Prefeitura contrata estudos ambientais e projetos de duplicação da ponte Jurubatuba

Empreendimento promoverá melhorias na mobilidade da zona sul e beneficiará 223 mil pessoas diariamente

A Prefeitura contratou nesta quinta-feira (7) os levantamentos de campo, serviços geotécnicos, estudos ambientais e projetos básico e executivo da duplicação da ponte Jurubatuba, na zona Sul da Capital. O empreendimento vai proporcionar a ampliação da atual ponte para a transposição da Avenida Interlagos sobre o Rio Jurubatuba, facilitando o deslocamento da população dos distritos de Cidade Dutra, Grajaú e Parelheiros e otimizando a fluidez e a segurança dos transportes coletivo e individual na região. Serão investidos R$ 3 milhões nos serviços, que contam com gerenciamento da SPObras, com prazo de execução de 15 meses. 

O projeto consiste na construção de uma nova ponte, vizinha e complementar à atual, com 3 faixas de rolamento. A ponte atual passará a atender o tráfego no sentido centro-bairro, enquanto a futura estrutura passará a atender a circulação no sentido bairro-centro. Ambas as estruturas terão três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para ônibus. O módulo já existente com duas faixas de rolamento dará lugar a pedestres e ciclistas.

Área de implantação da duplicação da ponte Jurubatuba (áea em verde corresponde à futura estrutura)

Distribuição das faixas de circulação (veículos, ônibus, ciclistas e pedestres)

O empreendimento deverá atender cerca de 223 mil passageiros por dia e promoverá melhorias no transporte público e individual da região, na circulação de pedestres através de passeios adequados e seguros, na redução significativa nos tempos das viagens, além de requalificar a paisagem urbana.

Assessoria de Comunicação - SPObras
07/07/2022


Notícias relacionadas:

SPObras e Secretaria do Verde realizam Audiência Pública sobre o licenciamento ambiental da duplicação da Ponte Jurubatuba