PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura vai investir mais de R$ 300 milhões na requalificação de 30 Km de corredores de ônibus

No total, serão requalificados cinco corredores de alta demanda

24/03/2022 10h17

Uma metrópole como São Paulo demanda investimentos contínuos em mobilidade urbana que acompanhem o seu crescimento. Por esta razão, oferecer um transporte público de qualidade para a população é prioridade para a Prefeitura. Para atender essa necessidade, a SPObras está desenvolvendo os projetos de requalificação de 30 quilômetros de corredores de ônibus da Capital. A iniciativa prevê melhorias em cinco corredores de alta demanda: o corredor Imirim (trecho entre a Av. Deputado Emílio Carlos e Alameda Afonso Schimdt), na zona Norte; Amador Bueno da Veiga (trecho entre a Praça Micaela Vieira e Rua Embira, na zona Leste; Itapecerica (trecho entre o Terminal João Dias e o Terminal Capelinha) na zona Sul; Santo Amaro/João Dias, na zona sul; e Interlagos, também na zona sul. Após concluída a etapa de projetos, as obras serão licitadas. No total, R$ 312,5 milhões serão destinados para os projetos, serviços ambientais e obras.

As requalificações visam facilitar o trajeto dos ônibus e preveem reforço da pavimentação na extensão dos corredores, a implantação de nova rede semafórica inteligente, com fibra ótica ao longo dos corredores, permitindo maior fluidez aos ônibus em horário de pico; novas iluminação e sinalização; e reforma das paradas de ônibus.

O corredor da Avenida Imirim, com 4,6 quilômetros de extensão, é uma importante conexão perimetral entre as avenidas Inajar de Souza, Dep. Emílio Carlos, Eng. Caetano Álvares, Alameda Afonso Schmidt e Conselheiro Moreira de Barros. O projeto foi contratado em dezembro de 2021 e tem previsão de ser concluído em 9 meses. O valor total estimado do empreendimento é de R$ 36,1 milhões.

O traçado do corredor Amador Bueno da Veiga, de 5 quilômetros de extensão, inicia-se na confluência da Rua Dr. João Ribeiro com a Praça Micaela Vieira e segue até o cruzamento das Avenidas Dom Helder Câmara e Calim Eid, seguindo até a confluência com a Rua Embira e término junto à Avenida São Miguel. O projeto foi contratado em dezembro de 2021 e deve ser concluído em 12 meses. O valor total estimado é de R$ 32,6 milhões.

Já o corredor Itapecerica conta com 3,5 quilômetros de extensão e é compreendido entre o Terminal João Dias e o Terminal Capelinha. Este viário é o principal eixo de ligação dos distritos de Capão Redondo, Campo Limpo, Jardim São Luis e Vila Andrade.O projeto foi contratado em dezembro de 2021 e também está previsto para ser concluído em 12 meses. O valor total estimado é de R$ 62,3 milhões.

Estão em fase final de contratação os projetos de reforma dos corredores Santo Amaro/João Dias e Interlagos. O corredor Santo Amaro/João Dias, com 7,8 quilômetros, tem início na Av. Santo Amaro junto à Av. Portugal, seguindo até o entroncamento com a Rua Nove de Julho, onde tem início a Avenida João Dias, por onde o corredor prossegue até alcançar o Terminal João Dias, logo após transpor a Marginal do Rio Pinheiros. O valor total estimado é de R$ 80,6 milhões.

Por fim, o corredor Interlagos, com 9 quilômetros de extensão, inicia-se na Avenida Washington Luís seguindo pela Avenida Interlagos até a Avenida Senador Teotônio Vilela em confluência com a Avenida Atlântica. O Corredor cruza diversas vias importantes na região, como as Avenidas Nossa Senhora do Sabará, Miguel Yunes e Atlântica. O valor total estimado é de R$ 100,9 milhões .

Semáforos inteligentes e Painel de Mensagens Variáveis

Os corredores serão equipados com semáforos inteligentes, capazes de monitorar o volume e o fluxo de tráfego para, então, definir o tempo de duração dos sinais verde e vermelho. A captação das informações sobre o comportamento do trânsito ajudará a definir os intervalos que os semáforos vão operar, contribuindo para maior fluidez do tráfego e agilidade dos trajetos.

As paradas de ônibus contarão com painéis eletrônicos de mensagens variáveis, que auxiliam os condutores mediante a veiculação de mensagens dinâmicas em tempo real sobre situações das vias, tais como acidentes, congestionamentos, direcionamento do tráfego, emergências, rotas alternativas, obras e condições meteorológicas adversas.

Todas as melhorias previstas visam o aumento da velocidade média dos ônibus, a redução dos custos operacionais, além de proporcionarem mais segurança e conforto aos passageiros.

Assessoria de Comunicação - SPObras
24/03/2022


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