Entenda a concessão dos relógios digitais de rua da cidade de São Paulo

Por meio do contrato de concessão, São Paulo ganhou 1.000 novos relógios digitais de rua

Desde maio de 2013, data em que começaram as instalações dos novos relógios digitais de rua, São Paulo ganhou uma cara nova. Hoje, a cidade conta com mil relógios instalados, em todas as regiões, que mostram a hora, a temperatura e a qualidade do ar. Os relógios também fornecem informações de utilidade pública em tempo real, sempre que a Administração Municipal assim determinar, representando um importante canal de comunicação com a população.

Por meio de um contrato de concessão onerosa de 25 anos de duração entre a Prefeitura e a empresa JCDecaux, a concessionária assumiu a responsabilidade pela confecção, substituição e manutenção de 1.000 relógios digitais de rua, sem qualquer ônus para a Prefeitura. A empresa ainda para a Prefeitura R$ 71 milhões, correspondentes ao valor da outorga, que é a remuneração paga ao poder público para se obter autorização para prestar o serviço. Em contrapartida, a concessionária ganha o direito de explorar a publicidade nos relógios. À SPObras cabe fiscalizar e fazer cumprir o contrato.

Os equipamentos têm design assinado por dois importantes arquitetos brasileiros - Ruy Ohtake e Carlos Bratke - e foram desenvolvidos exclusivamente para São Paulo, levando funcionalidade e beleza para a cidade.


Relógios digitais de rua passam informações em tempo real

Os novos equipamentos vêm com recursos para atender algumas necessidades da população. Além de informarem a hora, o clima e a temperatura, os relógios digitais de rua também prestam serviço informando às pessoas sobre áreas de alagamento, campanhas de vacinação, locais com desvios de tráfego etc. Os recursos são sofisticados. A Prefeitura pode passar informações apenas a um bairro ou região onde esteja ocorrendo um fato relevante.

O fato de as informações serem lançadas nos aparelhos em tempo real, dá à Prefeitura condição de participar do cotidiano da cidade de forma mais efetiva.

Os novos relógios digitais de São Paulo têm oferecido serviços à população ao mesmo tempo em que dão um ar elegante à metrópole.

Assessoria de Comunicação - SPObras
06/05/2021