SPObras licita projeto de reforma dos calçadões da República

Projeto pretende requalificar os calçadões visando a valorização do local e suas várias formas de uso

A SPObras publicou em 19 de janeiro concorrência para contratação de empresa que irá desenvolver o projeto executivo da requalificação dos calçadões do chamado Centro Novo, na região da República, no centro histórico de São Paulo. O resultado da concorrência foi homologado pela SPObras em 24/09/2021, declarando a empresa Systra Engenharia e Consultoria Ltda a vencedora do certame.

O Centro da cidade conta com importantes pontos turísticos, com áreas destinadas à preservação, valorização e salvaguarda dos bens de valor histórico, artístico, arquitetônico, arqueológico e paisagístico, além de abarcar centros culturais, bares, restaurantes, edifícios históricos, concentração de comércio e de diversos serviços públicos municipais e estaduais. Dada a importância da região, o projeto tem o objetivo de valorizá-la, resgatando o seu potencial como polo de atração turística, além de promover o melhor uso e ocupação do espaço público pelas pessoas.

A área de abrangência do projeto equivale a cerca de 37 mil m² e inclui toda a extensão das ruas Basílio da Gama e 24 de Maio, os calçadões das ruas Marconi, Barão de Itapetininga, Dom José de Barros, Sete de Abril, Gabus Mendes, Conselheiro Crispiniano e ainda as calçadas limítrofes do perímetro nas ruas Xavier de Toledo, Bráulio Gomes, Sete de Abril, Conselheiro Crispiniano, Avenida São João e Avenida Ipiranga. O empreendimento pretende requalificar toda essa área, por meio da implantação de nova pavimentação; acessibilidade universal; criação de ambientes de descanso, com a instalação de mobiliário urbano e paisagismo; sinalização viária; melhorias na drenagem; e ainda a organização e ordenamento das redes de telecomunicações.

Do ponto de vista da valorização turística da região, está prevista a implantação de sinalização turística, que deverá comunicar as atividades existentes; os locais de interesse histórico, artístico, cultural; as áreas verdes e de lazer; e ainda as indicações utilitárias de localização, rotas, sistema viário, cicloviário, transporte público e serviços em geral. O local também ganhará nova iluminação, tanto funcional, quanto iluminação cênica dos edifícios históricos e monumentos, melhorando a segurança e promovendo a ambientação adequada. O Centro Novo se apresentará como um museu a céu aberto, incrementando as rotas e atrativos turísticos, com um ambiente convidativo e seguro para permanência e circulação das pessoas.

A SP-Urbanismo é a responsável pela conceituação da proposta urbanística e a SPObras é responsável pela contratação da elaboração do projeto executivo. Após finalizado o projeto, a SPObras irá lançar a licitação para execução das obras. 

Premissas do Projeto*

Valorização local - Transformação do uso e da qualidade dos espaços públicos da área central

A intervenção nos calçadões nas áreas centrais, com a substituição do piso e a implantação de iluminação e mobiliário urbano, qualifica um espaço de utilização intensa pela população, possibilitando novos usos do espaço, reforçando a identificação com a área central e sua valorização como coração da cidade.


Acessibilidade universal - Implantação de condições de acesso a todas as pessoas

A definição de um pavimento adequado, a revisão de aspectos geométricos e o atendimento às normas atuais, no que tange às inclinações longitudinais e transversais, e aos vãos entre grelhas por exemplo, permitirá um percurso acessível sem interferências por toda a área dos calçadões. A qualificação das bordas e as conexões com as demais calçadas, ruas e praças, formará um circuito completamente acessível em toda a área central.


Valorização do patrimônio - Padronização da paisagem urbana e valorização do patrimônio cultural do Centro

Ao contemplar passeios acessíveis e confortáveis, prover espaços de estar e descanso, e vegetação quando for possível, a intervenção na área dos calçadões melhora toda a ambiência da região, contribui para dar maior destaque e visibilidade ao patrimônio histórico, incentivando melhor interação entre público e patrimônio.


Qualificação da manutenção das redes subterrâneas - Qualificação no processo de intervenção e manutenção das redes e da micro-drenagem

A manutenção das redes de infraestrutura, que na área central já são subterrâneas, promove algum tipo de intervenção no piso quase diário. A intervenção nos calçadões deve evitar este incômodo, prevendo uma forma de intervenção mais eficiente e a organização de redes afins em calhas ou canaletas comuns. O projeto de microdrenagem superficial deve ter as mesmas premissas, promovendo intervenções mais qualificadas.


Facilitação da rede logística - Oferta de estrutura logística de fornecimento de cargas e bens de consumo e logística reversa.

Ao implantar maior controle no acesso e organizar a coleta de resíduos, a intervenção prevê, em conjunto com outras secretarias, a reorganização da logística de abastecimento e de coleta.

* Texto e imagem coletados do site Gestão Urbana

 

Assessoria de Comunicação – SPObras
25/05/20201 - Atualizado em 24/09/2021