SPObras vai construir BRT na Radial Leste

Licitação para execução das obras foi lançada nesta quinta-feira (22/11); empreendimento promoverá a melhoria da mobilidade urbana beneficiando cerca de 400 mil pessoas por dia

A SPObras lançou nesta quinta-feira (22/12) a licitação para contratação das obras do trecho 1 do corredor de ônibus BRT Radial Leste, que promoverá melhorias na mobilidade urbana da zona leste, beneficiando 400 mil pessoas por dia. O orçamento referencial prévio das obras é de R$ 500,9 milhões e, após contratadas, terão prazo de execução de 18 meses.

Com 9,8 Km de extensão, o BRT terá início no Terminal Parque Dom Pedro II por onde os ônibus circularão sobre o viaduto Nakashima, adentrará na Av. Alcântara Machado em nível e seguirá pela Rua Melo Freire até o entroncamento da Rua General Souza Neto com a Av. Conde de Frontim, após 200m da Av. Aricanduva e seu término na Rua Professor Miguel Russiano.

O BRT contará com faixa exclusiva para ônibus localizada à esquerda em pavimento rígido (concreto), com as demais faixas em pavimento flexível (asfalto). Para agilizar e levar mais conforto ao embarque dos passageiros, as paradas de ônibus serão elevadas ao mesmo nível da entrada dos ônibus e terão cobrança desembarcada, incluindo sistemas de bilhetagem, porta automática e informação através de totens.

Será implantado sistema semafórico inteligente, por meio de fibra ótica, que permitirá maior fluidez aos ônibus em seu horário de pico. Com acessibilidade em toda sua extensão, também estão previstos novos passeios, travessias e ciclovia ao longo do corredor até a ciclovia existente (metrô Tatuapé).


Imagem ilustrativa da futura parada de ônibus do BRT

Em conjunto com o BRT Aricanduva, que está em fase de preparação de material licitatório, o corredor da Radial Leste vai garantir maior fluidez ao transporte coletivo da zona leste.

Para execução das obras, o empreendimento foi dividido em três trechos. O trecho um, de aproximadamente 2.800 metros de extensão, vai do Terminal Parque Dom Pedro até a Rua Almirante Brasil; o trecho 2, de 3.100 metros, vai da Rua Almirante Brasil até Rua Armando Gardenghi; e o trecho 3, de 3.840 metros, vai da Rua Armando Gardenghi até Rua Professor Miguel Russiano.

A abertura dos envelopes com as propostas dos licitantes está prevista para 24 de janeiro de 2023.


Assessoria de Comunicação – SPObras
22/12/2022