Entenda a concessão dos pontos de ônibus da cidade de São Paulo

Por meio do contrato de concessão, São Paulo já ganhou 6.500 novos abrigos de ônibus e 12.500 totens

Desde fevereiro de 2013, São Paulo começou a passar por uma transformação da sua paisagem urbana, com o início das instalações de novos modelos de pontos de ônibus. Por meio de uma concessão gerenciada pela SPObras, a cidade já ganhou 6.500 novos pontos de ônibus com cobertura (abrigos) e 12.500 totens indicativos de parada. Com os novos equipamentos, o cenário urbano ganhou beleza e uma paisagem urbana mais contemporânea, que traduz por parte do poder público um zelo maior pelos cidadãos.

Com o contrato assinado com a Prefeitura em dezembro de 2012, a Otima Concessionária de Exploração de Mobiliário Urbano assumiu a responsabilidade pela confecção, substituição e manutenção de 6.500 abrigos de ônibus e de 12.500 totens indicativos de parada existentes da capital paulista, meta já superada. Ao longo da concessão, que é de 25 anos, outros 1.000 abrigos e 2.200 totens serão implantados pela concessionária em locais estabelecidos pela Prefeitura, atingindo a quantidade total de 7.500 abrigos e 14.700 totens, o que torna este um dos maiores contratos de concessão de mobiliário urbano do mundo.

Nessa modalidade de contratação de concessão onerosa, a confecção, instalação e manutenção dos equipamentos são de inteira responsabilidade da concessionária, sem ônus algum para a Prefeitura. A empresa ainda paga para a Prefeitura R$ 172,5 milhões, correspondentes ao valor da outorga, que é a remuneração paga ao poder público para se obter autorização para prestar o serviço. Em contrapartida, a concessionária ganha o direito de explorar a publicidade nos pontos de ônibus. À SPObras cabe fiscalizar e fazer cumprir o contrato.

Proteção, conforto e modernidade foram os conceitos que pautaram a criação de 4 “famílias” de pontos de ônibus, em um dos mais modernos projetos de mobiliário urbano do mundo, desenvolvido pelo designer Guto Índio da Costa: High Tech, Brutalista, Minimalista e Caos Estruturado Os novos pontos são constituídos de metal e vidro temperado com proteção contra UV e contam com iluminação, piso podo tátil, painéis de informação sobre linhas de ônibus e espaço para publicidade. As peças se incorporam à paisagem de forma harmoniosa, preservando a transparência, o que resulta em maior espaço e leveza para o ambiente.


Assessoria de Comunicação - SPObras
06/05/2021