SPObras gerencia projetos de prolongamento da Av. Auro Soares de Moura Andrade

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras firmou nesta quarta-feira (01) a contratação da empresa responsável pela elaboração dos projetos de prolongamento da Avenida Auro Soares de Moura Andrade, na Zona Oeste. Sob gerenciamento da SPObras, o consórcio projetista ES terá o prazo previsto de 18 meses para finalizar os projetos, que terão o investimento de R$ 6,8 milhões advindos dos recursos da Operação Urbana Água Branca.

Atualmente, a Av. Auro Soares de Moura Andrade conta com 2,2 quilômetros de extensão, desde a Av. Pacaembu até a Casa das Caldeiras. O projeto prevê a extensão da avenida até as proximidades da Rua Carijós, formando um novo eixo viário contínuo de apoio às Avenidas Francisco Matarazzo, Pompéia e Guaicurus.

Av. Auro Soares de Moura Andrade será prologada até a altura da Rua Carijós

Compõem ainda o escopo do projeto a construção de um túnel bidirecional que fará a interligação com a Av. Santa Marina e o remanejamento da Linha 8 – Diamante, da CPTM. A execução do túnel de interligação permitirá que automóveis, ônibus, pedestres e ciclistas, que têm como destino a Av. Marquês de São Vicente, Av. Presidente Castelo Branco e a Zona Norte – via Ponte da freguesia do Ó – utilizem esta passagem, melhorando as condições de tráfego do Viaduto da Lapa, atualmente sobrecarregado.

Túnel de interligação com a Av. Santa Marina

O novo sistema viário terá, aproximadamente, 1,5 quilômetros de prolongamento e incluirá ciclovia, faixas para veículos e faixas exclusivas para ônibus, assim como o túnel. O reposicionamento da ferrovia nas condições apresentadas possibilitará a reurbanização da orla da ferrovia, que atualmente está degradada.

As futuras intervenções representam a criação de um novo eixo de mobilidade urbana para pedestres, ciclistas e veículos, contribuindo para melhoria da fluidez do tráfego na região.

Assessoria de Comunicação - SPObras
02/12/2021