Prefeitura de São Paulo dá início às obras de requalificação da Avenida Santo Amaro

Uma das principais vias arteriais da cidade vai ganhar calçadas mais amplas, percursos acessíveis, enterramento de fios e reforma do corredor de ônibus

Com o objetivo de valorizar a região e promover melhorias urbanísticas, a Prefeitura de São Paulo dará início no mês de julho às obras de requalificação da Avenida Santo Amaro, na zona sul da Capital. Serão revitalizados 2,5 km da via, no trecho entre a Av. Presidente Juscelino Kubitschek e a Av. dos Bandeirantes. As obras contam com o gerenciamento da SPObras e estão previstas para serem finalizadas em 18 meses. Serão investidos R$ 62,6 milhões nas intervenções, com recursos advindos da Operação Urbana Consorciada Faria Lima.

Implantado no ano de 1985, o corredor de ônibus da Av. Santo Amaro foi uma das primeiras estruturas desse tipo em São Paulo e desempenha um papel importante na rede estrutural de transportes, sendo um eixo fundamental para a mobilidade entre a zona sul e a região central. Atualmente, o corredor conta com faixas exclusivas para ônibus, canteiros centrais com paradas que facilitam o embarque e desembarque de passageiros, mas ainda não contempla quesitos como acessibilidade.

Além disso, apesar de atravessar regiões extremamente valorizadas da cidade e concentrar em seu traçado diversos imóveis, comércios, bancos, hospitais e outros serviços, a avenida Santo Amaro apresenta passeios inacessíveis, estreitos e, em alguns pontos, insuficientes para o fluxo de pedestres.

O projeto de requalificação da avenida foi desenvolvido em parceria entre SP Urbanismo, SP Transportes e SPObras para sanar essas questões. Sua concepção foi apoiada no Plano de Melhoramentos Viários (Lei 14.193/2006) e nas diretrizes do Plano Diretor Estratégico. Em 2015, o projeto foi incorporado ao programa de investimentos da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, por meio da Lei 16.242/2015, sendo possível a captação de recursos oriundos da venda de Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs) para sua implantação.

Intervenções previstas

As melhorias abrangem o alargamento das calçadas; implantação de acessibilidade universal em ambos os lados da avenida; execução de pavimento de concreto nas faixas exclusivas do corredor de ônibus; faixas de ultrapassagem para ônibus nos trechos de parada para tornar os trajetos mais ágeis; implantação de novas paradas de ônibus, proporcionando mais segurança e conforto aos passageiros; melhorias na estrutura de drenagem urbana; novo mobiliário urbano; ampliação de áreas verdes e paisagismo; sinalização e comunicação visual; iluminação pública em LED; travessias para conexão ao plano cicloviário previsto nas vias coletoras e locais; além do enterramento e ordenamento das redes aéreas de energia elétrica e de telecomunicações.

Serão feitas ações conjuntas com todas as concessionárias de água, esgoto, gás, luz e telecomunicações para o enterramento das redes, contando com o que há de mais moderno em recursos de infraestrutura e construção civil.

Perspectiva da nova Av. Santo Amaro (imagens ilustrativas) - Fonte: Gestão Urbana


Serviços socioambientais

Com a finalidade de prevenir, reduzir e mitigar impactos ambientais, a SPObras vai implantar durante as obras programas socioambientais, como o de Comunicação Social, que conta com uma equipe para atendimento da população no canteiro de obras e em canais de comunicação; o de Gestão Ambiental, que inclui o monitoramento e controle de ruídos, resíduos, emissões atmosféricas e vibrações; o de Manejo Arbóreo e Monitoramento de Avifauna; Gestão de áreas contaminadas; Controle de tráfego; Educação Ambiental, incluindo capacitação dos trabalhadores da obra; entre outros.

Dentro do programa de Comunicação Social, está à disposição da população o telefone 0800 000 2360 (ligação gratuita) para recebimento de demandas por informações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões relativas à obra. Também está em operação um ponto de atendimento presencial no canteiro de obras, localizado na Rua Santa Justina, 41.

A requalificação da Av. Santo Amaro proporcionará um transporte coletivo de mais qualidade, além de valorizar o pedestre e promover melhor uso e ocupação do espaço público pela população, através de melhorias das condições ambientais e urbanísticas.

Interdições

Foram implantadas interdições na Avenida Santo Amaro, entre a Avenida Pres. Juscelino Kubitscheck e a Rua Afonso Braz, uma faixa por sentido, e na Rua Egito, entre as ruas Santa Justina e Dra. Maria Augusta Saraiva.

Alternativas

Na Av. Santo Amaro, sentido Centro, os veículos deverão seguir à direita na Av. Hélio Pellegrino, seguir em frente na Rua Inhambu, à esquerda na Av. República do Líbano e, a partir daí, seguir a orientação existente até a Av. Brig. Luís Antônio, entrando à direita em direção ao Centro ou à esquerda em direção à Avenida Santo Amaro. 

Na Av. São Gabriel, sentido bairro, os veículos deverão contornar a Praça Dom Gastão Liberal Pinto até acessar o trecho inicial da Av. Santo Amaro no sentido bairro, seguir em frente na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, à esquerda na Rua Prof. Atílio Innocenti, à esquerda na Av. Hélio Pellegrino e à direita na Av. Santo Amaro. 

Na Av. São Gabriel, sentido bairro, os veículos deverão entrar à direita na Rua Joaquim Floriano, à esquerda na Rua João Cachoeira e à direita na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, à esquerda na Rua Prof. Atílio Innocenti, à esquerda na Av. Hélio Pellegrino e à direita na Av. Santo Amaro.

A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.

Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue 156.

Recomendações

Respeite a sinalização;

Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não comprometer a fluidez do trânsito;

Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;

Procure utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações da obra.

Acesse aqui o mapa de desvios e rotas alternativas.

Hot Site

Lançamos um hot site que reúne todas os dados oficiais sobre a Requalificação da Av. Santo Amaro, com notícias, benefícios esperados, informações atualizadas sobre interdições e desvios de tráfego, galeria de imagens e muito mais.

Acesse: www.novasantoamaro.com.br
 

De: Assessoria de Comunicação - SPObras
18/07/2022 *Atualizado em 14/10/2022


Notícias Relacionadas:

Av. Santo Amaro, sentido bairro, terá alterações para continuidade das obras de requalificação

Cruzamento da Avenida Santo Amaro x Rua Balthazar da Veiga será interditado para obras

Obras de Requalificação da Av. Santo Amaro completam 4 meses de trabalhos

Cruzamento da Av. Santo Amaro com a R. Comendador Miguel Calfat será interditado no final de semana dos dias 12 e 13/11

Cruzamento da Avenida Santo Amaro X Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues será totalmente interditado das 07h do dia 15/10/2022 até às 17h do dia 16/10/2022

Cruzamento da Avenida Santo Amaro X Rua João Lourenço na Vila Nova Conceição será interditado das 14h do dia 24/09/2022 até às 16h do dia 25/09/2022

Cruzamento da Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha x Avenida Santo Amaro na Vila Nova Conceição será interditado das 06h de 17/09/2022 às 16h 18/09/2022