SPObras dá início a projeto de requalificação dos calçadões da República

Projeto tem prazo de 6 meses para ser desenvolvido e será gerenciado pela SPObras

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras assinou nesta sexta-feira (5) o contrato com a empresa que irá desenvolver o projeto executivo da requalificação dos calçadões da região da República, no centro histórico de São Paulo. Com gerenciamento da SPObras, a empresa Systra Engenharia e Consultoria Ltda vai elaborar o projeto, no qual serão investidos R$ 1,4 milhão. Após finalizada esta etapa, as obras serão licitadas.

A área de abrangência do projeto equivale a cerca de 37 mil m² e inclui toda a extensão das ruas Basílio da Gama e 24 de Maio, os calçadões das ruas Marconi, Barão de Itapetininga, Dom José de Barros, Sete de Abril, Gabus Mendes, Conselheiro Crispiniano e, ainda, as calçadas limítrofes do perímetro nas ruas Xavier de Toledo, Bráulio Gomes, Sete de Abril, Conselheiro Crispiniano, Avenida São João e Avenida Ipiranga. O empreendimento pretende requalificar toda essa área, por meio da implantação de nova pavimentação; acessibilidade universal; criação de ambientes de descanso, com a instalação de mobiliário urbano e paisagismo; sinalização viária; melhorias na drenagem; e ainda a organização e ordenamento das redes de telecomunicações.

Está prevista, ainda, a implantação de sinalização turística e nova iluminação, tanto funcional, quanto iluminação cênica dos edifícios históricos e monumentos, melhorando a segurança e promovendo a ambientação adequada.

Dada a importância da região, o projeto tem o objetivo de valorizá-la, resgatando o seu potencial como polo de atração turística, além de promover um ambiente seguro e mais convidativo para permanência e circulação das pessoas. 

Assessoria de Comunicação – SPObras
08/11/2021


Notícias relacionadas:

SPObras licita projeto de reforma dos calçadões da República