Av. Presidente Juscelino Kubitschek ganhará Boulevard

A SPObras lançou nesta quinta-feira (13) a concorrência para a contratação dos estudos ambientais e elaboração dos projetos básico e executivo do chamado Boulevard JK, na zona sul de São Paulo. O projeto será desenvolvido no âmbito da Operação Urbana Faria Lima e consiste na requalificação do eixo viário da Av. Presidente Juscelino Kubitschek (JK), entre o túnel Sebastião Salgado e o túnel Tribunal de Justiça. Após contratados, os projetos devem ser finalizados no prazo de 14 meses.

O projeto pretende reurbanizar a Av. Pres. Juscelino Kubitschek numa extensão aproximada de 1.800 metros, compreendendo a reformulação viária da superfície, desde a Rua São Marun até a Rua Renato Paes de Barros. Também será estudada a implantação de um novo túnel sob a Av. JK, formando uma via expressa destinada ao tráfego de passagem entre a Av. 23 de Maio e o bairro do Morumbi, liberando a superfície da avenida para a circulação local e para a implantação de um Boulevard.

A solução em túnel, contudo, ainda depende de estudos de tráfego e posterior deliberação do Conselho Gestor da Operação Urbana Faria Lima.

O novo Boulevard vai proporcionar um espaço mais convidativo à passagem e permanência de pedestres e ciclistas. As calçadas serão alargadas, arborizadas e adequadas às normas de acessibilidade e contarão com semáforos exclusivos para pedestres e travessias elevadas. O canteiro central será suprimido e ciclistas poderão usufruir de uma ciclovia bidirecional.

Algumas ações estão sendo planejadas para o sistema viário da superfície, como a instalação de nova sinalização horizontal e vertical; adequações e revisão do sentido de circulação das vias ao redor do empreendimento; criação de bolsões de estacionamento; instalação de semáforos em vias impactadas pelo fluxo gerado pelo empreendimento; instalação de radares de fiscalização de velocidade; e câmeras de monitoramento remoto do tráfego.

O transporte público coletivo também será contemplado num raio de 200 metros ao redor do empreendimento, por meio da instalação de novos abrigos de ônibus, da ampliação de baias nos pontos de parada, além da criação de pontos de táxi.

O edital de licitação e demais documentos podem ser acessados no site http://e-negocioscidadesp.prefeitura.sp.gov.br/

Assessoria de Comunicação - SPObras