Novo piscinão será implantado na Av. Professor Luís Inácio de Anhaia Mello, zona leste de São Paulo

O reservatório de contenção de cheias do córrego Mooca terá a capacidade de 54 piscinas olímpicas

Com o objetivo de combater as enchentes na região de Vila Prudente, zona leste da cidade, a SPObras lançou nesta sexta-feira (13/01) a licitação para contratação das obras de implantação do reservatório de contenção de cheias do Córrego Mooca (MO-02). O orçamento referencial prévio das obras é de R$ 185,5 milhões e, após contratadas, terão prazo de execução de 35 meses, sendo 23 meses para execução da obra e 12 meses de operação assistida do piscinão.

Por não possuir capacidade suficiente de escoamento das águas pluviais, em períodos chuvosos o córrego Mooca apresenta diversos pontos de transbordamento que resultam em inundações na Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello e ruas adjacentes. As obras do reservatório MO-02 visam promover maior vazão de escoamento do córrego Mooca, no trecho compreendido entre a Avenida Jacinto Menezes Palhares até a confluência com o rio Tamanduateí, reduzindo os alagamentos. Com 13,8 mil m² de área e profundidade de 15 metros, o piscinão terá capacidade de reservação de 134,5 mil m³, o equivalente a 54 piscinas olímpicas.

O empreendimento será construído na esquina entre a Av. Prof. Luís Inácio de Anhaia Mello e a Av. Jacinto Menezes Palhares, no espaço do antigo Centro Educativo e Esportivo Artur Friedenreich, atual Clube Escola Vila Alpina, onde também está instalado um campo de futebol. 

Localização do empreendimento


Após as obras, toda a infraestrutura hoje existente, composta pelo campo de futebol, pista de cooper e lazer, será reconstituída. Ou seja, a área do parque Arthur Friedenreich poderá ser utilizada sem que a existência do piscinão seja percebida.

O processo licitatório pode ser acompanhado em http://e-negocioscidadesp.prefeitura.sp.gov.br e os envelopes com as propostas dos licitantes serão abertos no dia 16 de fevereiro.
 

Assessoria de Comunicação – SPObras
13/01/2022