e nove (29) linhas de ônibus municipais nos dias úteis, sendo que estas linhas transportam em média um total de 223 mil passageiros, divididos em um volume de ônibus de 145 por hora no sentido centro e 127 por hora no sentido bairro, ambos no horário de pico matinal e, para o horário de pico vespertino, tem-se a circulação de um volume de ônibus de 109 por hora no sentido bairro e 107 por hora no sentido centro.

Assim, em busca de otimizar os fluxos de transporte público na região, reforçando a política de mobilidade urbana da cidade de São Paulo, o objetivo da implantação do empreendimento será o de proporcionar uma ampliação da atual ligação viária para a transposição da Avenida Interlagos sobre o Rio Jurubatuba, além de projetar uma melhoria na fluidez e segurança para o tráfego composto por veículos particulares que, diariamente fazem uso da transposição do local e em ambos os sentidos viários.

O projeto consiste na construção de uma nova ponte, vizinha e complementar à atual, com 3 faixas de rolamento e aproximadamente 15 metros de largura. A ponte atual passará a atender o tráfego no sentido centro-bairro, enquanto a futura estrutura passará a atender a circulação no sentido bairro-centro. Ambas as estruturas terão três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para ônibus. O módulo em arcos já existente (antiga ponte) será empregado para o deslocamento de pedestres e ciclistas.

Perspectiva da Nova Ponte Jurubatuba - Imagem Ilustrativa

Perspectiva da Nova Ponte Jurubatuba - Imagem Ilustrativa

Além da ampliação da estrutura, a ponte atual passará por obras de recuperação e reforço estrutural, com o objetivo de retomar sua capacidade estrutural, funcional e de durabilidade, eliminando patologias e reduzindo a velocidade de degradação da estrutura, aumentando sua vida útil. Estão previstos os seguintes serviços: recuperação de estruturas de concreto, tratamento de fissuras no concreto, recuperação dos aparelhos de apoio, recuperação de juntas de dilatação, recuperação de pavimentos, recuperação de alvenaria, recuperação de elementos metálicos, sinalização horizontal, substituição de guarda-corpo, reforço de elementos com fibra de carbono, engrossamento de elementos com graute, entre outros serviços.

Perspectiva da Nova Ponte Jurubatuba - Imagem Ilustrativa

O empreendimento promoverá melhorias no transporte público e individual da região, na circulação de pedestres através de passeios adequados e seguros, na redução significativa nos tempos das viagens, além de requalificar a paisagem urbana.

Confira as imagens ilustrativas da futura ponte:

 

Assessoria de Comunicação - SPObras
13/09/2023