Com travessia sobre a Represa Billings, ligação viária Graúna Gaivotas está em fase de projeto

Empreendimento beneficiará mais de um milhão de pessoas do extremo sul da Capital

A Prefeitura contratou no dia 28 de julho os levantamentos de campo, serviços geotécnicos e elaboração dos projetos básico e executivo dos segmentos 1 e 3 da ligação viária Graúna-Gaivotas, no extremo Sul da Capital. Somados ao projeto do segmento 2, que já estava em desenvolvimento pela SPObras, os três segmentos consistem num novo sistema viário e uma travessia sobre o Braço do Cocaia, na represa Billings, que facilitará o deslocamento da população dos bairros Jardim das Gaivotas, Chácara das Gaivotas, Parque Cocaia, Jardim Toca e Cantinho do Céu em direção ao Centro da capital. A previsão é que todos os projetos sejam concluídos em agosto de 2023.

Devido à complexidade para sua implantação, a área de abrangência do projeto foi dividida em 03 segmentos. O segmento 1 compreende cerca de 1.700 metros de extensão, partindo da Av. Lourenço Cabreira/Av. Manuel Alves Soares até o final da Praça Ramires Ferreira. O segmento 2 continua do ponto do segmento anterior, seguindo em direção à linha de alta tensão existente, cruzando-a e iniciando a travessia através de uma ponte de 700 metros de extensão, terminando no cruzamento da Estrada Canal da Cocaia e Rua Cláudio Astaria. O segmento 3 possui cerca de 2.500 metros na Estrada Canal de Cocaia, Rua Rubens de Oliveira, Rua Pedro Escobar até Avenida Dona Belmira Marin (bairro Gaivotas).

O empreendimento contará com ciclovia e beneficiará o fluxo do transporte coletivo nos bairros do Grajaú, Parelheiros e Marsilac e terá integração com diferentes modais como os corredores e faixas exclusivas de ônibus das avenidas Teotônio Vilela, Atlântica, Olívia Guedes Penteado, Interlagos, Nossa Senhora de Sabará, Dona Belmira Marin, além do Terminal Urbano Grajaú e Linha 9 – Esmeralda da CPTM, proporcionando mais qualidade de vida para as mais de 1 milhão de pessoas que lá residem (dados do IBGE).

Assessoria de Comunicação - SPObras
01/08/2022