Prefeitura Presente leva serviços de saúde à Vila Maria, na Zona Norte

Prefeito Ricardo Nunes e o secretário Luiz Carlos Zamarco também visitaram a obra da futura UPA Vila Maria Baixa

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, nesta sexta-feira (14), mutirão de serviços de saúde no Centro Educacional Unificado (CEU) Parque Novo Mundo, na Vila Maria, Zona Norte da capital. A iniciativa faz parte da ação Prefeitura Presente e contou com seis tendas. A estrutura ofereceu orientações sobre doenças como dengue, zika e chikungunya e animais sinantrópicos, como como barata, aranha, mosca, mosquito, pulga, carrapato e pombo. Também houve oferta de multivacinação, vacinação em pets, aferição de pressão arterial, além de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais.

O prefeito Ricardo Nunes e o secretário Luiz Carlos Zamarco acompanharam as ações e atenderam a população para conhecer as demandas dos moradores da região. Eles também visitaram as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Maria Baixa, localizada na rua João Ventura Batista, 615, na Vila Guilherme. Com atendimento 24 horas, a unidade substituirá o Pronto Socorro Municipal (PSM) Vila Maria Baixa.
 

Nunes destacou as dimensões da estrutura da UPA, que terá 1.500 metros quadrados. "Teremos 211 médicos trabalhando nesta UPA", disse o prefeito. Para Zamarco, unidade vai organizar o atendimento de saúde da região. "Serão 28 leitos, 7 de emergência e 21 leitos de observação".

Quando concluída, a UPA Vila Maria Baixa terá capacidade para atender mais de 900 pessoas por dia, o dobro da produção atual. A unidade atenderá as demandas de urgência e emergência da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Vila Maria/Vila Guilherme, que tem uma população estimada em 294.290 habitantes. Com investimento de R$ 11.145.605,37, a entrega da obra será entregue ainda este ano,
 

Melhora no atendimento

A dona de casa Aldenize Barbosa Lira, 65 anos, dona de casa, comemora a chegada do equipamento. "Vai melhorar não só a minha vida e da minha família, mas também de toda as pessoas que vivem aqui". Outra moradora da região, Renata da Silva Pazoto, 38 anos, afirma que a UPA vai melhorar a qualidade de vida da população. "A Prefeitura está olhando para a gente, não vejo a hora que comece a funcionar".
 

A UPA Vila Maria Baixa será tipo III, com sete consultórios médicos, um consultório odontológico, salas de gesso e sutura, quatro salas de classificação de risco, duas de medicamentos e duas de inalação (adulto e pediátrico), uma sala de ecocardiograma (ECG), uma de raio-X e uma de coleta de exames. Haverá ainda uma sala de emergência com sete leitos, sendo dois de choque, uma sala de observação para adultos, com 15 leitos, e outra infantil, com cinco leitos. O espaço terá ainda farmácia, serviço social e ambientes de apoio logístico e administrativo.
 

Prefeitura Presente

Durante as duas mais recentes ações do Prefeitura Presente, nos dias 29 de junho e 7 de julho, ambas na zona leste da capital, a Secretaria Municipal da Saúde realizou a aplicação de 895 vacinas contra raiva em pets e 150 doses de imunizantes diversos na população. Houve ainda distribuição de panfletos sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e hanseníase, junto com preservativos feminino e masculino e gel lubrificante.
 



Assessoria de Comunicação
14/07/2023